Palmeirenses se despedem com homenagens e reverenciam legado de Oberdan

22/6/2014 14:29

Palmeirenses se despedem com homenagens e reverenciam legado de Oberdan

Palmeirenses se despedem com homenagens e reverenciam legado de Oberdan

Daniel Romeu

Departamento de Comunicação



O adeus de Oberdan Cattani, um dos maiores palmeirenses de todos os tempos, emocionou aos presentes no velório do goleiro, realizado na sede social do clube, neste sábado (21), e teve grande repercussão no mundo do futebol. Entre as bandeiras do Palmeiras e do Brasil, o corpo de Oberdan foi reverenciado por torcedores e ídolos como Emerson Leão, Dudu, Marcos e Luiz Felipe Scolari, além do presidente Paulo Nobre e o presidente da CBF, José Maria Marin.



Felipe Zito



Torcedores e familiares dão adeus ao ídolo palestrino, sepultado neste sábado(21) no cemitério São Paulo



Cattani faleceu nesta sexta-feira (20), às 23h25, na capital paulista, apenas oito dias após completar 95 anos de idade. Ele estava internado havia dez dias no Hospital do Servidor Público, na Zona Sul de São Paulo, e a causa do óbito foi uma infecção pulmonar. Em breve, a memória do goleiro ficará também imortalizada com um busto nas alamedas do Palestra Italia.

“O Oberdan é um símbolo do clube. Com suas mãos gigantes, representou como ninguém a escola de goleiros que faz parte da nossa história centenária. Fico muito feliz pelo Palmeiras ter tido tempo de prestar essa justa homenagem. Ele será uma das cinco pessoas imortalizadas aqui com uma estátua. Aprovamos e ele foi comunicado ainda em vida, o que nos deu muita alegria”, declarou o presidente do Palmeiras, Paulo Nobre.

O diretor executivo do clube, José Carlos Brunoro, prestou sua homenagem no adeus ao último dos palestrinos. “O Oberdan representa duas fases do Palmeiras. Duas fases vitoriosas, como Palestra e como Palmeiras. É uma imagem vitoriosa, representativa. Uma imagem que marcou dois times, Palmeiras e Palestra Italia”, declarou.

Outros grandes arqueiros que fizeram parte da Academia de Goleiros do Palmeiras emocionaram-se e exaltaram a importância de Oberdan Cattani para o clube e para o futebol brasileiro. “Faleceu o maior e melhor goleiro da nossa história, Oberdan Cattani. O homem se vai, mas a lenda é eterna. Que Deus conforte todos os familiares. Descanse em paz Oberdan, você jamais será esquecido por nós, palmeirenses”, postou Marcos em uma rede social.

Emerson Leão destacou também o legado deixado por Oberdan aos futuros goleiros. “Ele jamais será esquecido, principalmente por mim, que cresci ouvindo o nome dele em minha casa, já que meu pai era palestrino fanático. Oberdan era um mito do Palmeiras e do gol brasileiro. Ele foi o primeiro de uma grande geração de goleiros do Alviverde. Todos nós, que viemos depois e defendemos as cores do clube, somos herdeiros dele. Eu, o Valdir Joaquim de Moraes, o Marcos. Isso caracterizou nosso clube. Ele era uma lenda”, declarou.

A notícia sobre o falecimento do lendário goleiro também teve grande repercussão em sites internacionais, especialmente da Itália – o site da Fifa também relembrou a trajetória de Oberdan na meta palestrina. Em meio à concentração do Brasil na Copa do Mundo, Felipão e José Maria Marin mandaram um recado à comunidade palestrina no momento de luto.

“Gostaria de manifestar o meu pesar pela morte do Oberdan, um ídolo do Palmeiras e nosso também. Ele era uma pessoa espetacular, sempre compareceu ao clube nos momentos em que estivemos lá. Ofereço meu apoio à família Cattani e (à família) palmeirense neste momento de tristeza”, disse Felipão. “Oberdan Cattani é referência quando se fala de grandes goleiros no país e gostaria de oferecer todo o meu apoio aos seus parentes”, completou Marin.

O volante Dudu ainda resumiu bem a memória que Cattani deixa entre os amigos próximos: um homem de bem e que, acima de tudo, viveu pelo Palmeiras. “Eu era muito amigo do Oberdan. Sempre procurou ajudar aos outros, uma figura muito humana, muito boa. Como jogador então, nem se fala. Ele é uma pilastra para o Palmeiras. A vida dele foi esta, foi o Palmeiras. Nós temos que reverenciar”.



VEJA TAMBÉM
- DIA DE JOGO DO VERDÃO! Palmeiras vai ao Uruguai para enfrentar o Independiente del Valle pela terceira rodada da Libertadores
- Estevão completa 17 anos e passa por processo que auxiliou Flaco no Palmeiras.
- Rony destaca experiência na altitude e foca oportunidade contra Del Valle.





6957 visitas - Fonte: Site Oficial

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras