Libertadores: sede da final em jogo único precisa ter "apelo turístico"

16/6/2017 11:11

Libertadores: sede da final em jogo único precisa ter "apelo turístico"

Em reunião realizada no Paraguai, só um clube foi frontalmente contra a ideia: a LDU, que não faz parte da Comissão de Clubes e entrou de penetra no encontro

Libertadores: sede da final em jogo único precisa ter

A Conmebol avança rápido na direção de estabelecer uma partida única para a final da Libertadores. O presidente da entidade, Alejandro Domínguez, lançou a ideia nesta semana, durante a primeira reunião da Comissão de Clubes criada pela entidade. A decisão só será anunciada em dezembro, no sorteio dos grupos da Libertadores de 2018, mas a boa recepção por parte dos clubes faz a Conmebol se mover para viabilizar o plano de Domínguez.







Durante a reunião dos clubes, o presidente do River Plate, Rodolfo D'onofrio, lembrou que seu time levou 20 mil torcedores para o Mundial de Clubes de 2015. A invasão corintiana ao Japão em 2012 foi citada, assim como a grande quantidade de torcedores do Inter em Abu Dhabi e do Atlético-MG no Marrocos. Não haveria risco, avalia-se na Conmebol, de a final não atrair pouco público.



O que já está claro na entidade: a cidade que quiser abrigar a final terá que oferecer atrativos e estrutura para além do estádio onde se disputará a decisão. Os entusiastas do jogo único lembram que os times da América do Sul são capazes de mobilizar grande quantidade de torcedores – e que é bom essa gente toda ter o que fazer e onde se hospedar antes da partida.



Cidades que combinem futebol e vocação turística, portanto, largam na frente. O Rio de Janeiro é o candidato mais forte a receber a primeira final nesse formato, já em 2018. Sua única concorrente declarada é Lima, capital do Peru. Dentro do Conselho da Conmebol (o órgão que toma as principais decisões) há quem defenda que essa partida seja em Miami.



A mudança no formato de disputa provavelmente vai resultar em alterações no calendário. A Conmebol quer aumentar o tempo entre a semifinal e a final, para dar tempo às torcidas planejarem suas viagens. É uma maneira, avalia a confederação, de mitigar as dificuldades de logística que existem no continente.



Transformar o jogo final da Libertadores num evento semelhante ao que a Uefa faz na Liga dos Campeões é um sonho antigo de Alejandro Domínguez e seus auxiliares. O plano seria discutido – e provavelmente efetivado – no ano passado. O acidente com o avião da Chapecoense cancelou o Congresso da entidade, que seria realizado em Montevidéu, e congelou essa discussão. Até agora.



PENETRA FOI CONTRA

Durante a reunião da Comissão de Clubes em que se discutiu a final em jogo único, representantes de vários times fizeram ponderações e pediram para a ideia ser estudada com mais cuidado. Mas só um clube foi frontalmente contra: a LDU, do Equador, que entrou de penetra no encontro.



Fazem parte da Comissão de Clubes os 16 times que avançaram às oitavas de final da Libertadores deste ano – o que não é o caso da LDU, cujo representante não apenas entrou na reunião como pediu a palavra e criticou a proposta da final em jogo único.



A LDU participou 17 vezes da Libertadores e chegou à final uma vez, em 2008, quando derrotou o Fluminense e conquistou o título. Segundo o GloboEsporte.com apurou, a intervenção do cartola da LDU irritou a cúpula da Conmebol, que mantém sua convicção de adotar a final em jogo único.



Na mesma reunião, clubes argentinos apresentaram a proposta de adaptar o calendário do futebol sul-americano ao europeu. A resistência a esta ideia, sobretudo no Brasil, é muito grande. Motivo pelo qual não deve prosperar.



VEJA TAMBÉM
- DIA DE JOGO DO VERDÃO! Palmeiras vai ao Uruguai para enfrentar o Independiente del Valle pela terceira rodada da Libertadores
- Estevão completa 17 anos e passa por processo que auxiliou Flaco no Palmeiras.
- Rony destaca experiência na altitude e foca oportunidade contra Del Valle.





24711 visitas - Fonte: Globoesporte.com

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

uma final da liberta na europa iria ser a groria pros jogadores . tabem creses o interece pela libertadores

tinia que fazer uma final na europa

Demorou ! Acho que vai valorizar mais a competição e dar mais entusiasmo.

Funciona na Europa pois os europeus tem plenas condições de se locomover por lá, podem arcar tranquilamente com passagem e hospedagem! Falaram em uma final disputada em Miami, quantas pessoas possuem visto americano? Quantas podem gastar uma fortuna em dólares? Já é difícil para um brasileiro, imagina em outros países menos desenvolvidos da América Latina... Acho a ideia válida, mas existem outras questões que precisam ser resolvidas antes...

oi boa tarde desbloqueio todos os canais fechados de TV por assinatura de qualquer lugar do Brasil premiê combate telecine HBO Fox PFC e canais adultos também reduzimos o valor da sua fatura mais informações sobre o assunto chamar no ZAP 11961004639

jogo único e o torcedor que se fodam né seus filha dá puta

palhaçada . prefiro do jeito que estar . ida e volta . ambas torcidas podem ver o jogo

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras