Palmeiras joga o milésimo clássico de sua história

28/9/2017 12:03

Palmeiras joga o milésimo clássico de sua história

Nos 999 jogos disputados, Verdão tem mais vitórias do que derrotas contra seus rivais, além de 19 títulos conquistados em cima deles

Palmeiras joga o milésimo clássico de sua história

O Palmeiras disputa seu milésimo clássico neste sábado, quando encara o Santos, em sua arena, às 19h. Com um retrospecto positivo em cima de seus rivais, o Verdão espera aumentar essa contagem e ainda encostar no líder do Campeonato Brasileiro, o Corinthians.







Os números do Palmeiras em clássicos contra Corinthians, São Paulo e Santos são positivos. O Verdão tem uma vantagem de 30 vitórias nesses confrontos. Abaixo listamos os dez confrontos mais marcantes da história, os títulos conquistados em cima de rivais e as maiores goleadas.



367 vitórias

295 empates

337 derrotas



Para efeito de comparação, o Corinthians já disputou 1014 clássicos (377 vitórias, 305 empates e 332 derrotas), o São Paulo soma 950 duelos (340v, 279e e 331d) e o Santos enfrentou 931 vezes seus rivais da capital (308v, 240e, 383d).



Dez clássicos marcantes



Palestra Itália 8 x 0 Corinthians - Paulista e Torneio Rio-São Paulo de 1933



A maior goelada do dérbi está na conta do Verdão. Em jogo válido pelo Campeonato Paulista e pelo Torneio Rio-São Paulo de 1933, o então Palestra Italia não teve dó e aplicou oito gols em seu rival. Os gols foram marcados por Romeu Pellicari (quatro vezes), Gino Imparato (três vezes) e Gabardo.



Palmeiras 2 (4) x (3) 1 Santos - Copa do Brasil de 2015



Um dos clássicos mais marcantes da história, e que deu início a uma grande rivalidade, aconteceu na final da Copa do Brasil de 2015 entre Palmeiras e Santos. Após perder o primeiro jogo por 1 a 0, o Verdão lotou sua arena, fez 2 a 1 – dois gols de Dudu e um de Ricardo Oliveira – e levou a partida para os pênaltis. A última cobrança, feita por Fernando Prass, deu o título ao time e o consagrou como ídolo.



Palmeiras 4 x 0 Corinthians - Campeonato Paulista de 1993



Talvez o maior clássico da história do clube, o dérbi de 1993 marcou o fim da fila palmeirense, que durava 16 anos. Depois de perder o primeiro jogo por 1 a 0, com gol de Viola e provocação do corintiano, o Palmeiras atropelou seu rival no Morumbi. Com gols de Zinho, Edílson e Evair (duas vezes), o Verdão se consagrou campeão paulista daquele ano.



Palmeiras 3 x 1 São Paulo - Campeonato Paulista de 1942



Esse é o famoso jogo da "Arrancada Heroica". O dia em que o Palestra Italia, por conta da intolerância contra o clube, que era de origem italiana, se tornou Palmeiras. Logo no primeiro jogo já se sagrou campeão. E foi em cima de um rival, o São Paulo.

Além de ser a primeira partida como o novo nome, a partida também ficou marcado pelo fato do São Paulo ter abandonado a partida. O placar estava 3 a 1 para o Palmeiras, quando Virgílio, do São Paulo, foi expulso após dar um carrinho em Og Moreira e o juiz marcou pênalti. Indignados, o time Tricolor deixou o campo e o Verdão foi dado como campeão.



São Paulo 2 x 4 Palmeiras - Torneio Rio-São Paulo 2002

Apesar de não ter sido campeão do torneio, este clássico ficou marcado por uma pintura do meia Alex. Na última vez que o Palmeiras venceu o São Paulo no Morumbi, o camisa 10 do Verdão não teve dó nem de Rogério Ceni. Ele chapelou o zagueiro, chapelou Rogério Ceni e fez um gol de placa.



Santos 3 x 4 Palmeiras - Campeonato Paulista de 2010



"O armeration, tion, tion, o armeration"! Quem não lembra dessa dança? Em 2010, o Palmeiras de Marcos, Diego Souza, Cleiton Xavier e Armero foi até a Vila Belmiro encarar o Santos de Neymar e companhia. Franco atirador, o Verdão fez 4 a 2 no Peixe.



Os gols foram de Pará, aos 10 minutos, Neymar, aos 30 e Madson, aos 34. Pelo Palmeiras, Robert marcou aos 40 e 42 do primeiro tempo e 41 do segundo e Diego Souza aos 11 do segundo. A melhor cena do jogo, porém, foi a dança da comemoração do terceiro gol palmeirense, que deixou os jogadores malucos.



Santos 0 x 6 Palmeiras - Campeonato Paulista de 1996



A histórica campanha do Campeonato Paulista de 1996 não poderia deixar de ter um clássico marcante. O ataque de 100 gols não perdoava nem os rivais. Em plena Vila Belmiro, os comandados por Vanderlei Luxemburgo fizeram 6 a 0 no Santos, com gols de Rivaldo (duas vezes), Cléber (duas vezes), Cafu e Djalminha.



Palmeiras 2 x 1 Santos - Campeonato Paulista de 1959



Em 1959, a "Primeira Academia" do Palmeiras bateu o Santos de Pelé na final do Campeonato Paulista de 1959. Nesta competição, o Verdão encarou o Peixe por três vezes e não perdeu nenhuma – foram dois empates e uma vitória.



O jogo decisivo, que deu o título ao Palmeiras, terminou em 2 a 1, com gols de Pelé, pelo Santos, e Julinho Botelho e Romeiro, pelo Verdão. Era o início perfeito da "Primeira Academia".



Em pé: Djalma Santos, Valdir, Valdemar Carabina, Aldemar, Zequinha e Geraldo Scotto.



Agachados: Romeu (auxiliar), Julinho Botelho, Nardo, Américo, Chinesinho e Romeiro



Palmeiras 1 x 0 Corinthians - Campeonato Paulista de 1974

Diante de um Morumbi lotado com 100 mil corintianos, prontos para festejar a saída da fila que já durava 20 anos, o Palmeiras de Ademir da Guia, Levinha e Dudu foi quem fez a festa.



Vindo de uma sequência de títulos, a "Segunda Academia" venceu o bom time do Corinthians, que tinha como craque Rivelino, e se estabeleceu como a grande força da década de 70.



Cortinhians 2 (2) x (4) 0 Palmeiras - Libertadores de 1999



Uma das maiores conquistas da história do Palmeiras também ficou marcada por um clássico, e em cima de seu maior rival, o Corinthians. Depois de vencer o primeiro jogo por 2 a 0, o Verdão viu o Timão fazer o mesmo placar na partida de volta e levar a partida para os pênaltis.



E foi aí que a estrela de Marcos, ídolo palmeirense, brilhou. O "Santo" viu Dinei bater no travessão e voou para defender o chute de Vampeta. Arce, Evair, Rogério e Zinho marcaram para o Palmeiras e levaram o time a semifinal da competição.



Fazendo a festa em cima do rival



Se ganhar um clássico já é bom, imagina ganhar um título em cima de um rival? E no Palmeiras isso já aconteceu muito. Dos 49 principais títulos - contando campeonatos internacionais, nacionais, interestaduais e estaduais -, o Verdão já levantou 19 vezes o caneco diante de São Paulo, Corinthians e Santos.



Destes títulos, três deles foram em campeonatos nacionais, sendo um título para cada rival. Veja abaixo a lista dessas conquistas!



Campeonato Brasileiro de 1973 - Palmeiras 0 x 0 São Paulo

Campeonato Brasileiro de 1994 - Palmeiras 1 x 1 Corinthians

Copa do Brasil de 2015 - Palmeiras 2 (4) x (3) 1 Santos

Torneio Rio-São Paulo de 1951 - Palmeiras 3 x 1 Corinthians

Torneio Rio-São Paulo de 1993 - Palmeiras 0 x 0 Corinthians

Campeonato Paulista de 1927 - Palestra Itália 3 x 2 Santos

Campeonato Paulista de 1933 - Palmeiras 1 x 0 São Paulo da Floresta

Campeonato Paulista de 1936 - Palmeiras 2 x 1 Corinthians

Campeonato Paulista de 1938 (Extra) - Palestra Italia 2 x 1 Corinthians

Campeonato Paulista de 1940 - Palestra Italia 4 x 1 São Paulo

Campeonato Paulista de 1942 - Palmeiras 3 x 1 São Paulo

Campeonato Paulista de 1944 - Palmeiras 3 x 1 São Paulo

Campeonato Paulista de 1947 - Palmeiras 2 x 1 Santos

Campeonato Paulista de 1950 - Palmeiras 1 x 1 São Paulo

Campeonato Paulista de 1959 - Palmeiras 2 x 1 Santos

Campeonato Paulista de 1972 - Palmeiras 0 x 0 São Paulo

Campeonato Paulista de 1974 - Palmeiras 1 x 0 Corinthians

Campeonato Paulista de 1993 - Palmeiras 4 x 0 Corinthians

Campeonato Paulista de 1996 - Palmeiras 2 x 0 Santos



Maiores goleadas



Palestra Itália 8 x 0 Corinthians - Campeonato Paulista e Torneio Rio-São Paulo de 1933



Escalação: Nascimento, Carnera e Junqueira; Tunga, Dula e Tuffy; Avelino, Gabardo, Romeu Pellicciari, Lara e Imparato. Técnico: Humberto Cabelli

Gols: Romeu Pellicari (quatro vezes), Gino Imparato (três vezes) e Gabardo.



Palmeiras 5 x 0 São Paulo - Torneio Rio-São Paulo de 1965



Escalação: Valdir (Silvio); Djalma Santos (Nelson), Djalma Dias, Valdemar e Geraldo; Dudu (Zequinha) e Ademir; Gildo, Servílio, Tupãzinho (Dario) e Rinaldo. Técnico: Filpo Nuñez

Gols: Servílio (duas vezes), Dario (duas vezes) e Rinaldo.



Palestra Itália 8 x 0 Santos - Campeonato Paulista de 1932

Escalação: Não disponível

Gols: Romeu Pellicciari (duas vezes), Lara, Imparato III (duas vezes), Sandro, Avelino e Goliardo



VEJA TAMBÉM
- ÍDOLO DE SAÍDA? Após mau momento, Raphael Veiga é alvo de clubes do exterior
- Discurso Motivacional de Abel no Vestiário: Chave da Virada do Palmeiras na Libertadores.
- Luis Guilherme candidata-se a solucionar má fase de Veiga no Palmeiras





4344 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Acorda Cuca poe o Borja , o Lucas Prato faz dez jogo que nao marca e titular no Sao Paulo , acorda burro!!

FAZEMOS DESBLOQUEIO DE CANAIS DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL
SKY NET VIVO OI CLARO
E TAMBÉM CONSEGUIMOS REDUZIR O VALOR DA FATURA
INFORMAÇÕES NO ZAP 11958694345

Muito bacana este texto e as informações nele.
Vou compartilhar !!!

Avanti Palestra !!!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras