Por Copa Rio-51, palmeirenses encaminham dossiê com 5 documentos à Conmebol

30/10/2017 09:31

Por Copa Rio-51, palmeirenses encaminham dossiê com 5 documentos à Conmebol

Por Copa Rio-51, palmeirenses encaminham dossiê com 5 documentos à Conmebol

O ex-vice de futebol, Roberto Frizzo, e o conselheiro vitalício do Palmeiras, Vittorio Pescosolido, que trabalham para que a Fifa reconheça a Copa Rio-51 como Mundial, encaminharam à Conmebol, por meio de um de seus integrantes, um dossiê composto por cinco documentos. A tese defendida é de que não se pode desconsiderar um status que a Fifa já reconheceu.







Os palmeirenses em geral ficaram muito contrariados pela decisão da Fifa em reconhecer os títulos mundiais de São Paulo, Santos, Flamengo e Grêmio e nem sequer ter considerado revalidar o da Copa Rio-51 durante reunião realizada na última sexta-feira (27).



A busca pela chancela da Fifa ao caráter de Mundial à Copa Rio-51 uniu representantes de alas historicamente rivais no Palmeiras. Frizzo e Pescosolido traçaram uma cronologia com cinco fatos correspondentes à documentação encaminhada à Conmebol.



1- Início do século XXI: Roberto Frizzo faz uma pesquisa de documentação histórica envolvendo vários países que resulta no livro ''Copa Rio 1951, o Primeiro Mundial de Clubes da História do Futebol''. A publicação foi entregue à Fifa e mostra que o então secretário-geral da Fifa, Ottorino Barassi, participou da organização da Copa Rio



2 – 09.mar.2007: Fax enviado pelo então secretário-geral da Fifa, Urs Linsi, à CBF, com a referência ''Copa Rio 1951''



3 – 29.mar.2007: Correspondência encaminhada pelo então presidente da CBF ao então presidente do Palmeiras, Affonso della Monica, cumprimentando-o ''pela conquista da competição que intitula o Palmeiras como Campeão da Copa Mundial de Clubes''



4- 23.abr.201,3: Mensagem do então secretário-geral da Fifa Jeròme Valcke, ao então ministro do Esporte do Brasil, Aldo Rebelo, com a referência ''Recognition of the Copa Rio 1951 as the first club world cup'' (''Reconhecimento da Copa Rio 1951 como o primeiro Mundial de clubes''



5- 07.jun.2014: Ata de reunião do comitê executivo da Fifa com tradução juramentada que aponta na página 11 que ''Grant the request by the CBF to recognize the 1951 tournament between European and South American clubes won by Palmeiras as the first worldwide clube competition''. (''Atende o pedido da CBF para reconhecer o torneio de 1951 entre clubes europeus e sulamericanos, vencido pelo Palmeiras, como o primeiro mundial de clubes''). Os palmeirenses dizem estranhar o fato de a Conmebol não reconhecer o status de Mundial, já que ''estavam presentes [à reunião] Julio Grondona, à época vice-presidente executivo da Fifa e presidente da AFA e Eugenio Figueiredo, 'apenas' o presidente em exercício da Conmebol''.



VEJA TAMBÉM
- ÍDOLO DE SAÍDA? Após mau momento, Raphael Veiga é alvo de clubes do exterior
- Discurso Motivacional de Abel no Vestiário: Chave da Virada do Palmeiras na Libertadores.
- Luis Guilherme candidata-se a solucionar má fase de Veiga no Palmeiras





12348 visitas - Fonte: Blog do Ohata

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

esses bando de covardes não querem o verdão como primeiro campeão mundial o importante é nós reconhecermos

Esses lixos da FIFA não sabem o que fazem. Ora reconhecem, ora não, são um bando de mercenários. Só vão dar a chancela oficial se o Palmeiras pagar uma grana por fora como fez o curintia em 2002 para dar nome de mundial à um torneio de verão. Bando de corruptos.

eu sou testemunha da conquista da Copa Rio. Assisti todos os jogos e tinha 14 anos e morava no Rio.

Logo logo reconhece. Se reconheceram o mundial sem libertadores de 2000, terão que reconhecer o de 1951 tbm.

Palmeiras 2 x 0 Cruzeiro

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras