18/4/2017 14:33

Palmeiras precisa de virada inédita no Paulista para chegar à final; veja o histórico do Estadual

O Santos aplicou uma goleada de 5 a 1 no Botafogo-SP, na semifinal do 1º turno de 1980

O Palmeiras terá uma missão bastante difícil para chegar à final do Campeonato Paulista e, se conseguir, escreverá um novo capítulo na história da competição mais antiga do Brasil.

Nunca um clube conseguiu reverter uma diferença de três ou mais gols em um jogo de mata-mata no Estadual, desafio que o time alviverde tem pela frente após perder por 3 a 0 para a Ponte Preta, em Campinas, no último domingo, no primeiro jogo da semifinal.

Vale uma explicação. Disputado desde 1902, o Paulista teve muitas fórmulas ao longo de sua história. Até 1968 o torneio sempre foi por pontos corridos. Depois passou a ter regulamentos diferentes, sendo que os jogos eliminatórios começaram em 1977. Mesmo assim, não foram uma constante, variando muito ano após ano.

Mas considerando quando o torneio teve dois jogos eliminatórios, nunca uma vantagem igual ou maior do que a obtida agora pela Ponte Preta foi revertida.

Foram seis tentativas nesses anos todos, e a vantagem sempre terminou com a equipe que atropelou o primeiro jogo. Veja abaixo o histórico do Paulista:

? Em 1980, o Santos goleou o Botafogo por 5 a 1 na semifinal do primeiro turno. Mesmo com grande vantagem, o time alvinegro ainda venceu o segundo duelo por 2 a 0 e fez a final do primeiro turno daquela edição.


Edmar comemora gol na goleada por 5 a 1 contra o Santos, na semifinal de 1987

? Sete anos depois, o placar voltou a acontecer. Desta vez, o Corinthians goleou o Santos por 5 a 1 no primeiro jogo e empatou o segundo sem gols, indo para a final de 1987.

? Em 1991, o São Paulo bateu o Corinthians por 3 a 0 no primeiro jogo da final. Depois empatou sem gols e, assim, faturou o título daquele ano.


No 1º jogo da final de 1991, o São Paulo enfiou 3 gols no Corinthians

? Em 1999, essa vantagem aconteceu duas vezes e ambas a favor do Corinthians. O time goleou o São Paulo por 4 a 0 na primeira partida da semifinal. Um empate por 1 a 1 o levou à final. No primeiro jogo da decisão, ganhou do Palmeiras por 3 a 0. E ficou com a taça ao empatar por 2 a 2 o jogo seguinte, que terminou antes do tempo regulamentar após Edílson fazer algumas embaixadinhas e iniciar uma briga generalizada.

? Até a vitória da Ponte Preta no último domingo, a última vez que vantagem assim ocorreu foi em 2001, quando o Corinthians venceu o Botafogo-SP no primeiro jogo da final do Paulista por 3 a 0, em Ribeirão Preto. Um empate sem gols no Morumbi deu o título aos alvinegros.

A segunda partida da semifinal do Paulista deste ano será no próximo sábado, às 19h (de Brasília), no Allianz Parque. Vale lembrar que nesta edição não tem gol qualificado. Isso significa que qualquer vitória alviverde por três gols de diferença levará a decisão para a disputa por pênaltis. Triunfo mais de três gols classifica o Palmeiras.

A Ponte Preta só precisa empatar para voltar a primeira final após 2008.

3867 visitas - Fonte: ESPN

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Clayton Luz     

Os onze e mais os reservas tem q fazer valer o mando d campo os jogadores e o salário q todos ganham mais do q isso deixar o sangue dentro d campo literalmente avanti palestra vai verdao

Rinaldo Bernadi     

Palmeiras vai ser campeão

esquece histórico gente oq que vale é hj se não mostra desempenho e ganância por vitória o coro come e pronto pulso firme melhor elenco do Brasil tem que fazer por onde ......#FORÇAVERDÃO

DESBLOQUEAMOS OS CANAIS PREMIERE, TELECINE, HBO, COMBATE, CANAIS ADULTOS PARA ASSINANTES DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA.
WHATSAPP 11949348549

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias