Cem anos após 1º Derby, clubes fortalecem rivalidade com títulos

6/5/2017 14:04

Cem anos após 1º Derby, clubes fortalecem rivalidade com títulos

Cem anos após 1º Derby, clubes fortalecem rivalidade com títulos

O primeiro confronto entre Palestra Itália e Corinthians foi travado no dia 6 de maio de 1917. Neste sábado, o maior clássico de São Paulo, batizado de Derby por A Gazeta Esportiva, completa 100 anos com a rivalidade fortalecida pelos títulos recentes conquistados por alviverdes e alvinegros.



Ex-jogador do Corinthians, fundado em 1910, Bianco marcou o primeiro gol do Palestra Itália, criado em 1914. Em 1915, os dois clubes atuaram apenas na várzea e alguns atletas chegaram a se dividir. No ano seguinte, as agremiações passaram a disputar torneios oficiais e foi preciso escolher.



Os jogadores que trocaram de time acabaram taxados de traidores, iniciando a rivalidade antes mesmo do encontro inicial, disputado há exatos 100 anos. Em um domingo à tarde, no Parque Antarctica, o Palestra Itália contou com gols de Caetano Izzo para ganhar por 3 a 0, pelo Campeonato Paulista.



Na véspera do terceiro clássico, pelo Estadual 1918, um osso de gado foi atirado contra a vidraça da pensão na qual os atletas do Corinthians almoçavam com a mensagem: “O Corinthians é canja para o Palestra.” Após empate por 3 a 3, os alvinegros mudaram a inscrição: “Este osso era para canja, mas não cozinhou por ser duro demais.”



Osso usado como provocação em 1918 foi guardado no memorial do Corinthians (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Esportiva)



No Campeonato Paulista 1940, em um jogo que também valeu pelo Rio-São Paulo, o Derby registrou mais um caso folclórico. Na última incursão do Palestra Itália ao Parque São Jorge, um torcedor visitante soltou um galo pintado de verde dentro do gramado. Após a vitória por 2 a 0, os corintianos depenaram o animal para celebrar.



Os dois clubes, criados nos anos 1910, cresceram exponencialmente e, com o passar dos anos, estabeleceram a maior rivalidade de São Paulo. Partidas históricas, como as decisões dos Campeonatos Paulistas de 1954 (vencida pelo Corinthians) e 1993 (vencida pelo Palmeiras), marcaram o clássico.



O termo Derby, usado para se referir ao duelo entre Palmeiras e Corinthians, surgiu nas páginas de A Gazeta Esportiva. O jornalista Thomaz Mazzoni, que revolucionou a cobertura esportiva no comando da publicação, foi o responsável por batizar o clássico com a mesma palavra usada para definir corridas de cavalo.



Recordista, Ademir da Guia conquistou 11 títulos pelo Palmeiras, entre eles cinco nacionais, mas aponta o Estadual de 1974, decidido em um Derby, como o principal. “Ganhar do Corinthians sempre foi especial. Eles vinham em uma sequência desde 1954 (sem títulos). Esse clássico realmente marcou e ficou gravado”, disse o ex-jogador à Gazeta Esportiva, em 2014.



Penas do galo atirado pela torcida palmeirense em exibição no Memorial do Corinthians (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)



O São Paulo Futebol Clube, criado nos anos 1930, foi o último integrante do Trio de Ferro a surgir. Rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro em 2002 e 2012, o Palmeiras perdeu terreno, o que motivou alguns a apontarem o clássico entre São Paulo e Corinthians como o maior do Estado.



Em entrevista à Gazeta Esportiva, concedida em 2010, o ex-volante Vampeta foi questionado sobre o assunto. “O Palmeiras era o maior rival. Hoje, é o São Paulo”, afirmou o ídolo alvinegro, responsável por aumentar a rivalidade com suas provocações aos tricolores.



Ganhador do Campeonato Brasileiro nas temporadas de 2006, 2007 e 2008, o São Paulo está em jejum desde o título da Copa Sul-Americana 2012. A partir de 2014, o Morumbi, antes frequentado por Palmeiras e Corinthians em jogos decisivos, ganhou a concorrência das modernas arenas dos clubes mais antigos.



Com o São Paulo na fila há cinco anos, o Palmeiras ganhou a Copa do Brasil 2015 e o Campeonato Brasileiro 2016, enquanto o Corinthians conquistou a Recopa 2013, o Campeonato Paulista 2013 e o Campeonato Brasileiro 2016. Assim, no 100º aniversário, o Derby vê seus protagonistas em alta e a rivalidade, fortalecida.



VEJA TAMBÉM
- ÍDOLO DE SAÍDA? Após mau momento, Raphael Veiga é alvo de clubes do exterior
- Discurso Motivacional de Abel no Vestiário: Chave da Virada do Palmeiras na Libertadores.
- Luis Guilherme candidata-se a solucionar má fase de Veiga no Palmeiras





44688 visitas - Fonte: -

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

bora denunciar esses caras aí carai . Eles depenaram o galo
kkkkkkkkkkk da - lhe porco

na tua terra q o curintia ganhou brasileiro de 2016 .

Pq na minha qm ganhou foi meu palmeiras

orgulho de ser Palmeirense dali porco

oi boa tarde desbloqueio todos os canais fechados de TV por assinatura de qualquer lugar do Brasil Premiere combate telecine HBO Fox PFC e canais adultos adultos e também reduzimos o valor da sua fatura mais informações sobre o assunto chamar no ZAP 11961004639

São histórias que enriquecem nosso conhecimento sobre o nosso time de coração. Orgulho de ser Palmeirense.

me adiciona aí 998385299

parabeispalmera

grupos família Palmeiras que quiser entrar chama 44988210344

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras