Da 1ª eliminação pelas mãos de Tite até duelo de 2017 contra o Inter; Cuca desafia seu pesadelo na Copa do Brasil

31/5/2017 16:40

Da 1ª eliminação pelas mãos de Tite até duelo de 2017 contra o Inter; Cuca desafia seu pesadelo na Copa do Brasil

Da 1ª eliminação pelas mãos de Tite até duelo de 2017 contra o Inter; Cuca desafia seu pesadelo na Copa do Brasil

Cuca comanda último treino do Palmeiras antes do jogo contra o Inter



O Palmeiras entrará em campo diante do Internacional, às 21h45 (de Brasília) desta quarta-feira, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, disposto a colocar fim em um pesadelo que persegue o técnico Cuca na Copa do Brasil. A decisão da vaga nas quartas de final é um desafio pessoal ao técnico, que jamais obteve sucesso no torneio.



É verdade que poucas vezes Cuca esteve nesta disputa. Em 2017, participa da 12ª vez da Copa do Brasil e o mais próximo que esteve do pódio foi em 2007 e 2008.



Há dez anos, o treinador disputou uma vaga na final diante do Figueirense e acabou eliminado após derrota por 2 a 0 em Florianópolis e vitória por 3 a 1 no Rio de Janeiro, no jogo que ficou lembrado por erros da ex-auxiliar Ana Paula de Oliveira.



Na temporada seguinte, ele chegou à semifinal com o Botafogo e tinha em mãos uma equipe tida como favorita. Isso porque do outro lado estava o Corinthians, recém-rebaixado à Série B do Brasileiro, e o outro confronto envolvia Sport e Vasco, que tinha elencos inferiores.



Mas caiu, como ocorreu na estreia (quando enfrentou pelo Avaí o Caxias de Tite, hoje técnico da seleção) e na última participação, sendo o Palmeiras eliminado pelo Grêmio do técnico Renato Gaúcho - e que foi campeão do torneio em 2016.



Nesta quarta-feira, o Palmeiras joga por um simples empate (com ou sem gols) porque venceu em São Paulo por 1 a 0. Se for derrotado pelo menos placar, a decisão será nos pênaltis. Revés por dois ou mais gols de diferença classificará o Inter.





Cuca grita com o time durante partida da Libertadores



2000: primeira fase



Técnico do Avaí, Cuca estreou como técnico na Copa do Brasil na edição de 2000. Mas foi uma campanha para ser esquecida. O treinador caiu na primeira fase para o Caxias.



Talvez poucos se lembrem, mas o Caxias naquele ano era comandado por Tite, ainda um jovem técnico, embora estivesse há dez anos no mercado (sempre em equipes pequenas).



Mas em 2000 Tite conseguiu destaque. Foi campeão gaúcho e levou o time de Caxias do Sul até a terceira fase da Copa do Brasil, sendo eliminado pelo Cruzeiro.



2002: segunda fase



Na segunda participação no torneio, Cuca dirigia o Criciúma, que tinha elenco modesto. Eliminou o Gama na primeira fase, mas caiu para a Portuguesa na rodada seguinte.



Vale lembrar que a Lusa tinha um time competitivo no primeiro semestre de 2002, com o goleiro Bosco, o zagueiro Rogério Pinheiro (ex-São Paulo), o lateral Mácio Goiano, o meia Souza e os atacantes Sinval e Alex Afonso. O técnico era Valdir Espinosa.



2003: semifinal



Era a melhor campanha do Goiás na história da Copa do Brasil. O time esmeraldino eliminou Ipatinga, Ituano, Botafogo e São Paulo. Encontrou o Cruzeiro na semifinal e não resistiu. Cuca fez parte da eliminação, mas, verdade seja dita, ele só participou de um jogo, que foi a partida de volta da semifinal contra o rival mineiro.



Ele substituiu Candinho, teve poucos dias para treinar e preparar o Goiás. Foi eliminado por um rival favorito, treinado por Vanderlei Luxemburgo (o Cruzeiro fez 100 pontos, 100 gols) e portanto não houve muito lamento pelo revés de 2 a 1.



2005: oitavas



Com o Flamengo, Cuca foi vítima de uma verdadeira zebra.



Foi eliminado pelo Ceará após perder em pleno Maracanã por 2 a 0. Na volta, em Fortaleza, apenas um empate por 1 a 1 foi fatal.



Na campanha, o Flamengo eliminou River-PI e Ypiranga-AP e estava invicto.





Cuca comandou o Fla na Copa do Brasil de 2005 e 2009



2007: semifinal



Agora com o Botafogo, clube que ajudou a reestruturar, havia boas expectativas. Eliminou CSA, Ceará e Coritiba nas primeiras fases, e estava invicto.



Teve um duro duelo contra o Atlético-MG nas quartas de final. Empatou em Belo Horizonte sem gols, mas venceu no Rio de Janeiro por 2 a 1 e avançou.



Na semifinal, enfrentou o Figueirense. Como do outro lado jogariam Fluminense e Brasiliense, não foram poucos os que apostaram em clássico carioca na final. Mas erraram. O time das Laranjeiras até fez a parte dele, mas o Botafogo fracassou.



Perdeu em Florianópolis por 2 a 0 e no Rio de Janeiro venceu por 3 a 1, mas o gol fora acabou eliminando a equipe. Mas aquele jogo teve outra marca. O time da estrela solitária teve dois gols mal anulados pela assistente Ana Paula de Oliveira.



Aos 12 minutos do primeiro tempo, ela anulou tento legítimo de Zé Roberto. Aos 27, foi a vez de anular outro gol legítimo, dessa vez de Vagner.



"Ela é totalmente despreparada. Errou dois lances seguidos. Não vejo mulher em Copa do Mundo, não vi mulher na final da Liga dos Campeões nem nas decisões mais importantes do mundo, mas colocaram uma mulher hoje, justo contra o Botafogo, que nos deu um prejuízo de R$ 2,5 milhões, além da tristeza e sofrimento da torcida e abatimento dos jogadores", disse Carlos Augusto Montenegro, vice de futebol do Botafogo, na época.



2008: semifinal



Foi a melhor campanha de um time de Cuca na Copa do Brasil.



Com o Botafogo, ele eliminou Atlético-MG (quartas), Portuguesa (oitavas), River-PI (segunda fase) e Rio Branco-AC (primeira fase). Na semifinal, encontrou o Corinthians.



Contrariando a lógica das últimas décadas, o Botafogo era favorito ao confronto. Isso porque o rival vivia uma fase de reestruturação após cair para a Série B. Tinha um time recém formado por Mano Menezes e sob o qual pairavam muitas incógnitas.



O Botafogo venceu no Rio de Janeiro por 2 a 1, de virada, em um claro sinal de que o duelo não era assim tão desequilibrado para o lado corintiano. A volta foi no Morumbi.



O Corinthians fez 1 a 0 com Acosta. O Botafogo empatou com Renato Silva, mas sofreu depois um gol de Chicão. A partida foi definida nos pênaltis. O time paulista acertou as cinco cobranças e ainda viu o goleiro Felipe defender o chute de Zé Carlos.



2009: quartas de final



De volta ao Flamengo, fazia boa campanha na Copa do Brasil até encontrar o Internacional na semifinal. Empate sem gols, no Rio de Janeiro, e derrota por 2 a 1, em Porto Alegre, tiraram o sonho de Cuca, semifinalista nos dois anos anteriores, de ser campeão.



Na campanha, o time rubro-negro eliminou Ivinhema, Remo e Fortaleza.



2010: demitido/quartas



Cuca começou a Copa do Brasil desse ano pelo Fluminense, mas não terminou. Comandou o time até a primeira partida das oitavas de final contra a Portuguesa (triunfo por 1 a 0, no Canindé). Depois foi demitido.



Com Mário Marques (interino) e Muricy Ramalho, o time das Laranjeiras chegaria até quartas de final, sendo eliminado pelo Grêmio.



2012: oitavas



O Atlético-MG de Cuca passou com facilidade pelas duas primeira fase do torneio. Bateu o Cene por 3 a 1 e goleou o Peñarol-AM por 5 a 0, eliminando assim o jogo de volta da competição. Nas oitavas encontrou o Goiás, que estava na Série B.



O time de Belo Horizonte era favorito contra a equipe de Enderson Moreira. A derrota por 2 a 0 no jogo de ida, em Goiânia, deveria ter ligado o sinal de alerta. Não ligou.



Na volta, o Atlético-MG fez 2 a 0 com 26 minutos do primeiro tempo e se tranquilizou. O tempo passou, a equipe não marcou mais e, pior, sofreu gol do rival a quatro minutos do apito final. Torcedores ficaram irritados com a eliminação.



2013: oitavas



A eliminação foi sofrida. A equipe foi goleada por 4 a 2 pelo Botafogo, de Oswaldo de Oliveira, no jogo no Rio de Janeiro. Na volta, em Belo Horizonte, bastava vitória por 2 a 0 para avançar, mas o Atlético-MG ficou em um empate por 2 a 2 e saiu do torneio.



Como o Atlético-MG estava na Copa Libertadores, a equipe entrou direto nas oitavas.



2016: quartas



Cuca comandou o Palmeiras no ano passado e foi eliminado pelo Grêmio, clube que se sagraria campeão, nas quartas de final após derrota por 2 a 1 e empate por 1 a 1.



Antes, havia passado pelo Botafogo-PB com duas vitórias: 3 a 0 e 1 a 0.



Times para a decisão



O Palmeiras pode ter no time titular o zagueiro Edu Dracena e o lateral esquerdo Zé Roberto, que foram poupados na derrota por 2 a 0 para o São Paulo, no Morumbi, no último sábado, pelo Campeonato Brasileiro.



A dúvida de Cuca é no ataque: Roger Guedes e Willian disputam posição pelo lado direito. O primeiro leva vantagem, segundo os treinamentos da semana.



Já o Inter será treinado de forma interina por Odair Hellmann, uma vez que Antônio Carlos Zago foi demitido no último domingo. O time deve ser o mesmo que perdeu para o Paysandu por 1 a 0, em Belém, no último sábado, pela Série B.



Só o atacante William Pottker é desfalque certo porque já defendeu a Ponte Preta na Copa do Brasil e não pode mais jogar. Marcelo Cirino deve ser o substituto.



Ficha técnica



INTERNACIONAL X PALMEIRAS




Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)

Data: 31 de maio de 2017, domingo

Horário: 21h45 (de Brasília)

Árbitro: Ricardo Marques Ribeira (MG)

Assistentes: Márcio Eustáquio S Santiago e Pablo Almeida da Costa (ambos de MG)



INTERNACIONAL: Danilo Fernandes; William, Léo Ortiz, Victor Cuesta, Uendel; Edenilson, Rodrigo Dourado (Charles), Felipe Gutiérrez, D?Alessandro; Marcelo Cirino e Nico López. Técnico: Odair Hellmann (interino)



PALMEIRAS: Fernando Prass; Jean, Mina, Edu Dracena e Zé Roberto; Tchê Tchê, Felipe Melo e Guerra; Roger Guedes (Willian), Dudu e Borja. Técnico: Cuca



VEJA TAMBÉM
- GABRIEL JESUS PARA O MUNDIAL? Diretoria Alviverde de olho em provável saída do atacante do Arsenal
- Chelsea prepara oferta milionária por Estêvão, promessa do Palmeiras.
- Palmeiras busca penta na Copa do Brasil de olho em mais de R$ 90 milhões





8616 visitas - Fonte: ESPN

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Que escalacao eh essa? O Guerra nem viajou.. nao eh isso???

O Predador no Allianz parque não passa de uma lebre fora de casa, no Allianz é Leão, fora de casa vira uma gazela

li uma noticia a pouco que dhzia . sem guerra palmeiras chega a porto alegue . agora to vendo a escalasao e o guerra ta escalado .que porra d apricativo é esse ..

Esse aplicativo que deveria ter a função de motivar a equipe e a torcida com publicações negativas.Deve ser um curintiano q gerencia esse negócio. O verdão vai se impor e iremos seguir consolidar mais um título para a nossa rica galeria.

DESBLOQUEAMOS OS CANAIS PREMIERE, TELECINE, HBO, COMBATE E CANAIS ADULTOS PARA ASSINANTE DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA.
WHATSAP 11949348549

passado já era , vamos acreditar no time nos dias atuais ,e esqueçamos o que passou ,e ridículo esse aplicativo com essas msgs

esse aplicativo deveria ser do curintia que é cheio de superstição ,cada jogo é um jogo ,e o CUCA voltou pq tem confiança no time é no trabalho dele
agora parem de ficar com essas postagens idiotas igual a quem postou

DESBLOQUEAMOS OS CANAIS PREMIERE, TELECINE, HBO, COMBATE E CANAIS ADULTOS PARA ASSINANTE DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA.
WHATSAP 11949348549

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras