Gol, o grande momento da festa proibida

3/4/2017 15:36

Gol, o grande momento da festa proibida

 Gol, o grande momento da festa proibida

Foto: Celio Messias/Lancepress!



O gol é como o orgasmo. A metáfora não é nem um pouco original, é recorrente. Tente se projetar, o imaginoso leitor, em um estádio lotado fazendo um gol importante. Sonho de qualquer menino, homem, ser humano amante da bola. Êxtase equivalente ao sexual. Nem precisa dar asas à imaginação. Basta lembrar dos tempos de menino, na rua, na praia, em um terreno baldio qualquer… Quantas vezes não fez gol e coreografou, surtou, saiu berrando, abraçou quem estava na sua frente, sentiu-se, de repente, a pessoa mais feliz do mundo. A figuração do prazer do coito no estufar da rede é evidente. Os esgares e urros são de sua natureza feliz. Corre pro abraço, receita o velho adágio!



No futebol profissional, mais especificamente no futebol profissional brasileiro, comemorar gol tem sido um exercício de controle do gozo. Tem que seguir a cartilha do orgasmo comportado baixado pelos cartolas-barões. Daqui a pouco afixarão nas portas dos estádios, como Luteros da reforma dos modos futebolísticos, as teses da contenção da felicidade. Reprima a euforia, rapaz! Se subir no alambrado, extravasar com galeria, vai ser censurado, punido, quase açoitado em praça pública. Para os franceses, o orgasmo é seguido da “petite-mort”, a pequena morte causada pelo refluxo do prazer máximo.

No gol, temos por aqui, com perdão dos francófilos, a “petite-censure”, a pequena censura. É o pito naquele que ousa festejar além dos limites, ousar confraternizar-se com seus torcedores, empoleirar-se para ficar olho no olho com a galera. Pecado capital! O jogador marca, mas o protagonismo é o do juiz-bedel, com sua palmatória de cartolina.



Róger Guedes fez gol nos minutos finais de um mata-mata, correu, alucinado, dependurou-se no alambrado e teve o barato cortado pelo árbitro. Dirão os legalistas que cumpriu a regra. Mas e o bom senso mora onde? Talvez os árbitros não façam uso da sensatez justamente porque o rígido sistema quer ser mais realista que o rei. Vivem com medo das geladeiras. Guedes quase teve que pedir desculpas para ousar marcar um gol. Depois do jogo, Felipe Melo e Michel Bastos clamaram por uma reavaliação dessa “perseguição” à alegria. Pedem alforria para a festa. Uma Lei Áurea para a comemoração. Gol é o grande momento do futebol. Virou até nome de programa! O cerco à alegria me faz lembrar de “Poética”, versos de Manuel Bandeira no início do movimento modernista. Dizia o poeta estar “farto do lirismo comedido, do lirismo bem comportado, do lirismo funcionário público com livro de ponto, expediente, protocolo e manifestações de apreço ao senhor diretor”. Pois podíamos lançar a “Poética do gol”: “Estou farto do gol bem comportado, do gol que precisa se ajoelhar e pedir perdão por existir”



VEJA TAMBÉM
- Endrick fala sobre transferência para o Real Madrid e metas pessoais definidas.
- Abel transforma carreira de Endrick no Palmeiras com conselho decisivo: "Inesquecível e motivador
- Palmeiras retorna ao palco da última conquista da Libertadores para enfrentar Liverpool-URU.





11241 visitas - Fonte: Lance!Net

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Tá ficando chato, o futebol. O árbitro quer aparecer mais que o jogador..

parabéns pela matéria muito boa, todos já sabem para quem esse juiz torce sem comentários, canalha isso que ele é !!!!!!!!

esses malditos assopradores de lata querem ser os protagonistas do futebol, são cheios de não me toque. Querem aparecer mais do que os jogadores, camb

parabéns pelas palavras. Envie ao fox

1000000000000 de curtidas nesta materia. Muito boa.

diretoria de merda nunca faz nada pelo bem estar do time, deve muito pra federação?

a culpa e d quem nunca marcou um gol

se fosse um ato provocativo TD bem ,mais só comemorou com a própria torcida... estão tirando a alegria do futebol...

Uma vergonha o futebol brasileiros, hoje os jogadores não pôde estravejar qndo faz gols. Por isso futebol não tem mais graça,. não pôde comemorar com as torcidas. Vai chegar um dia que os jogadores não vão poder nem comemorar qndo fazer gols, isso é uma vergonha essa federação tem que tomar atitudes.. bom

Já vi muitos jogadores subirem o alambrado tirar a camisa e não acontecer nada, esse corno de ser torcedor do horizontino agora mande apitar na arena corno manso.

Engraçado é que o gordo ( Ronaldo) derrubou o alambrado e não teve tal punição. "Já ia me esquecendo ele jogava no time do apito amigo."

Se liga aí, federação Paulista. isso é uma vergonha; será que não existe bom censo entre os árbitros. Qdo. vocês dirigentes foram julgados; por juízes não reclamem. Dá-lhe Verdao; Deus é justo! até aqui na Bahia comentaram São unânimes em dizer que foi uma palhaçada!!!

chega ser ridículo, daqui um dia quem fizer gol vai ter que pedir perdão para o outro.
Tem jogador que faz falta feia e nem cartão leva, agora só pq o Roger Guedes subiu no alambrado para comemorar com a nossa torcida levou, o futebol tah ficando sem graça.
A torcida não pode nada, o jogadores ao fazer gol tbm não e o juiz esse sim faz o que quer e nada acontece. simples assim.

RIDÍCULO O QUE ESTES ÁRBITROS ESTÃO APRONTANDO COM O FUTEBOL BRASILEIRO.

Artigo, inteligente e verdadeiro . Parabéns, tiro o chapéu e bato palmas...Obrigada por existir pessoa cultas e capazes para escrever essa grande verdade.......







Hoje, quem manda no futebol é a polícia militar. A Federação não serve pra nada. Absurdo não poder comemorar com sua torcida.

Ridículo o que está acontecendo no Brasil

Árbitro Corintiano. Simples assim.

Muito triste com o que estes coronéis do futebol brasileiro estão fazendo!

palhaçada isso, esses dias foi o jogador do São Paulo e agora Guedes.

e aí vai anular o cartão do F.Mello.se fosse do gamba aí sim anularia com certeza é a empresa ajudava.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade

    Libertadores

    Qui - 19:00 - Centenario -
    X
    Liverpool Montevideo
    Palmeiras

    Brasileiro

    Dom - 18:30 - Arena Pantanal
    0 X 2
    Cuiaba
    Palmeiras