A base do Palmeiras brilha, mas terá chance no time principal?

29/9/2017 16:52

A base do Palmeiras brilha, mas terá chance no time principal?

A base do Palmeiras brilha, mas terá chance no time principal?

Gabriel Veron, Gabriel Vieira e Daniel: estrelas do sub-15, onde estarão em 2022?



O time sub-15 do Palmeiras fez mais uma vítima neste sábado: venceu o Desportivo Brasil por 2 a 0 em Porto Feliz. Até agora são 22 vitórias em 23 partidas, 104 gols marcados. A boa fase do time havia sido destacada na semana passada em reportagem aqui no ESPN.com.br. Lindo, mas o chato de plantão aqui quer apontar dois problemas.



O primeiro é que arrebentar na base, ainda mais no sub-15, não é garantia alguma de sucesso entre os profissionais. Para ficar em Gabriel Jesus, exemplo raro de bom aproveitamento pelo Palmeiras: aos 14 anos ele ainda jogava peladas no Jardim Peri, zona norte de São Paulo.



O segundo é que o discurso de aproveitar bem a base soa contraditório com a história recente do Palmeiras – especialmente após a chegada de Alexandre Mattos à direção de futebol. Famoso pelos bons contatos e com aval da patrocinadora para gastar sem pudor, o diretor parece mais preocupado em contratar a rodo do que em montar um time. E nessa brincadeira, a base parece não existir. Que o digam Matheus Sales no Bahia, Victor Luis no Botafogo e Lucas Taylor no Paysandu.



Que o digam os jogadores negociados direto da base com o futebol europeu nos últimos tempos: além de Vitinho, que foi emprestado para o time B do Barcelona com cara de que nunca mais vai voltar, saíram o zagueiro Gabriel Estigarribia, para o Alavés, o mesmo clube espanhol que nos brindou com Deyverson, o meia Emerson Muller, para o Lugano, da Suíça, e o atacante Iacovelli, para o Estoril, de Portugal.



Entre os profissionais, Iacovelli jogou 14 minutos contra a Chapecoense, na segunda rodada do Brasileirão; Vitinho atuou 16 minutos em dois jogos no Paulistão: nove contra o Audax, sete contra o Mirassol. Além deles, dos 35 atletas que entraram para jogar pelo Palmeiras em 2017, só mais um saiu da base: o volante Gabriel Furtado, que jogou 45 minutos na vitória contra a Ponte Preta e saiu no intervalo porque levou o cartão amarelo.



Quem acompanhou na base os que saíram dizem que não perdemos grande coisa, mas aí temos então outro problema: não é possível que um jogador chegue ao topo das categorias de base do Palmeiras sem ter condições de jogar pelo time principal do Palmeiras. Aqui não é um tabuleiro de Banco Imobiliário que negocia jogadores como se fossem imóveis: é um dos maiores clubes do Brasil, que briga por títulos todos os anos e precisa ter na base uma central de reposição de elenco, e não um mercadinho para ganhar trocados. Sério que não tinha ninguém no sub-20 melhor que Mayke, Juninho, Bruno Henrique ou Deyverson – igual que fossem, porém mais baratos, só para ficar nos que chegaram no meio do ano?





Fabinho é capitão e dono do meio-campo no sub-15. Terá chance ou será outro João Denoni?



Enquanto isso, a central de boatos já começa a falar em Lucas Lima, Weverton, Gatito e outros nomes que, provavelmente, não devem custar barato. Nem mesmo a tradição de buscar jovens talentos em outros clubes, que já foi a desculpa de nossa “característica” para justificar a falta de talentos próprios, está funcionando. Ao reclamar no Twitter de uma possível vinda de Lucas Lima para um elenco que já tem, para a posição, Moisés, Guerra, Raphael Veiga e Hyoran, num setor em que jogam no máximo dois, a resposta de alguns foi imediata: “Veiga e Hyoran não servem”.



Como pode-se ter tanta certeza se os caras mal foram testados direito? Veiga tem 726 minutos jogados em 19 partidas – em menos que 10 teve a chance de jogar mais de 30 minutos. Hyoran jogou inacreditáveis 77 minutos em 4 partidas, sempre saindo do banco, nunca antes dos 19 minutos do segundo tempo. Foram mais de dois meses e meio sem jogar antes de entrar aos 28 da etapa final contra o São Paulo, sem uma chance sequer nos momentos em que o time se dividia entre três competições e Cuca reclamava da maratona de jogos. Dá mesmo para avaliar alguém com justiça dessa forma?



No ano passado, o time sub-17 foi vice-campeão mundial da categoria, derrotado pelo Real Madrid nos pênaltis. Vitinho estava nesse time e já foi embora. Léo Passos também, e andou treinando com os profissionais, mas ainda sem chances. E desse sub-15 que voa agora, o que será daqui a cinco anos? Que a estrutura de comando e montagem de elenco do Palmeiras até lá melhore e possa dar mais chances a esses moleques.



VEJA TAMBÉM
- ÍDOLO DE SAÍDA? Após mau momento, Raphael Veiga é alvo de clubes do exterior
- Discurso Motivacional de Abel no Vestiário: Chave da Virada do Palmeiras na Libertadores.
- Luis Guilherme candidata-se a solucionar má fase de Veiga no Palmeiras





3861 visitas - Fonte: ESPN FC

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

É muito bonito dizer isso tudo até que esses tais "promessas" entrem em campo e o Palmeiras levar uma troletada daquelas. Daí vão pôr a culpa no cuca, na diretoria na imprensa. O Palmeirense vai querer esses mulekes em campo e vai querer ser campeão também e não vai querer esperar os caras amadurecerem. É fácil falar agora né? quero ver quando a falta de resultados começar a pressão sobre os caras, quando tivermos lá em baixo na tabela daí quero ver esse discurso bonito de aproveitar essa mulekada. Nem o Cuca nem ninguém vai botar a cabeça a prêmio com uma aposta dessa. Tem que dar tempo ao tempo, ganhando experiência e crias casca senão termina antes de começar...

Realmente... uma falha enorme! Contrário em Europa... ainda muitos Times boas, também utilizem os Juniores, p/ formar a base! Ideal séria um Campeonato (de Juniores) paralelo p/ o Campeonato Brasileiro (jogando sempre antes do Time profissional)!

precisa usa base palmeiras acorda cade família palmeiras dirigentes jogadores vão embora joga vários clubes europeus e não servi para palmeiras vamos acaba com corrupção dentro academia palmeiras não são brasileiros somos decente de italianos

O Rafael Veiga mostrou que não serve e não tem futebol pra jogar no Palmeiras, desde que ele entrou no início do jogo em muitos jogos nunca jogou nada, o Hyoran idem, mas este mais fica no banco que joga mas não serve pro Palmeiras, são mais duas contratações que não vingou sendo que o Palmeiras pagou muito caro por eles, isso mostra a incompetência de quem comprou e de quem indicou.

grupos família Palmeiras que quiser entrar chama 44998409471

tem que dar chance pra base

FAZEMOS DESBLOQUEIO DE CANAIS DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL
SKY NET VIVO OI CLARO
E TAMBÉM CONSEGUIMOS REDUZIR O VALOR DA FATURA
INFORMAÇÕES NO ZAP 11958694345

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras