O time que foi esquecido

9/12/2017 17:25

O time que foi esquecido

Por Humberto Peron

O time que foi esquecido

Foto: Globoesporte.com



Entre 1976 e 1993, os palmeirenses viveram um jejum de títulos que para muitos não acabaria nunca. Nos 17 anos de espera foram montados inúmeros times ruins, aconteceram inúmeras desmontagens de elencos, não faltaram contratações e dispensas precipitadas, mas o melhor e mais injustiçado time do chamado período da fila é equipe de 1979.







Treinada por Tele Santana, a equipe, recheada de jogadores jovens, encantou o país. O time, que jogava ofensivamente, sempre procurando o gol, tinha um leque enorme de jogadas ensaiadas que surpreendiam os adversários.



No final de 1979, quando chegou ao seu auge, somou uma série de goleadas seguidas, a mais expressiva delas foi um 4 a 1 sobre o Flamengo, em pleno no Maracanã, em um dia 9 de dezembro como hoje.



Esta partida, em que o Palmeiras dominou inteiramente o Flamengo, que era treinado por Cláudio Coutinho, que também acumulava o cargo de treinador da seleção, foi decisiva para Telê Santana assumisse o cargo de técnico da seleção em 1980.



Uma pena que esse time não ter ganhado nenhum título.



No Brasileiro de 1979, acabou sendo eliminado nas semifinais pelo Internacional – que foi campeão invicto daquele torneio -, ao perder em São Paulo (3 a 2), com uma grande atuação de Falcão com a camisa do Colorado, e empatar (1 a 1) no Beira-Rio.



No Paulista, depois de ser o melhor time na fase de classificação disputada em 38 jogos, o time também teve o melhor desempenho na segunda fase que definia os semifinalistas. O Palmeiras foi prejudicado por uma manobra do presidente corintiano Vicente Matheus – ele não aceitou que o Corinthians não participasse de uma rodada dupla e não colocou o time em campo -, que paralisou o torneio no momento que o alviverde vivia seu melhor momento.



Assim, depois de inúmeras jogadas nos tribunais, ficou decidido que as semifinais do torneio só seriam realizadas depois das férias dos jogadores, em janeiro de 1980 - é preciso dizer também, que, como o Palmeiras disputava o Brasileiro simultaneamente, de certa forma, os dirigentes do clube acabaram aceitando a situação.



Para as semifinais do Paulista, o Palmeiras perdeu o embalo. Além da parada de final de ano, ainda aconteceram problemas de relacionamento de Telê Santana e alguns jogadores durante o período de concentração e o time ainda ficou desfalcado de Jorginho, um dos seus principais jogadores, que disputando um Sul-Americano sub-20 com a seleção não jogou as partidas decisivas do Estadual.



Com tudo isso, o time foi eliminado pelo Corinthians – depois de um empate no primeiro jogo (1 a 1), o time de Parque São Jorge venceu a segunda partida (1 a 0), com um gol de canela de Biro-Biro e em janeiro de 1980, o Corinthians acabou se sagrando campeão do Paulista de 1979.



Outro motivo para que o time palmeirense ser esquecido é que com a saída de Telê Santana acabou o encanto e o time despencou. O treinador transformou Gilmar; Rosemiro, Beto Fuscão, Polozzi e Pedrinho; Pires, Mococa e Jorge Mendonça; Jorginho, César (Carlos Alberto Seixas) e Baroninho, uma equipe com poucos craques e muitos jogadores medianos em um time forte e que jogava um grande futebol.



Sem a presença de Telê, muitos desses jogadores nunca mais repetiram o rendimento que tiveram no segundo semestre de 1979. Com a mesma base, o time perdeu para o Flamengo por 6 a 2, apenas quatro meses após ter goleado o time carioca, e esteve muito perto de ser rebaixado no Campeonato Paulista de 1980.



O Palmeiras de 1979 é um daqueles times que tinham tudo para ficar marcado na história, mas, sem ganhar nenhum título e com um curto período de auge, acabou caindo no esquecimento da maioria - infelizmente.



VEJA TAMBÉM
- ÍDOLO DE SAÍDA? Após mau momento, Raphael Veiga é alvo de clubes do exterior
- Discurso Motivacional de Abel no Vestiário: Chave da Virada do Palmeiras na Libertadores.
- Luis Guilherme candidata-se a solucionar má fase de Veiga no Palmeiras





18204 visitas - Fonte: Globoesporte.com

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Esse jogo com o Flamengo no Maracanã, tive o prazer de estar lá. Emoção que nunca esquecerei e saímos perdendo. Jogão, o Palmeiras engoliu o Flamengo e calou o Maracanã.

Esse time não ficou esquecido não. Meteu 5 a 1 nós adversários em jogos seguidos, o Santos foi uma das vítimas

Lembro da Manchete da Gazeta Esportiva, na 2a. feira:"Quem tremeu foi o Maracanã", porque a mídia carioca dizia que o jovem time alviverde tremeria com o Maracanã lotado, e para o flamengo de Andrade, Adilio e Zico...uma vez freguês, sempre freguês!!

O time vice campeão de 86 que eliminou os gambás com gol olímpico do Eder(craque da seleção de 82) era bom tbm e eu com 13 anos achei que viria nosso Palestra ser campeão depois de então 10 anos mas só pude ver no dia 12/06/93 contra os gambás tbm! Fiquei muito triste em 86! Um dos momentos mais tristes que vi no futebol! Aquele time era

Martorelli; Diogo (Ditinho), Márcio, Amarildo e Denys(então reserva era grosso); Lino (Mendonça), Gérson Caçapa e Jorginho; Edmar, Mirandinha e Éder. Técnico: Carbone

Me lembro perfeitamente desse time. Na época o Telê começava a ser chamado de pé frio.

FAÇA LOGO SUA LIBERAÇÃO DE TVV ASSSINATURA COM TODO PROGRAMAÇÃO E DEMINUIMOS O VALOR DA CONTA PRA TODO BRASIL WHATZSAP 11958640776

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras