[COPA 2014] Argentinos lotam Terreirão do Samba e iniciam tomada da Sapucaí

10/7/2014 15:52

[COPA 2014] Argentinos lotam Terreirão do Samba e iniciam tomada da Sapucaí

Em meio a hostilidades, Hermanos acampam na região central do Rio à espera da final da Copa, contra a Alemanha. Local tem muita sujeira e consumo de drogas

[COPA 2014] Argentinos lotam Terreirão do Samba e iniciam tomada da Sapucaí

Argentinos ocupam o Terreirão do Samba (Foto: Ale Silva/Agência Estado)



O Rio de Janeiro já recebeu uma invasão de argentinos durante a primeira fase da Copa, antes do jogo contra a Bósnia, e agora receberá uma ainda maior antes da decisão do Mundial, domingo, no Maracanã. O Terreirão do Samba, na região central da cidade, já está repleto de torcedores acampados em barracas, motor-homes e até mesmo dentro de carros. O local foi disponibilizado depois que a orla de Copacabana foi invadida por veículos e se transformou em uma espécie de acampamento.



A expectativa é de que o número de argentinos no Rio aumente bastante ainda, já que muitos ainda estão a caminho. Diante da lotação do Terreirão, a prefeitura até já abriu o Setor 13 do Sambódromo para receber os motor-homes maiores.



- Fica até difícil dizer quantas pessoas estão acampadas aqui, porque é um entra e sai danado. Só de carros são por volta de 130 - disse um dos funcíonários que tenta organizar o acesso do local.



O Terreirão é do samba, mas o monopólio musical agora é de ritmos argentinos. E a grande quantidade de erva mate espalhada pelo chão e também a proliferação de camisas de clubes como River Plate e Boca Juniors denunciam que o berço do samba carioca virou território internacional até o fim da Copa.



No local os hermanos têm pouquíssimo conforto, já que há poucos banheiros e lugares para banho. Eles se viram como podem. Improvisam mesas para as refeições e até uma "altinha" para passar o tempo e a ansiedade. O ambiente, no entanto, não é de total tranquilidade para os visitantes. A todo momento pessoas que passam do lado os hostilizam. Durante a madrugada, inclusive, um artefato explosivo foi atirado no meio das barracas.



- Toda hora tem gente xingando, e de madrugada um "cracudo" passou aqui e jogou um "cabeção de nego" - contou um funcionário.







Os apertos não parecem desanimar os torcedores argentinos, que acreditam que o esforço valerá a pena no caso da conquista da Copa. Apesar da rivalidade, alguns deles gostariam de contar com a torcida dos brasileiros.



- Os brasileiros deveriam torcer para Argentina, também somos um país sul-americano e festeiro. Os brasileiros terão o privilégio de ver Messi campeão do mundo dentro do Maracanã. Quem sabe não goleamos a Alemanha e vingamos o Brasil (risos) - disse Gonzalo Loperfido, que tem dormido dentro de seu carro com mais dois amigos.



Além da lotação, sujeira e mau cheiro, funcionários relatam outros problemas no Terreirão do Samba, como o consumo e a comercialização de drogas. Dentro do local não há policiais militares, apenas agentes da Guarda Municipal.



Outro fator que pode se tornar um problema no dia do jogo é o fato de a maioria não ter ingressos para a final. Os policiais aumentaram a fiscalização com o passar do tempo nos arredores do Maracanã para evitar confusões e tentativas de invasão, assim como a que ocorreu no jogo do Chile contra a Espanha.



Argentina e Alemanha decidem a Copa do Mundo no próximo domingo, às 16h, no Maracanã.



VEJA TAMBÉM
- DIA DE JOGO DO VERDÃO! Palmeiras vai ao Uruguai para enfrentar o Independiente del Valle pela terceira rodada da Libertadores
- Estevão completa 17 anos e passa por processo que auxiliou Flaco no Palmeiras.
- Rony destaca experiência na altitude e foca oportunidade contra Del Valle.





5664 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras