Não é só Cuca: Brasileiro tem histórico de técnicos campeões que depois viraram vilões no mesmo clube; alguns até foram agredidos

14/10/2017 08:13

Não é só Cuca: Brasileiro tem histórico de técnicos campeões que depois viraram vilões no mesmo clube; alguns até foram agredidos

Não é só Cuca: Brasileiro tem histórico de técnicos campeões que depois viraram vilões no mesmo clube; alguns até foram agredidos

FOTO: CESAR GRECO/AG PALMEIRAS/DIVULGAÇÃO



Campeão brasileiro pelo Palmeiras, Cuca deixou o clube alviverde no final de 2016 e voltou no meio deste ano como a grande esperança para a torcida comemorar um título após a demissão de Eduardo Baptista.







A segunda passagem do treinador pela equipe alviverde, porém, não foi boa e terminou com a sua saída nesta sexta-feira (13/10).



Neste retorno foram 16 vitórias, sete empates e 11 derrotas. Ele foi eliminado com o time nas oitavas da Libertadores para o Barcelona-EQU e nas quartas da Copa do Brasil pelo Cruzeiro.



No Brasileirão, o treinador deixa o clube alviverde na quinta colocação com 44 pontos, 14 atrás do líder, o arquirrival Corinthians.



Esta não foi a primeira vez que um técnico retornou ao clube no qual foi campeão brasileiro e não obteve sucesso.



Veja abaixo quem seguiu os mesmos passos de Cuca e também não foi feliz.



Paulo César Carpegiani

Ex-jogador do Flamengo comandado por Cláudio Coutinho entre o final dos anos 70 e começo dos anos 80, Paulo César Carpegiani assumiu como treinador do time rubro-negro em 1981. Faturou Libertadores e Mundial naquele ano e ainda foi campeão do Brasileiro de 1982.



O técnico retornou à Gávea em 2000, mas não permaneceu por muito tempo. Ele acabou demitido após sofrer uma goleada por 5 a 1 para o Vasco na Taça Guanabara.



Nelsinho Baptista

Nelsinho Baptista foi o treinador responsável por tirar o Corinthians do jejum de títulos nacionais, quando venceu o Brasileiro de 1990. Ajudada por grandes atuações de Neto e do goleiro Ronaldo, a equipe alvinegra bateu na decisão o São Paulo de Raí, Zetti e Telê Santana em pleno Morumbi.



O técnico também entrou para a história pela parte negativa da equipe de Parque São Jorge. Contratado na parte final do Brasileirão de 2007, ele não conseguiu evitar o primeiro rebaixamento a história do Timão. Ele era o técnico no fatídico jogo contra o Grêmio no estádio Olímpico, em Porto Alegre, que sacramentou a queda para Série B.



Vanderlei Luxemburgo

A primeira passagem de Vanderlei Luxemburgo pelo Palmeiras foi extremamente vitoriosa, Além de tirar a equipe de uma fila de 16 anos sem conquistas (ao vencer o Paulistão de 1993), ele faturou o bicampeonato brasileiro. Ele comandou a geração que tinha craques como Edmundo, Evair e Roberto Carlos, que venceram nas decisões nacionais o Vitória (93) e o Corinthians (94).



Luxa ainda passou pelo Palestra em 1996 e 2002 antes de retornar ao clube alviverde. Em 2009, a equipe entrou em crise durante o Campeonato Brasileiro e o treinador disse que foi agredido por membros de uma torcida organizada antes de um embarque para o Rio de Janeiro no aeroporto. O treinador acabou demitido em junho daquele ano.



Paulo Autuori

Paulo Autuori foi campeão brasileiro em 1995 com o Botafogo em um time que tinha Túlio Maravilha e Donizete Pantera como maiores estrelas. A equipe venceu o Santos de Giovanni na decisão no último título nacional do time da "Estrela Solitária".



Mesmo com esse currículo, Autuori teve mais duas passagens frustradas por General Severiano, em 1998 e 2001, sendo demitido em ambas após maus resultados dentro de campo.



Oswaldo de Oliveira

Em 1999, Oswaldo de Oliveira teve uma rápida passagem como treinador do Corinthians após a saída de Vanderlei Luxemburgo para a seleção brasileira. Após a meteórica trajetória de Evaristo de Macedo, Oswaldo retomou o posto no mesmo ano e comandou o Timão que foi campeão do Brasileiro sobre o Atlético-MG. No começo do ano seguinte, ele ainda seria campeão do Mundial de Clubes com nomes consagrados como Dida, Edílson, Vampeta, Ricardinho Marcelinho Carioca, Rincón e Luizão.



Oswaldo ainda teria uma passagem ruim em 2004, quando o Corinthians quase caiu para a Série A2 do no Campeonato Paulista. Ano passado, o presidente Roberto de Andrade resolveu trazer de volta o treinador na parte final do Brasileiro após a demissão de Cristóvão Borges. Desta vez, porém, Oswaldo não conseguiu obter bons resultados e foi demitido após o final da competição com apenas 9 jogos disputados.



Émerson Leão

Émerson Leão comandou a surpreendente geração de Meninos da Vila que tinha como principais estrelas os jogadores Diego e Robinho. A equipe rompeu a fila de 18 anos sem títulos importantes ao faturar o Brasileiro de 2002 sobre o Corinthians.



Em 2008, o técnico - que trabalhava à época no Al Saad-ARA - foi até a Vila Belmiro para receber salários atrasados e, ao chegar à porta do estádio santista, foi agredido por um grupo de oito pessoas.



Abel Braga

Abel Braga faturou com certa facilidade o Campeonato Brasileiro de 2012 com a equipe patrocinada pela Unimed que tinha jogadores como Fred, Thiago Neves e Rafael Sóbis.



Neste ano, o treinador aceitou a missão de retornar às Laranjeiras, mas sem o mesmo investimento do passado, os resultados não estão se repetindo. Abel Braga, que passou recentemente por uma tragédia após o falecimento de seu filho mais novo, vê o Flu perto da zona de rebaixamento e ainda tomou "prensa" em aeroporto de alguns torcedores mesmo comandando um time recheado de garotos.



VEJA TAMBÉM
- Estêvão marca gol da vitória do Palmeiras sobre o Cuiabá na Arena Pantanal
- Vitória do Palmeiras com gols de Lázaro e Estêvão: confira as notas!
- Abel escala Palmeiras sem Veiga e com Rony titular para partida contra Cuiabá





2274 visitas - Fonte: ESPN

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras