Com vantagem, Palmeiras enfrenta Santos pela 100ª vez na Vila Belmiro

17/7/2014 13:35

Com vantagem, Palmeiras enfrenta Santos pela 100ª vez na Vila Belmiro

A partida desta quinta-feira (17) entre Palmeiras e Santos marcará o retorno das equipes ao Campeonato Brasileiro após a realização da Copa do Mundo e, mais que isso, a estreia do técnico argentino Ricardo Gareca no comando do escrete palestrino. Além desses fatores, um elemento histórico colocará ainda mais peso ao duelo entre os históricos rivais paulistas: a Vila Belmiro, casa santista, receberá o clássico pela 100ª vez em toda história. A vantagem é alviverde, que soma 43 vitórias, 17 empates e 39 reveses.

No estádio, o Verdão sagrou-se campeão do Campeonato Paulista de 1947 após bater o Santos por 2 a 1, com gols de Turcão e Artuzinho – o triunfo aconteceu na penúltima partida do torneio estadual daquele ano e foi suficiente para liquidar com as chances do Corinthians, que aparecia quatro pontos atrás do Alviverde na classificação. A conquista marcou o primeiro troféu levantado pelo lendário técnico Oswaldo Brandão como comandante palestrino.

Além disso, o Palmeiras aplicou sonoras goleadas sobre os rivais, como o 5 a 2 em 1942, o 6 a 0 em 1996 e o 4 a 0 em 2004 e, recentemente, em 2010, triunfou por 4 a 3 em partida que ficou famosa pelo “Armeration”, dança realizada pelo lateral-esquerdo Pablo Armero após um dos gols palestrinos.

A Vila Belmiro, inclusive, é o estádio que mais vezes recebeu o duelo entre os times. O Pacaembu, com 80 jogos, aparece na sequência do ranking (28 vitórias, 24 empates e 28 derrotas), seguido de perto por Palestra Italia (70 embates, 36 triunfos, 20 igualdades e 14 reveses) e Morumbi (50 confrontos, 18 partidas vencidas pelo Verdão e 12 pelo Santos).

A última vitória palestrina na casa do Santos aconteceu em 2011, em partida válida pelo Paulistão. O Verdão venceu por 1 a 0, gol de Kleber, e foi a campo com Deola, Cicinho (Chico), Danilo, Thiago Heleno e Rivaldo; Márcio Araújo, Marcos Assunção, Lincoln (João Vitor) e Patrik; Adriano (Luan) e Kleber.



Retrospecto completo



Em toda história, os times já se encontraram 312 vezes, com vantagem palmeirense ainda maior. São 133 vitórias, 83 empates e apenas 96 derrotas. O Verdão marcou 538 gols e sofreu 447 tentos. Foram 180 partidas em Campeonatos Paulistas, 61 válidos pelo Campeonato Brasileiro e 21 pelo Torneio Rio-São Paulo.







VEJA TAMBÉM
- DIA DE JOGO DO VERDÃO! Palmeiras vai ao Uruguai para enfrentar o Independiente del Valle pela terceira rodada da Libertadores
- Estevão completa 17 anos e passa por processo que auxiliou Flaco no Palmeiras.
- Rony destaca experiência na altitude e foca oportunidade contra Del Valle.





5454 visitas - Fonte: Site Oficial

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras