Palmeiras: é pior o choro da tristeza ou a apatia da resignação?

11/8/2017 15:08

Palmeiras: é pior o choro da tristeza ou a apatia da resignação?

Palmeiras: é pior o choro da tristeza ou a apatia da resignação?

Jailson, após defender o pênalti que levou a disputa para a série alternada



Passadas mais de 24 horas da eliminação, já é possível olhar para frente. A hora, Palmeiras, é de humildade institucional.



Mas antes de entrar nesse mérito, deixo no ar a pergunta: é pior o choro da tristeza ou a apatia da resignação?





Vazio, não triste ou revoltado. Foi assim que me senti quando Banguera, do Barcelona-EQU, defendeu o pênalti mal cobrado por Egídio que eliminou o Palmeiras nas oitavas de final da Copa Libertadores na quarta-feira, dia 9.



As lágrimas não-choradas com o resultado me vieram bem mais cedo, por volta das 20h40. Minutos antes, eu tomava cerveja com amigos em um bar que virou nosso ponto de encontro pré-jogo. Descemos juntos, pela Rua Cotoxó. Na Venâncio Aires, nos separamos. Eles foram para a direita, na direção da Rua Palestra Itália. Eu virei à esquerda, no rumo da avenida Pompeia, para chegar ao portão de acesso do setor Superior Norte, pela Francisco Matarazzo.



Ali, naquele quarteirão escuro, um nó se formou na minha garganta. Contê-lo, me dificultou a respiração. Tive de deixar a primeira lágrima escorrer para seguir em frente. Tentei me convencer de que estava chorando de emoção pelo jogo decisivo e tal. Não era.



Façam terapia, amigos. Fica muito mais difícil mentir para si mesmo, uma vez que você começa a se conhecer de verdade. Eu sabia que estava chorando porque o Palmeiras ia ser eliminado, por mais que tentasse me autoenganar.



Não era um choro de tristeza porque a derrota iria acontecer, mas sim porque ela iria ser justa, independentemente do que acontecesse no jogo. O Palmeiras errou todo o seu planejamento para a temporada. Pode-se até obter uma grande conquista com um time ou elenco limitado. Mas nunca vi alguém ganhar uma Libertadores com um planejamento malfeito. E, infelizmente, o clube errou seu plano para este ano.



O Palmeiras perdeu essa classificação há muito tempo.



Também não vou entrar no mérito da saída do Cuca. Informações deram conta de que ele se afastou para cuidar da esposa a tratar uma doença grave. Mas é evidente que o hiato da filosofia cuquista, ocupado por Eduardo Baptista, foi o grande problema do Palmeiras na temporada.



A troca de treinador fez com que o time abandonasse a proposta de 2016 e a diretoria trouxesse jogadores que Cuca não aprovaria. A começar pelas duas maiores contratações: Borja, um centroavante sem mobilidade e pouco inteligente taticamente, e Felipe Melo, um volante falastrão e lento para o estilo de jogo do time vencedor na temporada anterior.



Alexandre Mattos e Maurício Galliote, a ordem dos nomes não é essa ao acaso, precisam repensar o que fizeram neste ano. As críticas ao “quanto” foi gasto na montagem desse elenco, a meu ver, são menos importantes do que ao “como”. Mais do que gastar muito, o Palmeiras gastou mal. Dizer que é um absurdo o Egídio ser o melhor lateral-esquerdo desse elenco é chover no molhado, por exemplo.



Assim como o é dizer que o Palmeiras tem de catar os seus cacos e encarar o restante de Campeonato Brasileiro como fez no ano passado, lutando pelo título. Pouco importa a pontuação do Corinthians. O Palmeiras tem 19 rodadas para fazer o melhor turno de sua vida e ganhar corpo para 2018.



Para que no ano que vem, as nossas lágrimas sejam por vitórias ou por derrotas no gramado, nos 90 minutos, nos pênaltis, no calor do jogo. E não apenas por constatação, num canto escuro da Vila Pompeia, antes mesmo de a bola rolar.



VEJA TAMBÉM
- VAI QUEBRAR O TABU? Palmeiras busca vitória importante em confronto com Flamengo
- Palmeiras se prepara para enfrentar Flamengo sem Zé Rafael no elenco.
- Bastidores de Felipe Anderson no Palmeiras: Revelações de Leila Pereira.





2694 visitas - Fonte: ESPN FC

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Pra mim o unico culpado e o Presidente não precisava trocar tanto jogador si ganhamos um campionato, duvido si Paulo Nobre trocaria tanto jogadores no maximo compraria uns 4 jogadores

concordo com todos vcs amigos.mais o palmeiras ainda vai tomar esse titulo do corinthians. e o cara desse ano se chama moisés é nois palmeiras:

Para mim se montou um time no decorrer do ano e querendo que haja entrosamento. e muito estrelismo em campo....e pouca tática de jogo. o time vem melhorando com Cuca mas não o suficiente para ganhar título. E o Borja foi ilusão.

Se não fosse a Leila, o competentíssimo Nobre estaria colaborando.

Planejamento péssimo dessa diretoria fraca. E, para piorar, se afastaram do Nobre

O pior é a vergonha que nos torcedores passamos, foi criada tanta expectativa e não estamos ganhando nem no par e ímpar!!! vergonha!!!!

Concordo com você Danilo.
Agora todo mundo dizendo que o planejamento foi errado.
Todos nós sabemos que futebol é resultado. Quando ganha o planejamento estava certo , e quando perde o planejamento estava errado.
A verdade é que num campeonato/copa como a libertadores , disputada por 32 clubes , no final só um acertou no planejamento , aquele que foi campeão , os outros 31 fracassaram e erraram no planejamento.
Respeito as opiniões diversas , mas tem um monte de torcedor entrando na conversa da imprensa.
Pra finalizar só uma reflexão ...
Numa olimpíada um país leva uma equipe grande para disputar atletismo , por exemplo , apenas três atletas podem subir ao pódio , medalha de ouro , prata e bronze !
Pergunto !
Acertaram o planejamento só no caso dos atletas medalhistas , e erraram com relação aos atletas que não ganharam medalhas ?
Avanti Palmeiras !!!!

falar depois que errou é facil, pq antes ninguém falou que não ia dar certo! e agora vem falando que esta tudo errado vsf.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras