STJD acata denúncia de injúria racial contra Tchê Tchê na Arena da Baixada

26/8/2016 20:07

STJD acata denúncia de injúria racial contra Tchê Tchê na Arena da Baixada

Torcedor do Atlético-PR é acusado de chamar de macaco o jogador do Palmeiras, durante a partida do Brasileirão. Furacão pode sofrer pena suspensão de até 360 dias

STJD acata denúncia de injúria racial contra Tchê Tchê na Arena da Baixada

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD) denunciou o Atlético-PR por injúria racial no caso em que um torcedor do clube chamou de macaco o jogador Tchê Tchê, do Palmeiras, na partida do dia 14 de agosto, pela 20ª rodada do Brasileiro. O clube pode sofrer uma suspensão de 120 a 360 dias como pena, além de multa de R$ 100 a R$ 100 mil. O julgamento está previsto para a próxima quarta-feira.



O registro da suposta injúria racial aconteceu através de um vídeo divulgado pelo Palmeiras. Nele é possível ver um torcedor xingar o jogador Tchê Tchê, quando ele subia as escadarias do vestiário para o gramado. Tchê Tchê vira imediatamente na direção do torcedor, mas depois segue para o gramado sem esboçar mais nenhuma reação.



Na denúncia, o STJD explica que, embora a conduta tenha sido praticada por um torcedor, a pena é atribuída ao clube, que é responsável pelo comportamento de seus seguidores. O clube foi acusado de infringir o artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que define como crime "Praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência".



O GloboEsporte.com tentou ouvir Tchê Tchê, mas a assessoria do jogador informou que ele não vai se pronunciar sobre o assunto. O clube Atlético-PR também não comenta o assunto apesar dos repetidos contatos feitos pela reportagem desde a ocorrência do episódio.





VEJA TAMBÉM
- ORGULHO MUITO GRANDE! Abel exalta as crias do Verdão após vitória na Libertadores
- Palmeiras é forte candidato ao título do Super Mundial, afirma Neto.
- Veiga reconhece fase ruim e elogia Luís Guilherme pelo gol marcado.





18294 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

nao é a primeira vez que os torcedores do atletico pr fazem isso , o aranha tbm sofreu com o racismo com esses imbecis , tem que punir o clube mesmo pra ver se agora eles aprendem !!

isso devia ter acontecido com o nacional quando o torcedor dele tambem fez gestos racistas a gj

sim tem que culpa o clube sim pra para com isso aqui. no brasil nunca vai acaba isso só quando alguém toma uma punição mas severa ou seja o cidadão que for pego ele é quem tem que paga pelos ato dele

Tem que culpar o clube sim , é uma pouca vergonha esse preconceito

O clube tem que responder sim! Se fosse com o Palmeiras já estaríamos na barra dos tribunais! Tem que punir exemplarmente eles não apresentaram o agressor ! Então tem que responder sim

O clube não tem culpa torcedor faz oque quer, sou contra essa lei.

Não concordo em culpar um clube, quando este não tem domínio no comportamento do indivíduo. A punição deve existir diretamente ao INFRATOR, uma vez que foi identificado. Minha opinião é de que todos os estádios( arenas) deviam ter o mesmo sistema de segurança dos padrões europeus. Assim fica mais objetivo a identificação do infrator, pelo sistema de segurança pública do ESTADO.

isso é uma pouca vergonha tinha que tirar logo o time do campeonato só assim pra acabar com essa pouca vergonha do mundo.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras