Bi nacional, novo auxiliar do Palmeiras pode se gabar de ter "pescado" Luan

13/12/2017 08:34

Bi nacional, novo auxiliar do Palmeiras pode se gabar de ter "pescado" Luan

Bi nacional, novo auxiliar do Palmeiras pode se gabar de ter

James Freitas foi campeão das duas últimas edições da Copa do Brasil



Muitos torcedores do Palmeiras podem até não saber, mas em 2018 o clube terá como novidade um campeão das duas últimas Copas do Brasil. O auxiliar técnico James Freitas deixou o Cruzeiro, onde conquistou o torneio com Mano Menezes nesta temporada, para reencontrar no time alviverde o treinador Roger Machado, que fez parceria afinada com ele no Grêmio e pediu sua contratação.







James também tem no currículo a conquista da Copa do Brasil de 2016 no Grêmio, já ao lado de Renato Gaúcho. E além dos títulos, pode se gabar de ter feito uma aposta de sucesso na base tricolor: foi ele quem indicou ao clube gaúcho a contratação do atacante Luan, hoje destaque da equipe profissional e recentemente eleito o melhor jogador da Libertadores.



Foi na Copa São Paulo de 2013, que Luan disputou com a camisa do América-SP, que o hoje auxiliar palmeirense viu o talento do garoto, então com 19 anos. Ele já havia feito grande jogo contra o Flamengo na fase de grupos, em empate por 2 a 2 que eliminou o time carioca, e também marcou o gol do América na derrota por 2 a 1 para o Juventude na segunda fase. James então recomendou o atacante para Júnior Chávare, diretor executivo da base do Grêmio, com a indicação de que estaria rapidamente entre os profissionais. Acertou.



Peça importante na reconstrução gremista





Luan chegou ao Grêmio indicado por James Freitas em 2013



Gaúcho de São Lourenço do Sul, o profissional de 49 anos passou a maior parte da carreira nas categorias de base do Grêmio e desenvolveu relação próxima com Roger, que era auxiliar do time principal enquanto James treinava o sub-20. Ele também comandou a equipe sub-18 e foi peça importante de um projeto de reformulação da base tricolor que começou em 2013 e dá frutos até hoje.



"A partir de 2013, o Grêmio quis mudar o perfil da base. A ideia do Júnior era mudar o perfil dos atletas e do estilo de jogo. Buscar atletas de um jogo mais técnico, de velocidade. Passamos a investir nesse perfil de jogar, e a partir dali começou a mudar. Eu diria que deu muito resultado, porque há jogadores que estão no profissional e carregam essas características", disse James ao UOL Esporte.



Entre os atletas que atingiram o time profissional do Grêmio e passaram pelas mãos de James Freitas estão os volantes Arthur e Walace (hoje no Hamburgo), o lateral Marcelo Hermes (Benfica) e os atacantes Everton e Pedro Rocha (atual Spartak Moscou). Tido como alguém de fácil relacionamento com o elenco e que valoriza o bom ambiente no grupo, James ainda mantém contato com vários deles e enviou mensagens parabenizando os ex-comandados pelo título da Libertadores.



Sintonia fina com Roger



A relação entre James e Roger – descrito pelo auxiliar como "workaholic" – começou quando o primeiro comandava o time sub-20 do Grêmio e o segundo era auxiliar permanente da equipe principal. Roger acompanhava muito os treinos e jogos da base tricolor e, em conversas com James, os dois perceberam que havia muita afinidade entre eles na forma como viam o jogo e na metodologia de trabalho. Já no profissional, a partir de 2015, montavam juntos os exercícios de treino e o planejamento da semana.



"Foi acontecendo naturalmente. Embora a gente tenha trajetórias diferentes, já que ele foi um grande atleta e eu não joguei profissionalmente, temos ideias muito parecidas, bebemos na mesma fonte", afirmou James, que trabalhará com mais dois auxiliares no Palmeiras: Roberto Ribas, que acompanha Roger em seus clubes, e Andrey Lopes, o Cebola, ex-assistente de Dunga no Inter e na seleção.



A parceria com Roger foi interrompida em setembro de 2016, quando o treinador, que havia feito grande campanha no Brasileiro do ano anterior, pediu demissão em meio a maus resultados e atuações irregulares. Na visão de James, o substituto, Renato Gaúcho, manteve as bases do trabalho, "colocou seu tempero" em aspectos como bola parada e marcação, e conquistou com méritos a Copa do Brasil.



No fim do ano, James saiu para o Cruzeiro a convite de Mano Menezes, que havia trabalhado com ele no Inter em 2001 e fez o convite logo após o Grêmio eliminar o time mineiro na semifinal da Copa do Brasil. Em Belo Horizonte, cenário repetido: ganhou o torneio de novo e criou relação de amizade com o elenco. E com a parceria com Roger retomada, já projeta o ano que vem. "Quem sabe não vem o tri com o Palmeiras?".



VEJA TAMBÉM
- Palmeiras desembarca em Quito com elenco quase completo para partida decisiva.
- Luan elogia desempenho no Palmeiras e ignora "reformulação" no clube
- Romulo busca espaço no Palmeiras durante período de adaptação no clube.





3492 visitas - Fonte: UOL

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

VOCÊ QUE ESTÁ CANSADO DE TER POUCA PROGRAMAÇÃO DE TVV ASSSINATURA E NÃO CONCORDA COM OS VALORES COBRADOS
FAÇO LIBERAÇÃO E DIMINUÍMOS O VALOR DA CONTA
PARA TODO BRASIL
WHATZSAP 11 958694345

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras