Cheirinho verde? Derrapada de 2009 pode servir de lição para o Palmeiras de hoje

11/9/2017 18:13

Cheirinho verde? Derrapada de 2009 pode servir de lição para o Palmeiras de hoje

Naquele ano, time de Muricy Ramalho tinha 13 pontos de vantagem para o Flamengo na 23ª rodada, mesma diferença da equipe de Cuca para o Corinthians hoje

 Cheirinho verde? Derrapada de 2009 pode servir de lição para o Palmeiras de hoje

O palmeirense que achava que a campanha no Brasileirão de 2009 de nada serviria ao clube se enganou. Tudo bem que naquele ano a frustração pela perda do título do Campeonato Brasileiro foi grande, mas é justamente um panorama idêntico em comparação ao atual torneio que permite ao Verdão ainda sonhar com o bicampeonato nacional.

[



Na época em que era comandado por Muricy Ramalho, o Verdão chegou na 23ª rodada com 13 pontos de diferença para o Flamengo, então 11º colocado. O final daquele ano todo torcedor lembra, com os rubro-negros em festa pela conquista e os palmeirenses fora até do G-4. Mas a lição pode ser aplicada agora ao time de Cuca, na quarta posição e com os mesmos 13 pontos de desvantagem para o hoje líder Corinthians.



Semanalmente, a possível briga pelo bicampeonato em 2017 volta a ser assunto na Academia de Futebol. E o discurso de resposta tem sido quase unânime entre atletas, comissão técnica e diretoria: somar o maior número de pontos possível, ter a melhor campanha do returno para depois, se a queda de rendimento dos rivais permitir, sonhar com o título. Para evitar mais pressão e cobranças, o objetivo é permanecer no G-4 para assim conseguir uma classificação direta para a Libertadores do ano que vem.



Nas contas do técnico do Corinthians, Fabio Carille, uma pontuação de 78 pontos deve ser suficiente para o título do Campeonato Brasileiro deste ano. Em termos de comparação, o Verdão somou 80 pontos na temporada passada.



Com 37 pontos, restariam aos palmeirenses mais 41 pontos a serem alcançados nas últimas 15 rodadas, o que representaria um aproveitamento quase que perfeito (já que há 45 pontos em jogo). Mas uma eventual queda de produção dos rivais diretos pode deixar a meta mais flexível.



No returno, por exemplo, o Corinthians só somou três de 12 pontos possíveis, sendo a terceira pior campanha do período. Em 2009, os alviverdes caíram tanto de produção na reta final que terminaram o torneio fora da zona de classificação para a Libertadores - o Rubro-Negro confirmou o título com "apenas" 67 pontos em 38 jogos.



O Palmeiras ainda tem pela frente no Brasileirão: Coritiba (casa), Fluminense (fora), Santos (casa), Bahia (casa), Atlético-GO (fora), Ponte Preta (casa), Grêmio (fora), Cruzeiro (casa), Corinthians (fora), Vitória (fora), Flamengo (casa), Sport (casa), Avaí (fora), Botafogo (casa) e Atlético-PR (fora).



No ano passado, muito em virtude do sucesso na campanha de 2009, torcedores brincaram que a perseguição do Flamengo ao Palmeiras permitia aos rubro-negros sentirem o "cheirinho" do título. Cuca, Gabriel Jesus, Moisés, Jailson e companhia, porém, não deram brechas aos rivais cariocas. Será que 2017 os corintianos sofrerão com o "cheirinho verde"? A resposta virá nas próximas rodadas do Brasileirão.



Diferença de pontos do campeão para o segundo colocado na 23ª rodada nos últimos anos:



2016


1º - Palmeiras: 46 pontos - campeão

2º - Flamengo: 43 pontos



2015

1º - Corinthians: 50 pontos - campeão

2º - Atlético-MG: 45 pontos



2014

1º - Cruzeiro: 49 pontos - campeão

2º - São Paulo: 42 pontos



2013

1º - Cruzeiro: 50 pontos - campeão

2º - Botafogo: 42 pontos



2012

1º - Fluminense: 50 pontos - campeão

2º - Atlético-MG: 48 pontos



2011

1º - Corinthians: 43 pontos - campeão

2º - Vasco: 42 pontos



2010

1º - Corinthians: 44 pontos

2º - Fluminense: 42 pontos - campeão



2009

1º - Palmeiras: 44 pontos

2º - Internacional: 43 pontos

11º lugar - Flamengo: 31 pontos - campeão



2008

1º - Grêmio: 48 pontos

2º - Palmeiras: 43 pontos

5º lugar - São Paulo: 38 pontos - campeão



VEJA TAMBÉM
- ÍDOLO DE SAÍDA? Após mau momento, Raphael Veiga é alvo de clubes do exterior
- Discurso Motivacional de Abel no Vestiário: Chave da Virada do Palmeiras na Libertadores.
- Luis Guilherme candidata-se a solucionar má fase de Veiga no Palmeiras





5478 visitas - Fonte: GloboEsporte

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

pra pelo menos sonhar com uma vaga na libertadores esse tal de Deyverson tem que sair casado do palmeiras pelo amor de Deus não dá para aguentar esse atacante de merda um atacante centralizado não dá não o futebol é de movimentação,até hoje esse cara não fez se quer um gol de cabeça,esculta o que eu tou Dizendo se o cuca continuar com esse Deyverson de titular nem na libertadores vai chegar pode apostar no que eu tou falando grava aí no final do ano vcs vão ver

sonhar com título. acho que não dá. só uma vaga para liberta .

eu acredito qe nois vams ser campeão 2017...força verdão tamos chegando de vargazinho mas vams chega.

FAZEMOS DESBLOQUEIO DE CANAIS DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL
SKY NET VIVO OI CLARO
E TAMBÉM CONSEGUIMOS REDUZIR O VALOR DA FATURA
INFORMAÇÕES NO ZAP 11958694345

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras