Como foi o Brasileirão do Palmeiras: Verdão muda de técnico, tropeça em momentos-chave e termina em segundo. Prêmio da CBF é consolo

5/12/2017 08:02

Como foi o Brasileirão do Palmeiras: Verdão muda de técnico, tropeça em momentos-chave e termina em segundo. Prêmio da CBF é consolo

Como foi o Brasileirão do Palmeiras: Verdão muda de técnico, tropeça em momentos-chave e termina em segundo. Prêmio da CBF é consolo

Cheio de expectativas após o título brasileiro de 2016, o Palmeiras começou 2017 querendo todas as taças. Ficou sem nenhuma. Longe do rival Corinthians na briga pelo Brasileirão, coube ao clube buscar a vaga na Libertadores do ano que vem e os mais de R$ 11 milhões de premiação ao vice-campeão brasileiro. Esses objetivos, ainda que menores, foram cumpridos.







O vice serve de consolo para um ano conturbado, que começou com Eduardo Baptista no comando, passou pelo retorno frustrado de Cuca e terminou com o ex-auxiliar Alberto Valentim. Em 2018, a tarefa de recolocar o Palmeiras nos trilhos caberá a Roger Machado.



Mas quem foi o melhor jogador do Verdão na competição? E o pior? Qual foi o melhor e o pior jogo? E a revelação? O GloboEsporte.com traz abaixo um raio-x da equipe.



Melhor jogo

Palmeiras 4 x 0 Vasco - 14/5/2017 - 1ª rodada




A volta de Cuca ao Palmeiras encheu o torcedor de esperanças. Com suas calças de cor vinho, os alviverdes lotaram a arena e viram atuação de gala logo na estreia do Brasileirão. Borja, duas vezes, Jean e Guerra comandaram a goleada. E Martín Silva, goleiro do Vasco, foi o melhor em campo... Depois desse jogo, porém, o Verdão oscilaria e ficaria longe da briga por mais uma taça.



Pior jogo

Palmeiras 0 x 2 Corinthians - 12/7/2017 - 13ª rodada




O jogo contra o Corinthians, no primeiro turno do Brasileirão, era a oportunidade de o Palmeiras se aproximar das primeiras colocações e fazer com que o adversário quebrasse uma sequência positiva importante. Mas, dentro da arena e diante de 39.091 torcedores, uma atuação bem fraca custou ao Verdão a perda da invencibilidade em casa que já durava quase um ano (28 jogos). No fim, o rival alvinegro se aproveitou da desorganização palmeirense, que terminou a partida com Yerry Mina como centroavante, e venceu por 2 a 0.



Melhor jogador



Willian




Nem Borja nem Deyverson. O principal atacante do Palmeiras em 2017 foi Willian, que fechou a temporada como o maior goleador do elenco ao marcar 17 gols. Uma das contratações no início do ano, o ex-cruzeirense chegou para compor o sistema ofensivo e virou um dos principais nomes no time. Sofreu com algumas lesões, que o fizeram perder sequência, mas, com característica de atuar pelo lado ou também como referência, foi peça quase que constante em campo.



Pior jogador



Egídio teve um ano de altos e baixos e acabou marcado pelas eliminações da Copa do Brasil, quando desperdiçou contra-ataque importante na partida contra o Cruzeiro pouco antes de Diogo Barbosa empatar para os mineiros, e da Libertadores, ao errar a cobrança de pênalti que decidiu a derrota contra o Barcelona de Guayaquil. Muitas vezes alvo da impaciência da torcida, ele conviveu com críticas e não teve contrato renovado para 2018.



Destaque do Cartola



Dudu




O atacante foi o palmeirense com a melhor média de pontos no Cartola – 5,80 pontos por jogo. No total, o camisa 7 do Verdão entrou em campo 26 vezes e marcou nove gols. O segundo colocado na pontuação individual dos atletas alviverdes no game foi o lateral-esquerdo Egídio, com média de 5,47 pontos, em vantagem na disputa com Moisés, que teve média de 5,20 pontos.



Aqueles pontinhos...



A entrada de Alberto Valentim no comando da equipe deu novo ânimo aos palmeirenses na reta final do Campeonato Brasileiro. E o Verdão teve um momento em que dependeu apenas das próprias forças para conquistar o bicampeonato. Mas, na partida contra o Cruzeiro, quando poderia diminuir a vantagem do Corinthians para apenas três pontos logo antes do Dérbi em Itaquera, o time alviverde sofreu para empatar em 2 a 2 na arena.



Revelação



Em um ano com pouco espaço para as categorias de base, o Palmeiras viu as apostas de futuro do clube atuarem regularmente em outras equipes, caso do atacante Arthur, que disputou a Série B com a camisa do Londrina e teve destaque. O lateral-direito João Pedro atuou pela Chapecoense, mas já havia tido chance no Verdão em 2014, 2015 e 2016. A dupla será reintegrada ao plantel palmeirense em 2018, agora comandado por Roger Machado.



Análise



O Palmeiras foi o time do quase em 2017. O time de Cuca – e depois de Alberto Valentim – criou em algumas oportunidades a ilusão de que poderia embalar e brigar por títulos importantes na temporada. Mas, sempre em momentos decisivos, falhou. Foi assim na Libertadores, na Copa do Brasil e no Brasileirão, quando o time vinha de resultados positivos, mas tropeçou quando não podia.



VEJA TAMBÉM
- BRILHANDO NA ITÁLIA! Nova contratado do Palmeiras, Felipe Anderson faz partidaça no italiano
- Dono do Botafogo questiona incoerência de Leila do Palmeiras sobre manipulação
- Indefinição sobre Joia do Palmeiras gera sondagens e possíveis mudanças no destino





2412 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras