Histórico de recuperação pode motivar Verdão na Libertadores

8/8/2017 11:17

Histórico de recuperação pode motivar Verdão na Libertadores

No título continental de 1999, Verdão saiu em vantagem apenas uma vez no mata-mata. Em 2015, campanha vitoriosa da Copa do Brasil teve viradas contra Fluminense e Santos

Histórico de recuperação pode motivar Verdão na Libertadores

A conta é até simples para os palmeirenses. Para avançar às quartas de final da Libertadores sem necessidade de pênaltis, o time de Cuca precisa vencer o Barcelona de Guayaquil, nesta quarta-feira, às 21h45 (horário de Brasília), na arena, por dois gols de diferença.







No Equador, no início de julho, a equipe acabou derrotada por 1 a 0. Em São Paulo, um placar de 1 a 0 a favor do Verdão leva a decisão para as penalidades. Os rivais jogam pelo empate. Podem avançar até perdendo por um gol, desde que marquem na arena.



Virar um resultado adverso em mata-matas não chega a ser novidade para o Palmeiras. Exemplos positivos não faltam, tanto no passado, quando conquistou o torneio continental, quanto recentemente, como na Copa do Brasil de 2015. Veja alguns a seguir:



Libertadores-1999: viradas e emoção no Palestra Italia



Na vitoriosa campanha da Libertadores de 1999, o Palmeiras saiu em vantagem apenas uma vez nos mata-matas. Nas quartas de final, o time de Felipão abriu 2 a 0 sobre o Corinthians, placar que foi devolvido pelos alvinegros no jogo de volta. Nos pênaltis, começou a brilhar a estrela de São Marcos na classificação alviverde.



Uma fase antes, o Verdão abriu as oitavas contra o Vasco, então campeão do torneio e dono de uma longa invencibilidade em São Januário. Em São Paulo, no jogo de ida, empate por 1 a 1. No Rio de Janeiro, virada palmeirense por 4 a 2 e classificação heroica.



Ao eliminar o Corinthians, o Palmeiras avançou à semifinal para enfrentar o River Plate. No primeiro confronto, disputado na Argentina, o time da casa pressionou e viu Marcos em noite inspirada. No fim, a derrota por 1 a 0 foi até comemorada pelo time alviverde, que avançou para a decisão no jogo de volta com um incontestável 3 a 0 em grande atuação de Alex.



As finais contra o Deportivo Cali foram marcadas por mais emoção. E o enredo se repetiu, com derrota por 1 a 0 no jogo da Colômbia e mais uma grande atuação do Santo camisa 12. Na volta, vitória por 2 a 1 no Palestra Italia e título confirmado nas cobranças de pênaltis.



Copa do Brasil de 2015: primeiro título na casa nova



Após a reforma no antigo Palestra Italia, o palmeirense viu sua tradicional casa se transformar em uma arena multiuso. Mas, mesmo com mudança de nome, setores e estilo, uma coisa permaneceu inalterada: o apoio do torcedor.



Em 2015, na primeira temporada completa de volta ao seu estádio, o Verdão conquistou pela terceira vez a Copa do Brasil. E a trajetória palmeirense no torneio teve viradas importantes.



Nas oitavas, duas vitórias contra o Cruzeiro. Nas quartas, empate em Porto Alegre e vitória em São Paulo diante do Internacional.

Nas fases seguintes, porém, o time então comandado por Marcelo Oliveira precisou se recuperar de resultados negativos fora de casa.



Na semifinal, o Fluminense venceu o primeiro duelo no Maracanã por 2 a 1. Na volta, o mesmo placar a favor dos palmeirenses levou a decisão para as penalidades, quando brilhou a estrela de Fernando Prass.



Na final, o Santos saiu na frente na Vila Belmiro ao vencer por 1 a 0. Na arena, sem o gol fora de casa como critério de desempate, o Verdão ganhou por 2 a 1 e confirmou o título nos pênaltis, em mais uma grande atuação de Prass, com direito a gol do goleiro na última cobrança.



Outras viradas



A histórica conquista do Paulistão de 1993 veio após uma derrota alviverde por 1 a 0. No jogo de ida, no Morumbi, o Corinthians venceu o time de Vanderlei Luxemburgo com gol de Viola e imitação de porco na comemoração. A resposta ocorreu uma semana depois, com vitória por 3 a 0 no tempo normal e 1 a 0 na prorrogação. Era o fim do jejum palmeirense.



Em 1998, duas viradas do Verdão sobre o Cruzeiro. Na Copa do Brasil, os mineiros ganharam o jogo de ida por 1 a 0, no Mineirão. A volta, disputada no Morumbi, foi vencida pelos palmeirense por 2 a 0: Paulo Nunes abriu o placar no primeiro tempo e Oséas, nos minutos finais da partida e com um chute inesperado, definiu o título.



No fim do ano, o reencontro entre paulistas e mineiros foi na decisão da Copa Mercosul. No Mineirão, os cruzeirenses abriram a melhor de três finais com uma vitória por 2 a 1. Em São Paulo, os palmeirenses confirmaram a conquista sul-americana com duas vitórias: uma por 3 a 1 e outra por 1 a 0.



No ano seguinte, o confronto contra o Flamengo não valeu título, mas foi marcante na história alviverde. Após perder o jogo de ida no Maracanã por 2 a 1 pelas quartas de final da Copa do Brasil, o Verdão saiu perdendo no jogo de volta, no Palestra Italia. Depois do intervalo, o time de Felipão empatou, mas sofreu o segundo gol logo em seguida. O resultado obrigava o time palmeirense a vencer por dois de diferença para avançar no torneio. E o resultado histórico veio: Junior empatou e Euller, com dois gols de cabeça, aos 41 e 44 minutos, garantiram a classificação.





VEJA TAMBÉM
- ÍDOLO DE SAÍDA? Após mau momento, Raphael Veiga é alvo de clubes do exterior
- Discurso Motivacional de Abel no Vestiário: Chave da Virada do Palmeiras na Libertadores.
- Luis Guilherme candidata-se a solucionar má fase de Veiga no Palmeiras





2298 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Palmeiras 3 x 1 Barcelona

e calar a boca da turma do amendoim e modinhas.....
vamos torcer PALMEIRENSES...
AVANTI PORCOOOOO!

vamos virar e dar tapa na cara se precisar....

vamos virar novamente...
e vamos dar tapa na cara deles, se precisar......

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras