Borja de verdade x Borja de mentira

25/6/2017 15:08

Borja de verdade x Borja de mentira

Borja de verdade x Borja de mentira

Em 1999, quando o Palmeiras chegou à final da Libertadores, surgiu de repente no mundo, impactando severamente o noticiário esportivo brasileiro e paulista, o nome de um talento inacreditável do esporte: Victor Bonilla, o possante centroavante do Deportivo Cali, autor de magníficos cinco gols ao longo da competição, camisa 9 negro, forte, 28 anos de idade e implacável no jogo aéreo. Um monstro que representaria, por duas semanas, a última ameaça ao sonho palmeirense de conquistar o continente.





O curioso é que ninguém conhecia a fera pra valer. Ninguém vira Bonilla antes na seleção, na Europa e tampouco aparecia seu nome nos famigerados boatos de contratações. FLAMENGO DE OLHO EM CENTROAVANTE COLOMBIANO nunca foi uma manchete para Victor Bonilla. Eram outros tempos, amigo e amiga. Poucos jogos da Libertadores passavam na TV, e a demanda por assinaturas de TV a cabo era bem menor que hoje. Praticamente não dava para saber de verdade a bola que jogavam os gringos mais periféricos. O River Plate eliminado na semifinal, com Sorin, Gallardo e Saviola, a gente conhecia, mas o Deportivo Cali? Era no boca-a-boca colhido aqui e ali, três ou quatro jogos de fato assistidos, a internet não era esse paraíso das estatísticas (e do acesso), de modo que o vazio analítico foi preenchido com uma demão generosa e superlativa de adjetivos para o matador de Cali. A descrição era de dar medo.



E o jogo de ida foi 1x0, gol de Bonilla, de cabeça. Era realmente um fenômeno. Sabe Deus como conseguimos frear este atacante completo na partida de volta. Ele não bateu pênalti, e até hoje me pergunto o motivo. Modéstia, talvez? Não queria humilhar São Marcos? Enfim. Quinze dias após aquela final, Bonilla marcava seu primeiro gol pela seleção colombiana. Foram 4, ao todo, e não muitas convocações e titularidades. Após 8 anos de Deportivo Cali, foi jogar no Real Sociedad. Depois, Salamanca. Bora pra França: Toulouse, Nantes, Montepellier. Não consta que tenha ganhado taças ou estátuas por onde passou. Bonilla, o último pesadelo daquela Libertadores, teve dois ou três anos de futebol de alto nível, o que lhe rendeu uma ida (discreta) para o futebol europeu e uma passagem (tímida) pela seleção.



Borja



São outros tempos, e o amigo e a amiga podem vir aqui e me jurar que assistiram toda a campanha do Nacional de Medellín na Sul-Americana. Tentarei acreditar. Passa tudo, ao vivo e em videoteipe, no cabo de hoje em dia. Contando a portentosa Sula, portanto, estamos falando do quê, 10, 12 jogos, somando os quatro da Libertadores? Assistimos ao campeonato colombiano? O Mundial Interclubes conta? Se contar, é uma pena, pois os colombianos não jogaram nada. A gente realmente conhecia o Borja? Sim, a pergunta é para comparar com o caso Bonilla, de duas décadas atrás: com tão mais informação à disposição, será que agimos como se estivéssemos em 99 e compramos, mais que um jogador, uma fama? Teríamos chutado Oséas para ficar com Bonilla?



A fama do Borja é uma fama que levantou a taça, esmagou o São Paulo (lembro que compramos o Gioino certa vez, quando este, no Chile, fez 3 gols no São Paulo) e passou em HD bonitão por aqui jogando uma Sula sem peso. A China estava na parada, o cara abriu mão de dinheiro para vir pra cá, mas é forte a narrativa de nossos verões com diretores de futebol "monitorando" atletas com muito dinheiro à disposição. A narrativa casa com o vasto tempo e espaço que temos que preencher nos sites e tevês que, sem jogos para transmitir durante as pré-temporadas, precisam criar atrativos novos tal qual os radialistas dos anos 50 quando aumentavam, nas narrações, os dribles dos atacantes, para os ouvintes imaginarem algo mais belo do que a realidade seria.



Ninguém quer um narrador de rádio que fala só a verdade descrita, sem adjetivos, e ninguém resiste a um atacante colombiano forte e matador cobiçado do outro lado do mundo e que custa muito, muito caro, mas olha, dá para negociar, o cara quer vir, o cofre está cheio, a torcida de repente abraçou a causa, e por que não comprar? Pronto, o Borja está comprado. O mapa de calor e as mesas táticas, assim como o game da Globo, não nos contam muito bem o jogo de futebol. A gente pagou uma fortuna antes, para conhecer de verdade o jogador depois.



E quem é o Borja de verdade?



Em 1.250 minutos de futebol pelo clube, fez 7 gols. Perdeu um pênalti. Dos gols que marcou, um abriu o placar, outro desempatou um jogo, e os outros cinco saíram quando o Palmeiras já vencia. Estes são os números. Minha opinião de bola rolando é que fora da área a canela dele é maior que os pés. Dá pouca sequência em jogadas que demandam técnica, comete muitos erros simples, e quando eu digo "muitos", é claro que isso inclui a teoria da relatividade, ou seja, é "muito" em relação ao Borja tal qual imaginei que ele era. É hora de se adequar ao Borja real.



E o Borja real, concluo após ver o suficiente, não custaria tudo que custou se o trabalho prévio de pesquisa fosse bem feito. É um jogador com chute muito forte, um finalizador acima da média, cabeceia bem, o arranque é potente, sem dúvida é um bom jogador. Para manter o foco só no jogo jogado, não vou detalhar o que penso sobre a parte anímica, do coração e da alma do camisa 9, algo que também muito me preocupa. Sonhamos, porém, com um craque, pagamos por ele um valor de craque, mas nosso centroavante não é um craque. E isso não precisa ser um problema. O conserto começa pelos torcedores cobrarem o Borja pelo que ele é de verdade, não pelo que ele é de mentira.



E cobrarmos quem tem o talão de cheques do clube no bolso. Alexandre Mattos, após um 2015 confuso, acertou em cheio em dois negócios para 2016: Mina e Moisés. Nenhum dos dois demandou o dinheiro que foi gasto com Borja. As duas contratações envolveram criatividade e convicção, deram muito certo em campo e foram economicamente coerentes com o tamanho das apostas.



Tenho dúvidas da convicção diretiva quando comprou Borja, em parte porque é a mesma turma que quis apostar em Michel Bastos. Era muito fácil atender a febre popular pedindo o jogador, e na imprensa nada depunha contra o atacante. Mas será que o Mattos está tão surpreso quanto eu e, talvez, você, ao ver Borja jogar?



Se formos cobrar o camisa 9 para que ele faça valer o que custou, vamos nos frustrar. No entanto, ele cabe no time e por mim ficaria nele até o duelo com o Barcelona. Tenho um pouco de esperança que mostre mais futebol até lá.



VEJA TAMBÉM
- Estêvão marca gol da vitória do Palmeiras sobre o Cuiabá na Arena Pantanal
- Vitória do Palmeiras com gols de Lázaro e Estêvão: confira as notas!
- Abel escala Palmeiras sem Veiga e com Rony titular para partida contra Cuiabá





35076 visitas - Fonte: ESPN FC

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Infelizmente pegamos uma bucha ,o Borja não acerta nem passe de chapa,precisa entrar mais focado,tem menosprezo ao bater na bola ...

ultrapassaram o limite da educação urbana ...

Matéria covarde de um jornalista covarde de um pequeno canal. Deveriam ficar com o futebol americano e basebol. Porque no futebol,....aff

Quem escreveu esse texto enorme deve ser corintiano querendo comparar borja com esse cara ai... Borja ainda vai jogar muito ou voces se esqueceram que o guerra começou mal foi pro banco e hoje ta jogando muito

sem duvida nem uma borja e matador apenas acho que ainda nao se adaptou ao estilo de jogo de seus companheiros a bola nao chega quando chega e so no chutao assim e dificil jogar tem potencial e isso nenguem pode contestar.

obrigado Borja..mas boa sorte..

boa terde se vcs nao sabem o bigode ta suspenso por cartao amarelo

Borjas titular...

time FDP não segura um resultado nem meio minuto

Borjas era pra está em campo junto com o Guerra, era só colocar o bigode no lugar do Erik que não faz nada e o Borjas dentro da área.

o Cuca ta de brincadeira po coloca em campo um time de 5 categoria psra jogsr contra a ponte em campinas e se ganhsr la sera merito do Cuca engsna-se e merito de uns 3 ou 4 jogsdores.

Deixa de matéria nojenta, respeitem Borja, ele não tem que fazer gol em todos os jogos,! Só ficou 90 minutos e um jogo apenas! Isso não é parâmetro!Borja é um dos melhores jogadores e ainda vai calar a boca dessa imprensa tendenciosa e gamba

o cara joga muito ....mais para fazer gol a bola tem que chegar nele ....MATÉRIA RIDÍCULA...Quem escreveu deve sem contra o PALMEIRAS

hoje tem palmeiras
dalle dalle porco

Essa notícia nos enche de raiva, mas foi o que aconteceu com a contratação do Borja. Ouvimos dizer que joga muita bola, foi eleito o melhor da libertadores e no Palmeiras não está jogando no padrão de um camisa 9. O custo benefício está muito aquém do que foi desembolsado. Será que de uma hora pra outra ele vira da água pro vinho ? A resposta virá com o tempo e os questionamentos tb. Vamos ver quem estará vestindo a camisa do Verdao na próxima temporada. O texto não é uma crítica está sendo um alerta.

É só trocar, coloca o Borja na zaga e o Mina no ataque.

Ridícula essa matéria. Vamos ser vi campeões libertadores e mundial

matéria ridicula
a pessoa que fez essa matéria, apenas expressou o que pensa
Borja é um Romário na vida
n9 garrafão faz os gols
o grupo ñ aceita o estilo de jogo, por issso as bolas ñ chegam como deveria.
Borja é um monstro um goleador e nunca vai dar certo Jesse time egoista

o cara que coloca essas matérias aqui deve ser corintiano ou são paulino esse arrombado

não tem matéria pra colocar fica quieto não coloca essas bostas não seus fdp

confio no futebol de Borja. Palmeiras no da libertadores

ESPN vai toma no meio do seu CÚ

ah mano vai sfd

o investimento agora seria adequar um estilo de jogo para um matador: Borja é isto

o Borja so não SABE marcar, Mas sabe fazer gool

só podia ser ESPN mesmo.

pra que por aqui essa merda de matéria feita pela pequena e ridícula espn.
vsf

matéria ridicula

humilha o seu cu o Marcão é foda pegaria se fosse ele

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras