Da lição de casa ao Dérbi: Corinthians e Palmeiras decidem Paulista sub-11

22/11/2014 17:07

Da lição de casa ao Dérbi: Corinthians e Palmeiras decidem Paulista sub-11

Com rotina dividida entre estudos e futebol, garotos encaram rivalidade e buscam título estadual. Fãs de Guerrero e Fernando Prass protagonizam o clássico

Da lição de casa ao Dérbi: Corinthians e Palmeiras decidem Paulista sub-11

Rodrigo, atacante do Corinthians, e Matheus, goleiro do Palmeiras, decidem sub-11 (Foto: Rodrigo Faber/Divulgação)



Domingo poderia ser o dia de descanso. De dormir até tarde, jogar videogame, brincar com os amigos, sem lição de casa... Mas quando o relógio marcar 9 horas, será o momento de representar milhões de torcedores em uma final de campeonato. Protagonistas da categoria mais jovem do futebol estadual, garotos nascidos em 2003 e 2004 decidirão o Campeonato Paulista sub-11 por Corinthians e Palmeiras, neste domingo, no estádio Alfredo Schurig, a Fazendinha. Uma decisão repleta de sonhos e inspirações nos profissionais de ambos os clubes.



De um lado, um camisa 9 com jeito precoce de matador. Rodrigo Santos Varanda, de 11 anos, é o artilheiro do Corinthians no estadual. Em 21 jogos, balançou as redes 15 vezes. O último foi na vitória por 2 a 0 sobre o União Barbarense, resultado que confirmou o Timão como finalista do torneio. No confronto de ida, há uma semana, na Rua Javari, ele não marcou, e o Palmeiras venceu por 2 a 1. Neste domingo, espera ser tão decisivo quanto seu ídolo, Paolo Guerrero, e ficar marcado como herói do título.



– Eu gosto muito do Guerrero, ele é matador e veloz. Meu sonho é ser profissional e jogar na Arena (Corinthians), de ponta esquerda – afirmou o garoto, tímido, à reportagem do GloboEsporte.com, após marcar três gols (sendo um de letra), em treino na Fazendinha.





Técnico Vinícius Marques conversa com o sub-11 do Timão (Foto: Rodrigo Faber)



A rotina de Rodrigo é bem distinta do dia a dia de um jogador profissional. Ele acorda diariamente às 5h30 para ir à escola. De lá, parte direto para o Parque São Jorge, onde almoça e fica para o treino. As atividades acontecem apenas três vezes por semana, por conta da idade reduzida dos atletas. Ele chegou ao clube por meio de um supervisor do futsal, aos seis anos, e partiu para o campo posteriormente. Hoje, segue os conselhos do pai, Rogério, cujo nome está estampado no pé esquerdo da chuteira.



– Meu pai me fala para estudar, não dar migué (sic) nos treinos, dizendo que estou machucado ou algo do tipo. Ele me diz para treinar forte, que só assim vou conseguir o que eu quero, que é jogar no Corinthians – completou.



Em Guarulhos, a alguns quilômetros do palco da decisão, na Academia de Futebol 2, o garoto que tentará parar o artilheiro do Corinthians também se preparava para a grande final.



Matheus Campos França, goleiro do Palmeiras, quer provar que o clube acertou ao retomar o trabalho com as categorias sub-11 e sub-13. Além do campo, ele também joga no time sub-12 de futsal. Fã de Fernando Prass, titular e referência da equipe profissional alviverde, ele espera um dia atuar no novo e moderno estádio do clube, inaugurado na última quarta-feira.



– Comecei com quatro anos, em uma escolinha de futebol. Jogava na linha ainda. Quando tinha oito anos, o técnico da Portuguesa me convidou para jogar lá, no futsal. Falei também que era goleiro, e acabei indo para o gol porque eles não tinham goleiro. Ele veio para o futsal Palmeiras, e eu vim junto, quando tinha nove anos. Estou até agora e vim para o campo no ano passado – contou o garoto.





Jovens goleiros do Palmeiras trabalham na Academia de Futebol 2 (Foto: Divulgação)



Matheus sofreu 11 gols em 16 jogos disputados até aqui. Após superar o Santos na semifinal, a missão é conquistar um título no ano do centenário do Palmeiras e dentro da casa do maior rival. Apesar das diversas preocupações relacionadas ao futebol, incluindo treinos no campo e no salão, os estudos não ficam de lado: tanto os pais do garoto quanto o clube cobram um bom desempenho escolar.



– Meus pais cobram bastante nota boa, o Palmeiras também. Às vezes é chato, mas tem que estudar – completou o goleiro, aos risos.



Por mais precoce que pareça, diversos fatores aproximam os garotos do sub-11 da categoria profissional. O Corinthians, por exemplo, ficará concentrado em um hotel de São Paulo antes do dérbi deste domingo. Os palmeirenses vêm tendo contato direto com atletas mais velhos, como os do sub-17, que também disputam a final do estadual, contra o Santos.



Independentemente da idade, a certeza é a de que eles podem ser motivo de alegria para milhões de torcedores no último dérbi de 2014.



VEJA TAMBÉM
- Palmeiras desembarca em Quito com elenco quase completo para partida decisiva.
- Luan elogia desempenho no Palmeiras e ignora "reformulação" no clube
- Romulo busca espaço no Palmeiras durante período de adaptação no clube.





10191 visitas - Fonte: GloboEsporte

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras