Marcos lembra título de 99 e vê Palmeiras forte na luta por bi da Libertadores

16/6/2017 19:10

Marcos lembra título de 99 e vê Palmeiras forte na luta por bi da Libertadores

No dia em que se comemora 18 anos da histórica conquista, ídolo alviverde diz que Verdão deste ano é o de maior qualidade montado pelo clube na busca por segundo caneco continental

 Marcos lembra título de 99 e vê Palmeiras forte na luta por bi da Libertadores

Marcos repete nesta sexta-feira seu tradicional gesto de comemoração (Foto: Henrique Toth)



O dia 16 de junho tem um significado muito especial para o Palmeiras. Nesta data, em 1999, a América era pintada de verde, e a obsessão da torcida virava realidade pela primeira vez. Para um jogador, o torneio foi ainda mais saboroso. O ex-goleiro Marcos, que foi "canonizado" pelos palmeirenses e virou São Marcos, lembra com muito carinho das partidas que o fizeram ser eleito o melhor atleta do continente.





O tão desejado troféu não veio tão facilmente. Os comandados pelo técnico Felipão, após uma derrota por 1 a 0 para o Deportivo Cali, na Colômbia, conseguiram igualar o placar agregado vencendo por 2 a 1 a partida de volta disputada no estádio Palestra Itália.



– Eu lembro que estávamos concentrados em Barueri. Achávamos que seria mais simples do que foi... Emocionante, né? O Palmeiras sempre teve isso de dificultar uma coisa que parecia mais simples. Tínhamos um time muito bom – contou Marcos, um dos heróis da inédita conquista alviverde.



Nas cobranças de pênaltis, o Palmeiras tinha um santo de baixo das traves, que já havia se consagrado fechando o gol contra o Corinthians e defendendo a cobrança de Vampeta nas quartas de final. Contra os colombianos, na decisão, sobrou para Zapata bater. Marcos não precisou nem se esforçar, apenas acompanhou com os olhos a bola ir para fora transformar o Verdão em campeão da América.



– O cara era o melhor batedor de pênalti deles. Dudamel era o goleiro, fazia uma cera desgraçada, e o juizão não deu nada – disse Marcos sobre Zapata.



As atuações do goleiro do Palmeiras durante a competição continental, como a contra o River Plate, na Argentina, renderam o prêmio de melhor jogador da Libertadores, troféu considerado por ele seu maior título no clube.



– Marcou a minha carreira, ganhei a chavinha de melhor jogador (da Libertadores). Entrei na competição no fim da primeira fase, depois que o Velloso se machucou, e acabei sendo o melhor jogador. Foi o meu maior título no Palmeiras. A Libertadores era uma coisa que o time não tinha também, por isso que para mim é valiosa.



Desde 1999 o Palmeiras participou mais oito vezes da Libertadores – 2000, 2001, 2005, 2006, 2009, 2013, 2016 e 2017 – e chegou em apenas mais uma final, em 2000, quando foi batido pelo argentino Boca Juniors na disputa por pênaltis.





Marcos concede entrevista nesta sexta-feira (Foto: Henrique Toth)



Na atual temporada, o Verdão entrou na Libertadores com pinta de favorito e deposita muitas fichas na conquista do bicampeonato da competição. Questionado se o time atual é o que mais tem potencial para levantar o troféu desde o triênio 1999, 2000 e 2001, Marcos diz que sim.



– De qualidade de elenco, sim. A questão da Libertadores é que você não está concentrado só nela. Você também disputa outras. Tem toda uma trajetória para chegar lá. Em 1999, chegamos na semifinal da Copa do Brasil, na mesma semana final do Paulista e final da Libertadores lá na Colômbia. Depois voltou para jogar contra o Corinthians e a final da Libertadores em casa. Precisa de um elenco bom – comentou o ex-goleiro.



– O que qualifica o Palmeiras é a quantidade do elenco, isso é fundamental. Não pode abrir mão de tudo na Libertadores porque se você sai fora vai fazer o que com o resto? É bom começar a correr no Brasileirão também. Difícil ver o Corinthians perder quatro jogos seguidos. Se deixar abrir muito não pega mais – acrescentou.



VEJA TAMBÉM
- BRILHANDO NA ITÁLIA! Nova contratado do Palmeiras, Felipe Anderson faz partidaça no italiano
- Dono do Botafogo questiona incoerência de Leila do Palmeiras sobre manipulação
- Indefinição sobre Joia do Palmeiras gera sondagens e possíveis mudanças no destino





6795 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

esse dia foi emocionante, quando vejo vídeos chega caí lágrimas dos olhos

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras