Willian mais móvel e muitas infiltrações: um pouco da evolução do Palmeiras

20/2/2017 07:33

Willian mais móvel e muitas infiltrações: um pouco da evolução do Palmeiras

siga e converse com o autor no twitter: www.twitter.com/leoffmiranda e curta a fanpage do Painel Tático: http://www.facebook.com/paineltatico

Willian mais móvel e muitas infiltrações: um pouco da evolução do Palmeiras

Os 4x0 no Linense, no calor e gramado difícil de Araraquara, marcam um pouco da evolução do Palmeiras em 4 jogos sob o comando de Eduardo Baptista. E muito dessa melhora vem de Willian. O criticado ex-Cruzeiro mostrou, com muita movimentação e um gol, que pode ser o centroavante móvel que o sistema pede: combina gols com jogadas de preparação e movimentos que “enganem” os zagueiros e abram espaços para infiltrações



O que é ser um “centroavante móvel”?

Muito se fala que a figura do centroavante clássico vem se transformando. Mas ainda há muita confusão sobre o assunto: afinal, o que é ser um “9 móvel”? Com o jogo mais dinâmico, os centroavantes passaram a participar mais da construção do jogo, como Willian: sai da referência, abre em um dos lados, faz o pivô e combina conclusão quando há espaço.



Esse movimento de sair da referência faz o adversário se desorganizar. O zagueiro precisa pensar rápido, e geralmente opta por acompanhar o atacante, "quebrando" a linha e abrindo uma lacuna que pode ser aproveitada por uma infiltração rival. Willian trabalha assim no segundo gol, lendo o jogo e vendo Veiga ultrapassando para concluir livre. Em outros momentos, trabalhou em mobilidade sem a bola, algo muito importante: se um jogador fica com a bola apenas 2 minutos em 90, como olhar apenas para os momentos no qual ele tem a posse?







Os movimentos de Willian e de todo o Palmeiras estão mais naturais, mais "soltos". Muito por conta da manutenção na equipe, nos treinos, trabalhando e entendendo mais o modelo de jogo. O Palmeiras manteve o 4-1-4-1, como você vê na imagem. Esse “esquema tático” não traduz a movimentação do time, que foi o grande ponto de melhora contra o Linense.







Insanidade

É o que foi e está sendo essa cobrança desumana, absurda e irreal no trabalho de Eduardo Baptista. A ponto de uma torcida organizada entoar o nome de Cuca com outro treinador em seu terceiro - TERCEIRO - jogo oficial no ano. Não faz nem 2 meses que o Palmeiras ganhou um título, reforçou seu elenco, tem um estádio lucrativo, ganha horrores…se há algo errado, é com a própria torcida, que confunde expectativa com insanidade e pensa que futebol é videogame, com o treinador dando os comandos e "errando" e "acertando".



O Palmeiras de 2017 é e precisa ser diferente do de 2016. A exigência aumenta, os campeonatos são outros, pedindo um modelo de jogo mais complexo. Isso significa romper com aquele Palmeiras de marcação individual, jogadas de bola parada e jogo reativo. Colocar ideias mais elaboradas em um elenco com muita gente nova e acostumado a jogar de um determinado modo requer tempo, repetição, correção com erros.



Uns gritam que “tem que pressionar sim” só porque Cuca era supersticioso. E olha que estamos em 2017... só com calma e trabalho a evolução aparece em campo.





VEJA TAMBÉM
- DIA DE JOGO DO VERDÃO! Palmeiras vai ao Uruguai para enfrentar o Independiente del Valle pela terceira rodada da Libertadores
- Palmeiras desembarca em Quito com elenco quase completo para partida decisiva.
- Luan elogia desempenho no Palmeiras e ignora "reformulação" no clube





9045 visitas - Fonte: Globoesporte

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

eu acho o seguinte
Nos Palmeirenses cornetamos o time quando nao vai bem por nao querer ver o time ir mal
Ficamos muito felizes por ver o time ir bem
Qualquer torcedor de vdd vai reclamar,cornetar quando as coisas nao funciona
Acho desnecessario essas palavras a cimados companheiros
Kda um deve espressar da sua maneira
Kda um tem sua opiniao
Entao reflitam ai as palavras
Somos todos verdao
Mais respeito com nós mesmo

kkkkk senta na corneta kkkkk com o cu kkkk

bela análise, quem sabe os "entendidos" das críticas, aprendam um pouco e venham a enxergar que para evoluir precisa de humildade e demora um tempo.

Que os corneteiros enfiem suas cornetas no cu e sentem....

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras