O contra-ataque sempre foi o melhor caminho para chegar ao gol

8/8/2017 18:03

O contra-ataque sempre foi o melhor caminho para chegar ao gol

O contra-ataque sempre foi o melhor caminho para chegar ao gol

As estatísticas dos jogos do atual Campeonato Brasileiro revelam que a maioria das partidas é vencida pelo time que fica menos tempo com a bola nos pés. Mas acho que, que antes de discutirmos o conceito de posse de bola, os números servem para nos lembrar que o contra-ataque é uma grande arma para chegar ao gol do adversário.





Como quem está te atacando tem sempre dificuldades para furar o bloqueio defensivo, após os muitos toques improdutivos a equipe perde a paciência. Começam as tentativas de jogadas pelo meio da defesa - o lugar mais congestionado -, os cruzamentos altos vindo da intermediária e os avanços dos zagueiros para ajudar os atacantes. Está criado o cenário ideal para um time começar a contra-atacar. Com o mínimo de treinos de posicionamento, inteligência para escapar do impedimento, um bom lançador e um atacante veloz já é possível criar uma situação de muito perigo.



Até a matemática mostra como os contra-ataques é o caminho mais curto para se chegar ao gol do adversário. Como o tamanho dos gramados do Campeonato Brasileiro tem 7.140 m², se 17 jogadores ficam em uma metade do campo, sobra um espaço enorme para quem tem o contragolpe como arma.



Grandes equipes da história do nosso futebol tinham no contra-ataque uma arma mortal. Considerada uma das melhores equipes de todos os tempos, a seleção brasileira que conquistou o tricampeonato mundial na Copa do Mundo de 1970, sabia usar o contra-ataque muito bem e fez vários gols dessa forma. O time recuava quando perdia a bola, chamava o adversário e saia em rápidas estocadas – também ajudava que o time tinha excelentes lançadores, um time de craques e um excepcional preparo físico.



Quando o adversário dificultou os contra-ataques do Brasil, o nosso time encontrou dificuldades, como na partida contra a Inglaterra – vencemos por 1 a 0 - e o primeiro tempo contra Uruguai que terminou empatado (1 a 1) – no segundo tempo o Brasil marcou dois gols em jogadas de contra-ataque.



Telê Santana, considerado um dos técnicos que sempre armou times ofensivos, sabia também armar times que usavam muito bem os contra-ataques.



Como estamos falando do atual Brasileiro, não podemos esquecer do Corinthians, que explora muito bem os contra-ataques. O time sai muito rápido da defesa para o ataque e, em algumas ocasiões, com poucos jogadores tocando na bola. Na partida diante do Flamengo, apenas Balbuena – que roubou a bola e fez o lançamento - e Jô – que finalizou - participaram no lance do tento.



No futebol, o contra-ataque sempre vai ser o caminho mais curto – e fácil – para o gol.





VEJA TAMBÉM
- ÍDOLO DE SAÍDA? Após mau momento, Raphael Veiga é alvo de clubes do exterior
- Discurso Motivacional de Abel no Vestiário: Chave da Virada do Palmeiras na Libertadores.
- Luis Guilherme candidata-se a solucionar má fase de Veiga no Palmeiras





2199 visitas - Fonte: GloboEsporte

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Luiz o que? kkkkkk piada né só pode!!!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras