Está tudo no peito de Alexandre Mattos

7/8/2017 20:18

Está tudo no peito de Alexandre Mattos

Está tudo no peito de Alexandre Mattos

Quem tem a perder quarta-feira é Alexandre Mattos. Cuca, que nem sempre fala o que realmente pensa, tem repetido que "depois do dia nove, vem o dia dez", e isso é uma certeza mesmo, digo, não a óbvia sucessão dos dias, mas a permanência do homem da calça vinho no calendário alviverde, aconteça o que acontecer no duelo pela Libertadores. O elenco, soterrado pelas muletas da ala submissa da torcida, não tem por onde ser modificado de forma radical em caso de eliminação, e nem deveria: a saída de Felipe Melo parece ter sido suficiente para a areia debaixo do mar, aquela que a gente não vê, mas sente, se assentar, ficar mais lisinha, menos esburacada. O destino nos reservará um segundo turno inteirinho, sem distrações, em caso de revés diante do Barcelona, e é plausível esperar desempenho e resultado suficientes para, no mínimo, a manutenção do 4º lugar. A torcida continuará sendo a torcida, mas e Alexandre Mattos? Este é o único que depende de quarta-feira.





Alexandre Mattos tem uma equipe de olheiros atuantes. Ao menos um deles foi um grande jogador de futebol, da seleção e tal. São estes, e não sabemos quantos são, os olhos de Mattos no que tange o jogo jogado. Não vemos suas faces, não sabemos onde estão nem com quem falam, o que é, claro, normal. O negócio do Mattos é, olha só, fazer negócio, e, tal qual aconteceu no Cruzeiro, sua postura, sobretudo dos muros pra dentro, é asfixiante e totalitária, o departamento de futebol vira um filhote de gato pego pelo pescoço, e sua atuação é frenética. O Palmeiras de 2015, com urgência de renovação, era tudo que seu modelo de gestão sonhava. Faltou papel na impressora de tanto contrato pra assinar. Muito negócio ruim foi feito. As taças de 15 e 16 anestesiam toda análise mais dura, mas me apego aos casos de Mina e Moisés, em 2016, e Dudu, no ano anterior, para apontar acertos, cada um ao seu modo.



Modos. Investir na hora certa, amarrar um atleta a promessas para não perdê-lo para a Europa, fazer apostas silenciosas que não estavam no tal do radar do mercado. Está dado o mérito. O outro lado esbarra em relações conflituosas nas duas pontas, tanto com Cuca/outros técnicos, quanto com Leila/outros poderes. A atuação de Mattos transborda e nunca aquieta. Mattos é o pé no acelerador que, uma hora, ou estoura as marchas ou encontra o muro - e isto pode estar a um passo de acontecer, pois foi dele que saiu o elenco de 2017, cujo planejamento não é razoável nem saudável, seja pela base que não compõe grupo (menino da base não dá prêmio de executivo pra ninguém), pelos atletas como Michel e Melo que foram exatamente o que a caricatura negativa previa que fossem, pelo começo, meio e fim da relação com Baptista, pela renovação com Zé Roberto ao invés de investir na posição e (nos) poupar (d)o Egídio, e por mais uma porção, eu diria uma dezena, de falhas.



Nenhuma, porém, supera Miguel Borja - e eu já adianto que ter um blog público envolve falar de forma crítica antes de partidas, e se vier de Borja a melhor atuação em campo na quarta-feira, a cerveja é por minha conta e pago feliz, mas nem isso desmentirá o que todo palmeirense já viu em 30 jogos. Vejam bem: uma coisa é você pagar 10 reais por um CD da Laura Pausini, e achar, depois de ouvi-lo, que ele custava no máximo 5. Estamos falando de metade do valor e de valor pequeno, quase uma margem de erro. Foram mais de 30 milhões de Reais por 70% do Borja. Pouquíssimos torcedores ainda acham que ele valeria pelo menos metade disso. Tendo a achar que não valia sequer três destes milhões, ou seja, 10% do que custou. O investimento foi custoso, não só pelas cifras, à Crefisa, cuja dona é cega de confiança pelo diretor. A empresa de "crédito" fez aditivo em contrato, bancou as luvas e o custo total da transação que pode se tornar o símbolo de um 2017 de insucesso - e aí, quem vai defender Mattos de sua decisão? A Leila?



Sigo assustado com o camisa 9. Já tenho um conceito a respeito. Cuca também tem, e foi do treinador que partiu a súplica por outros nomes de ataque. As semanas em busca do "sim" de Richarlison e Diego Souza só existiram porque Cuca tem um conceito bem definido sobre o futebol de Borja. O escala porque não existem outras opções para o setor, mas também porque a saia é justa, as cifras falam e a transação faz parte daquele enredo chato sobre uma patrocinadora que busca o mimo para ter mais voz - e aqui cabe outra questão ao Mattos: à Crefisa, que pagou, interessava trazer um jogador baseada no apelo popular que ele gerava, é disso que vivem, mas e à direção de futebol, não cabia uma análise técnica mais refinada? Ou foi cômodo embarcar nessa?



No fundo, Cuca faz malabares com isto e com outros pinos que estão em suas mãos, frutos da gestão medíocre de Galiotte. No caso Felipe Melo, Cuca saiu mais forte que Alexandre Mattos, e isso não é pouca coisa. Com Borja, sai como mocinho novamente, pois não nega chances ao comandado, e seu futebol, que fala sozinho, grita bem perto dos ouvidos do diretor de futebol, não de Cuca.



Erros de mais de 30 milhões de Reais são erros graves. Resultam em demissão e decadência de profissionais em qualquer área, exceto, talvez, no futebol. Se fosse o único erro, vá lá, ele viria à nossa mesa salpicado de atenuantes, mas não é o caso. Que a opinião pública e a gritaria clubista alteram a forma como o diretor movimenta os recursos do clube, todos sabem. Ainda assim, Mattos, que é a cabeça de uma empresa de observadores de futebol, "joga" quarta-feira contra uma vergonha pública difícil de ser restaurada. O Palmeiras já tem Libertadores e mil motivos para acordar dia dez, tal qual Cuca afirma, do mesmo jeito que acordou dia nove. Um diretor da moda que erra tanto com o maior orçamento de todos os tempos do futebol brasileiro? Este talvez tenha insônia.



Tá no peito dele. E que Atibaia relaxe, que a arquibancada ferva, e a gente fale, na quinta-feira, de uma classificação palmeirense com Dudu desvairado, Moisés abençoado, Jaílson e Prass juntos e tudo que tivermos direito. O jeito já não importa mais a esta altura dos acontecimentos.



VEJA TAMBÉM
- ÍDOLO DE SAÍDA? Após mau momento, Raphael Veiga é alvo de clubes do exterior
- Discurso Motivacional de Abel no Vestiário: Chave da Virada do Palmeiras na Libertadores.
- Luis Guilherme candidata-se a solucionar má fase de Veiga no Palmeiras





7353 visitas - Fonte: ESPN FC

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

2017 - inferno astral do verdão... foi... mas Cuca sabe montar times e Matos contratar, avante verdão!

Escrever um monte de lorota agora é fácil, quero ver que foi. contrário às contratações lá na época em que elas ocorreram. Se houve um erro, não foi o Mattos que errou, o técnico errou, os analistas erraram, os comentaristas erraram, os torcedores erraram, eu errei... faz parte, todo jogador é investimento de alto risco. Pato, Damião, Ganso, Wesley, Montillo, Conca, Luiz Fabiano... todos os clubes erram.

Texto oportunista e imediatista ou os palmeirenses esqueceram do time de 2014

O Mattos está sendo muito infantil,
além da bomba do Borja, ele foi buscar 5 reservas do Cruzeiro, não sei se foi para ajudar o Cruzeiro ou tem falcatrua atrás disso.
Na lateral direita ele, acredito, comprou o reserva do reserva e ainda pagou uma fortuna pelo fabiano.
vejamos: 7 milhões por 40%, se adicionarmos mais 10,5 milhões pelo outros 60%, vai dar um total de 17,5 milhões. Esse jogador como o Borja não valem 10% do valor pago. com tudo isso, volto a dizer o Sr Mattos fez muita lambança.
gostaria de saber sobre os 3 analistas de jogadores que o Palmeiras tem, eles entendem de futebol ou são amigos de diretores para terem um bpm salário.

Este texto é oportunista e tem fortes indícios de ter sido escrito, ou por algum jornalista com crenças divergentes com pensamento do torcedor palmeirense, ou por alguém pago por algum conselheiro de oposição, a grande maioria desta raça quer a dispensa do Mattos porque ele não deixa brecha para comissões nas negociações de jogadores do clube. Agora, tem alguns, que comentaram aqui, que simplesmente não conhecem futebol. Quanto a erros em contratações, eles sempre vão existir, mas o trabalho do Mattos, e também o do Cuca, são muito bons.

Acho tremendo oportunismo ficar criticando o Alexandre Mattos.
Para aqueles que acompanham futebol vou dar um exemplo que as vezes um jogador demora a produzir o que dele é esperado.
O exemplo refere-se ao Rodriguinho jogador do time de Itaquera. Foi o Alexandre Mattos que o levou do Bragantino para o América Mineiro.
Do time mineiro Rodriguinho veio para o time de Itaquera , não aprovou e foi emprestado para o Grêmio de Porto Alegre onde também não deslanchou.
Vejam só depois de sete anos o jogador começou a render o que dele se esperava.
Enfim , tem jogador que não se encaixa em um determinado esquema apenas isso.
No início do ano muito se falava do Diego e do Everton Ribeiro no Palmeiras , todos achavam que eram jogadores para resolver o meio de campo , a maioria dos torcedores queriam os dois jogadores no Palmeiras , achavam que o Alexandre Mattos deveria tê-los contratado.
Finalmente os dois jogadores foram anunciados como as grandes contratações do Flamengo : pergunto deram certo no time carioca ? estão rendendo aquilo que todos esperavam ? qual a colocação do Flamengo na tabela do campeonato brasileiro ?
É assim , futebol não é ciência exata , se fosse não teria muita graça.
Hoje estamos todos admirados com a campanha do time de Itaquera , inclusive eu. Mas pergunto se ao final do campeonato não forem campeões , o que será dos seus jogadores ? vão ser agredidos por torcedores inconformados ?
Viva o futebol , esporte que permite que o time aparentemente mais fraco pode se superar e ganhar do time teoricamente mais forte.
Avanti Palmeiras !!!!

quem comprou o Erick não foi o Mattos, e ele também na época era a sensação todo mundo queria, Borja é um grosso, mas quem diria isso ano passado??? eu sempre preferi o Pratto, mas o Borja era unanimidade, fazer o que???? paciência!!! vamos esperar que eu acredito. E viva o campeão do século.

Mil vezes o Alecsandro do que este cabeça de bagre do Borja.

é mt fácil falar depois... mas na época que contratou todo mundo elogiou... o nome disso ai é reporter de fim de semana, se o verdao foe campeão ele vai elogiar Mattos e o galiotte...

Puts, tem torcedor que aprova este texto. Bom pra contratar era o palaia, o tirone, frizzo.

Ok. ok. Concordo que com $$$$ é bem fácil comprar quem vc queira. Tivemos dezenas de jogadores abandonados, vendidos ou emprestados que não valeram a pena. Borja, M Bastos, Érik, Juninho, Lucas Barrios, Alecsandro, Rafa Marques, Arouca e por aí vai. Além, claro , do erro grotesco de entregar de graça aos gambás o Gabriel e gastar uma fortuna no F Melo. Complicado. A hora essa cara muito fraco. De cada 10, acerta 1. Por menos, com certeza, eu faria mais

o texto e coerente aos fatos, o desempenho de alguns contratados e outros mal avaliados demonstraram o erro na avaliação desse time..mas, como disse no texto: na quinta acordaremos classificados muito pelo o nível baixo do adversário e talento de alguns jogadores e comissão

esse Alexandre mattos tinha qui sair era chutado do palmeiras pra fora ..um cara desse compra uma merda de um erik .borja .michel basto.rafael veiga so gastou dinheiro comprando merda ..quase todo mundo fala qui ele e um bom direito .com dinheiro todo mundo e bom eu quero ver si ele e bom msm si ele fosse pra portuguesa sem dinheiro ai eu queria ver si ele era bom ..com dinheiro qualque um e bom menos Alexandre mattos qui so comprou jogador ruim

pelo jeito esse quer a turma do mustafa de volta. Aquele mesmo que gostava do bom e barato. o mesmo que colocou o palmeiras na segunda divisão. vai ser comentarista lá nos gambas e esquece o porco.

Concordo com o texto em partes.
Toda, repito, toda a imprensa brasileira parabenizou Matos por conseguir trazer Borja, que era até então, a sensação da Libertadores.
E a torcida tb criou uma enorme expectativa.
Até aí tudo normal.
Agora, quem, seja sincero, quem esperava q o Borja fosse tão mal ?????
Toda e qualquer negociação envolve risco de fracasso. E essa, APESAR de ter sido mapeado um risco pequeno na época, se mostrou um tremendo fracasso.
Nem por isso o Matos é um profissional fraco. É preciso fazer uma análise mais criteriosa e com menos emoção.

Vai falar merda assim lá nos gambás...o elenco do Palmeiras é titular em qualquer time, cabe ao Cuca montar um bom time, exemplo o Luxemburgo não montou o elenco do Sport mas está dando uma cara é competitividade ao Sport, cabe ao Cuca fazer o mesmo pois 2016 já foi é um dos melhores elencos está aí para fazer ele jogar, como o Levir Culpi está fazendo o Santos jogar e não pediu ninguém do elenco que lá está!! acorda Cuca pq o Matos fez a parte dele agora cabe a vc fazer a sua.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras