Palmeiras não jogou o suficiente para passar. E agora, Eduardo?

23/4/2017 16:40

Palmeiras não jogou o suficiente para passar. E agora, Eduardo?

Palmeiras não jogou o suficiente para passar. E agora, Eduardo?

Felipe Melo foi zagueiro, armador e goleador: grande partida do Pitbull, mas a vaga não veio



Foi uma linda festa. Muita emoção, dedicação, jogadores e torcida unidos, não faltou canto nem correria. Mas não deu. Bola por bola, o Palmeiras não jogou o suficiente para fazer ao menos 3 a 0 na Ponte Preta e ficou mais uma vez de fora da final do Paulistão. Resta agora descobrir o que há de bom para tirar dessa série e aproveitar os fins de semana de folga para nos ajudar a não repetir os mesmos erros na Libertadores e no Brasileirão.



Sobre o jogo em si, não há muito o que dizer. O Palmeiras foi voluntarioso, brigou, correu, não se escondeu. Mas faltaram técnica, inteligência e tranquilidade. Muitos gols perdidos, erros de passe bobos, excesso de cruzamentos, muito nervosismo. O Palmeiras jogou o tempo todo com uma faca no pescoço: a cada minuto que passava, maior era a ansiedade dos jogadores em campo.



A Ponte aproveitou para cozinhar o porco o máximo que pôde. Fez cera desde o primeiro tiro de meta cobrado por Aranha, sempre com a conivência do juiz, segurou a bola sem nem pensar em fazer gol, só queria ver o tempo passar. Teve um lance sintomático no primeiro tempo: Lucca recebeu a bola na esquerda, mas a cobertura chegou e ele, em vez de jogar na área, apenas devolveu a bola para trás até que ela chegasse de novo a Aranha.



Eduardo Baptista escalou Felipe Melo como um terceiro zagueiro pela esquerda, quase um lateral-esquerdo das antigas. A ideia funcionou para cobrir os buracos deixados por Egídio, mas matou a criatividade do meio. Isso porque Tchê Tchê ficou sobrecarregado como único volante, enquanto Dudu e Guerra estavam distantes demais. A armação ficou nos pés de Felipe Melo, que até deu bons passes cruzados para Roger Guedes, mas o time não conseguiu aproveitar.



No segundo tempo, com Michel Bastos no lugar de Tchê Tchê, o time melhorou um pouco, mas o buraco continuou. Guerra teve de voltar várias vezes para buscar a bola, mas estava bem marcado e falhou no um contra um. Keno entrou no lugar do Egídio para ser ponta e até fez umas correrias, e Willian como centroavante foi pouco produtivo no lugar de um Borja mal aproveitado e nervoso um grau acima do resto, como se o cheque pelo seu pagamento fosse uma espada pendurada o tempo todo sobre sua cabeça. Enfim, taticamente o time foi uma grande e completa bagunça, e o gol só saiu no abafa.



Acabou o tabu de vitórias contra a Ponte no Allianz Parque, mas eles estão na final e nós, mesmo com os aplausos no fim (como mostra o vídeo abaixo feito pela primeira-dama do blog), saímos com uma dúvida enorme na cabeça: Eduardo Baptista é o técnico certo para esse time?







Os leitores daqui sabem que sempre defendi o técnico, e seus números deveriam ser bons o suficiente para que a ideia de demissão nem passasse pela cabeça de ninguém. Mas o futebol apresentado pelo time nos últimos jogos, associado ao potencial que acreditamos que o time tem, justificam a dúvida.



Mauricio Galiotte garantiu a permanência de Eduardo até o fim do ano, o que a gente sabe que não significa porcaria nenhuma. Eu ainda sou contra a demissão, mas admito: menos por convicção quanto à qualidade do trabalho, mais pela completa ausência de treinadores capazes de substitui-lo.



O mercado brasileiro vive um momento muito ruim quanto a técnicos. À exceção de Tite, hoje no comando da Seleção, e Cuca, que, sempre é bom lembrar, foi embora porque quis, recusando um salário de marajá e indicando Eduardo, a gente só tem hoje medalhões em decadência ou novatos à espera de uma chance para se destacar - classe da qual Eduardo era um dos líderes, digamos assim.





Desta vez Prass venceu os duelos contra Pottker e saiu ovacionado pela torcida



Alberto Valentim? Era tão aposta quanto e fez um Paulistão só mediano à frente do Red Bull. Estaria tão pressionado numa situação dessas quanto Eduardo. Teria a vantagem apenas de conhecer o elenco, mas ao primeiro tropeço seria cornetado, "ainda não está pronto", "é muito novo". Fernando Diniz? Sempre gostei dele, mas me parece que perdeu o timing de deixar o conforto de Osasco em busca de um desafio maior. Vanderlei Luxemburgo? Risos nervosos. É inacreditável que alguém com bom senso ainda pense nesse senhor depois de suas últimas entrevistas. Scolari? Dá licença, o telefone está tocando. Enfim, se alguém tiver alguma ideia melhor, sugira aí na caixinha.



Assim, ainda e apesar dos vários erros enumerados nos parágrafos acima, sou a favor da permanência de Eduardo, mas é preciso que a diretoria tenha uma conversa séria com ele, expondo seus erros e cobrando nova postura. Ele deve escalar melhor o time, rodar mais o elenco, explorar melhor as características de cada atleta, escolher o esquema e os 11 titulares de acordo com cada adversário. Quarta-feira temos de novo o Peñarol, em Montevidéu; na outra quarta, o Jorge Wilsterman, em Cochabamba. Em seguida, uma pausa de dez dias até a estreia no Brasileirão, no dia 14, contra o Vasco.



Deve ser um tempo de calma e reflexão, de tomar decisões maduras e não precipitadas. Um tempo, inclusive, de, se for o caso, rever as posições sobre o técnico. No ano passado, foi esse período no começo de maio que, bem aproveitado, nos deu o título em novembro. Que a história de 2016 se repita em 2017.





Eduardo precisa corrigir algumas coisas para que seu trabalho volte a funcionar



VEJA TAMBÉM
- VAI QUEBRAR O TABU? Palmeiras busca vitória importante em confronto com Flamengo
- Palmeiras se prepara para enfrentar Flamengo sem Zé Rafael no elenco.
- Bastidores de Felipe Anderson no Palmeiras: Revelações de Leila Pereira.





42747 visitas - Fonte: ESPN FC

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

A coisa ficou feia. O Palmeiras sem um matador não vai longe.

esse técnico não concequiu achar um time ideal até agora.acho que não vai char nunca.pois elenco ele tem só não tem é competência

este merda tem que sair dai logo pois se continuar do jeito que estar ele vai acabar com nosso verdao, nos temos um elenco pra encarar qualquer competição mais com eduardo bem longe do verdao

quem ta falando vem luxa,nao lenbra que a ultima passagem dele pelo palmeiras,ele desmanchou o time todo e na hora de segura a peteca vazou e deixou o verdao na merda na segundona e ai palmeirenses eu nao esqueço vcs ja esqueceram

VAZA TECNICO DE MERDA...ELIMINADO PELO TIME QUE DIRIGIA ANTES, PASMEN COM O KLEINA COMO TÉCNICO, KLEINA COLOCOU ELE NO BOLSO NOS 4 JOGOS ESSE ANO, ESSE DESGRAÇADO ESTA CONSEGUINDO FAZER DO PALMEIRAS NEM SOMBRA DO QUE FOI ANO PASSADO, NÃO GANHAREMOS NADA COM ESSE LIXO AMADOR QUE CONSEGUIU SER ELIMIMADO POR UM CLUBE QUE NUNCA FOI CAMPEÃO NA VIDA, ACORDA DIRETORIA, ACORDA E LIMA ESSE LIXO DE TECNICO DO PALMEIRAS!!!

Vem LUXAAA!!!!

jorginho é melhor que o E.Batista tem mais visão de jogo e seria melhor.

pra começar o Eduardo tem que ter um time titular independente da fama ou nome do cara...os jogadores tem que ter essa confiança pq a cada jogo VC não sabe quem vai jogar, com excessão de alguns nomes só....
e se tiver que trocar tem que ser agora, e não esperar sair da libertadores neh, como aconteceu na ultima nossa neh

Ele era ruim e está melhorando, porém está demorando muito para atingir o nivel necessário, futebol continua nao convencendo, talvez ele precise ganhar experiência, como um auxiliar, para Valentim assumir, parece ideia furada, mas ele não é caso perdido, mas é um cara que não tem o conhecimento e experiência para o elenco atual.

Tem que ser objetivo. Há opções melhores disponíveis? Não. então vamos deixar o sujeito trabalhar em paz. o problema maior do palmeiras é psicológico. isso é trabalho dos psicólogos do clube.

abaixo o técnico atual
não vamos ganhar nada se continuar deste jeito
ou muda logo ou mude ele

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras