Eleição e luta contra o Z-4: Palmeiras inicia semana decisiva no centenário

24/11/2014 09:33

Eleição e luta contra o Z-4: Palmeiras inicia semana decisiva no centenário

No próximo sábado, além de decidir o próximo presidente por voto direto do sócio, o Verdão tem desafio importante contra o Inter, em Porto Alegre, pelo Brasileirão

Eleição e luta contra o Z-4: Palmeiras inicia semana decisiva no centenário

Sem muitos motivos para comemorar, o Palmeiras inicia nesta segunda-feira a semana mais decisiva do ano do seu centenário. Dentro de campo, após uma inesperada eliminação para o Ituano na semifinal do Campeonato Paulista e uma campanha nada empolgante na Copa do Brasil – a equipe foi eliminada com duas derrotas para o Atlético-MG nas oitavas de final –, o Verdão joga para defender sua permanência na elite do futebol brasileiro e evitar o terceiro rebaixamento de sua história no Brasileirão.



Valdivia é o principal jogador do Palmeiras neste ano do centenário (Foto: Agência Estado)



Fora de campo, a sempre agitada vida política do clube ganhará dias mais intensos. Tudo isso porque, no próximo sábado, além da partida contra o Internacional, em Porto Alegre, que praticamente pode definir a vida do time do técnico Dorival Júnior no Brasileirão, na sede social alviverde, cerca de dez mil associados terão o direito de, pela primeira vez na história do clube, eleger o próximo presidente palmeirense.



Com apoio do ex-presidente Mustafá Contursi, Paulo Nobre tenta sua reeleição em pleito contra Wlademir Pescarmona, que conta em sua chapa com Luiz Gonzaga Belluzzo como um dos quatro candidatos à vice-presidência. Enquanto os oposicionistas fazem apelo nas arquibancadas, focando principalmente no baixo rendimento do futebol profissional nos últimos anos, a situação tem grande apoio do Conselho Deliberativo, o que pode influenciar na decisão dos sócios.



O desempenho dentro de campo, aliás, é um dos pontos mais questionados da gestão de Nobre por torcedores. Os resultados acumulados por Gilson Kleina, Ricardo Gareca e, por fim, Dorival Júnior, deixaram muito a desejar. Com exceção ao ano de 2013, quando o Palmeiras atingiu seu objetivo de conquistar a Série B e retornar para a elite do futebol brasileiro, o time acumulou campanhas pouco expressivas, perdeu jogadores importantes e não conseguiu se reforçar com competência e qualidade.



Publicamente, o atual presidente prega um período de austeridade financeira para reequilibrar as contas do clube. Os cofres, aliás, são apontados como culpados pelo rendimento longe do esperado no ano do centenário palmeirense. Nas palavras de Nobre, o clube "faliu" em 2013, o que o obrigou a recorrer a empréstimos pessoais para fazer com que "a roda não parasse de rodar" - já foram mais de R$ 150 milhões, que serão pagos mensalmente a partir de maio, por um fundo criado pela atual diretoria que tem como objetivo administrar o dinheiro e separar 10% das futuras receitas do clube para quitar o débito.



Coincidência ou não, o Verdão passou praticamente desapercebido dentro de campo no ano tão esperado pelos seus torcedores. No Paulistão, eliminação para o Ituano em pleno Pacaembu. Depois, uma negociação frustrada acabou colocando Alan Kardec, então a principal estrela do time, no rival São Paulo. Meses antes, o capitão Henrique já havia deixado o clube rumo ao futebol italiano após discordância com a diretoria.



A lista de baixas poderia ser ainda maior. Após a Copa do Mundo, Valdivia acertou sua transferência para o Al Fujairah, dos Emirados Árabes Unidos, mas a negociação foi cancelada semanas depois.



Para azar dos cofres e sorte do futebol, o chileno retornou e se tornou peça fundamental na campanha de recuperação do Palmeiras no segundo turno do Brasileirão.



Depois de uma goleada histórica de 6 a 0 sofrida para o Goiás, na 23ª rodada, o Verdão chegou a dormir na lanterna do Brasileirão. Mas, contando com uma pequena evolução e, principalmente, com o tropeço dos seus principais concorrentes, o time conseguiu pontos que o tirassem do Z-4, mas insuficientes para afastar de vez o perigo da terceira queda.



Tanto que, depois da derrota para o Coritiba no último domingo, o Verdão caiu para a 16ª colocação, com apenas um ponto de vantagem para o Vitória, 17º e primeiro integrante da zona de rebaixamento, faltando duas rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro.



Na próxima rodada, o Verdão encara o Internacional, quarto colocado e que luta por uma vaga na Libertadores do ano que vem, em um duelo que promete começar a responder todas as perguntas que os palmeirenses fazem nos últimos meses. Com Paulo Nobre ou Wlademir Pescarmona? Na zona de rebaixamento ou livre do perigo de queda? A única certeza é que o próximo sábado vai mexer com as emoções dos torcedores alviverdes.





Dorival Júnior conseguiu reação, mas time voltou a oscilar no Brasileirão (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)



VEJA TAMBÉM
- VAI QUEBRAR O TABU? Palmeiras busca vitória importante em confronto com Flamengo
- Palmeiras se prepara para enfrentar Flamengo sem Zé Rafael no elenco.
- Bastidores de Felipe Anderson no Palmeiras: Revelações de Leila Pereira.





5592 visitas - Fonte: Ge

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras