Com Eduardo Baptista, um Palmeiras que trabalha mais a bola. Que quer jogar mais.

7/2/2017 15:49

Com Eduardo Baptista, um Palmeiras que trabalha mais a bola. Que quer jogar mais.

Com Eduardo Baptista, um Palmeiras que trabalha mais a bola. Que quer jogar mais.

O Palmeiras foi campeão brasileiro em 2016 mostrando um futebol de alta intensidade. Muita marcação, encaixes individuais, jogadas de contra-ataque e 48% dos gols vindo de bola parada, a arma mais eficiente da equipe. Sai Cuca, entra Eduardo Baptista. Outras ideias de jogo. E aquele “Porco Doido” está lentamente dando espaço a um Palmeiras que quer trabalhar mais a bola. Uma equipe que preza pela construção das jogadas.



O 4-1-4-1 é o sistema adotado no ano todo: Felipe Melo é o homem da saída de bola, Willian vem sendo testado como atacante de referência e a linha de 4 se movimenta bastante, com os pontas trabalhando por dentro e os meias circulando o campo todo. Não é coincidência que todos os volantes e meias no elenco sejam tratados como "meiocampistas" no site do clube: nesse Palmeiras, o passe tem uma importância maior e a movimentação para dar opções - o apoio - é fundamental com o time no ataque.







No vídeo, você vê alguns exemplos do chamado "ataque posicional" do Palmeiras. O termo pode assustar, mas é simples: significa que, independente do esquema tático, o Palmeiras sempre tem um “desenho” de como funciona os ataques: laterais abertos, alargando o campo, um meia mais recuado com Felipe Melo e outro “pisando na área” e os pontas, em especial Roger Guedes, flutuando muito e buscando jogar por dentro. Veja a imagem abaixo:





Ter um “ataque posicional” significa que Eduardo Baptista pensa o Palmeiras como o time que manda no jogo. Que tem a bola, que avança as linhas, que encurrala o adversário lá no campo e nunca deixa de atacar. Que quer jogar mais e destruir um pouco menos. Isso significa também que os espaços serão menores, e que fazer esses movimentos se tornarem fluídos, “de cabeça”, levará um certo tempo.



Defensivamente, a mesma coisa: uma nova ideia, tempo para todos assimilarem. Até por isso, o Palmeiras vem marcando por encaixes no setor, um pouco diferente de como marcava com o Cuca: cada jogador tem um setor, e acompanha até certo ponto quem “invade” esse setor. Nesse lance, o ponta trocou com o lateral - e Veiga vai acompanhar quem entrou no setor dele até fazer o adversário recuar. Tudo isso dura segundos, e essas “trocas de marcação” geralmente abrem espaços.





Erros técnicos e físico de início de temporada à parte, o Palmeiras já mostra as ideias de seu novo treinador e tem margem para evoluir ao longo da temporada. Como futebol não é ciência exata, só o tempo dirá se o Verdão de Eduardo Baptista dará certo



VEJA TAMBÉM
- CLIMA DE DESPEDIDA! Endrick disputará seu último clássico com a camisa do Palmeiras
- IMPRESSIONADO COM O VERDÃO! Joia que pode substituir Endrick e reforçar o Verdão elogiou o clube
- Por que Rômulo tem poucas oportunidades no Palmeiras: Reserva de Veiga esclarecida.





13032 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

o palmeiras tem muito time pra pouco técnico hoje vejo um palmeiras retrancado sem referência na frente meio campo congestionado sem velocidade e sem criatividade não sei se esse técnico vai continuar no verdao

só consegui ver um meio de campo bagunçado! time retrancado jogando como time pequeno!! só marcou no campo de defesa contradizendo oq o treinador disse!!

sei não, ainda tenho minhas dúvidas. não gosto de time retrancado, se o Eduardo parar de ter mentalidade de time pequeno e ver que opções não faltam para mudar o esquema tático, seremos campeões de tudo!

so presisamos trazer o Borjas para esse time ficar imbativel

so presisamos trazer o Borjas para esse time ficar imbativel

so presisamos trazer o Borjas para esse time ficar imbativel

Se ganhar e for campeão Eduardo Baptista e bom e será eleito o melhor técnico da nova geração que estudou moderno se perde 3 ou 4 jogos e burro e não tem bagagem para treinar time de ponta

o que o Eduardo Batista já fez em 20 dias, o Marcelo Oliveira, não fez em 2 anos.Estou muito confiante.O treinador é muito inteligente.

vdd ... tá fominha

SO PRECISAM AVISAR O DUDU QUE JA VOLTOU A FAZER FIRULA

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras