14/6/2018 12:01

Sede da Copa de 2018, Rússia já recebeu Verdão e foi palco de título do clube

Foto: Divulgação/Site Oficial

A Copa do Mundo de 2018 começou! Agora, todos os olhos estão voltados para a Rússia, país sede da principal competição de seleções do mundo. Poucos sabem, mas, historicamente, o Palmeiras possui uma ligação memorável com a maior nação do planeta: em 1994, o Verdão sagrou-se campeão da Copa Lev Yashin após bater o Dínamo Moscou (2 a 1) e o Sparták (2 a 0) em torneio quadrangular.



Além dos dois duelos que valeram título ao Alviverde, a excursão de 1994 – que aconteceu concomitantemente à Copa do Mundo daquele ano – contou ainda com mais três partidas. O time, à época comandado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, bateu o Textilchik (3 a 0), a Lada Toliatti (2 a 0) e o Tchernomorec (1 a 0), obtendo 100% de aproveitamento nos cinco jogos disputados durante a viagem.

Os russos, ainda impactados pelo fim recente da União Soviética, puderam assistir de perto ao esquadrão da década de 90 comandado por Evair. “Era um período difícil na Rússia, muitas brigas políticas, as pessoas com medo. Lembro que chegávamos aos aeroportos do país para viajar de uma cidade para outra e não tinha mais ninguém, apenas a delegação do Palmeiras”, relembrou o ídolo Evair ao Site Oficial na ocasião do 20º aniversário da excursão.



“Vencemos todas, mas o futebol dos clubes da Rússia era bom. Tinham jogadores muito fortes, que possuíam uma característica própria. Foi difícil jogar contra eles. Agora talvez o estilo de jogo deles tenha piorado um pouco, mas naquela época era muito bom”, completou o eterno camisa 9 do Verdão, um dos principais personagens daquela viagem (com quatro marcados gols nos cinco prélios disputados). Os cinco embates foram disputados em uma semana, de 15 a 22 de junho de 1994.

Apesar do pouco tempo no país e raros momentos para conhecer as cidades, o ídolo palestrino ainda se recordou do país e animou quem pretende viajar para acompanhar a Copa do Mundo 2018.

“Mesmo com alguns problemas, nada tirava a beleza das cidades, principalmente de Moscou. Muito bonita. Praticamente só jogávamos e voltávamos para o hotel, então não conseguia ver muita coisa. Mas tem um fato curioso. Me lembro de ter visto filas e mais filas em Moscou, muito vazia, para a inauguração da primeira loja do McDonald´s ali ou no próprio país, algo assim. Foi onde vi mais gente. Todos atrás de um sanduíche”, relembrou o artilheiro, em tom jocoso.

Além de 1994, o Verdão esteve em campo em solo soviético também em 1970, disputando um total de oito confrontos. Curiosamente, nessas duas circunstâncias, o ano era de Copa do Mundo. E nas duas vezes, o Brasil foi campeão – em 1970, a Seleção Brasileira conquistou o tricampeonato mundial e, em 1994, o tetra.

Na excursão de 1970 por território soviético, o Alviverde passou pelas cidades de Kutaisi, Tbilitsi e Lvov, região onde hoje é a Geórgia (vale lembrar que a URSS foi dissolvida em 1991). As partidas foram disputadas entre 21 e 27 de maio – ou seja, às vésperas da Copa do Mundo no México – diante do Torpedo Kutaisi (empate por 1 a 1), do Dínamo Moscou (vitória por 4 a 2) e do FC Karpaty (derrota por 1 a 0).

Símbolo da Copa, Lev Yashin já foi rival do Verdão

Além de ter sido campeão do torneio Lev Yashin em 1994, competição que levava este nome em homenagem ao histórico goleiro apelidado de Aranha Negra, considerado o maior de todos os tempos e hoje símbolo da Copa do Mundo de 2018, o Palmeiras já disputou uma partida contra uma equipe cujo goleiro era justamente Yashin: foi contra a Seleção da URSS em janeiro de 1966, no Pacaembu, quando o Alviverde levou a melhor ganhando de 3 a 1.

Um fato que chama a atenção é de que este jogo, assim como as excursões de 1970 e 1994, também está diretamente inserido dentro de um contexto de Copa do Mundo, já que o Alviverde só enfrentou a Seleção da URSS, de Lev Yashin, porque o time estava se preparando para a Copa de 1966 no país que, à época, era bicampeão do mundo (1958 e 1962).

Inclusive, neste ano de 1966, a Seleção da União Soviética obteve sua melhor colocação em Copas do Mundo: um 4º lugar, após bater Itália, Chile e Hungria até ser eliminada nas semifinais pela Alemanha Ocidental e ser superada para a ótima Seleção de Portugal, de Eusébio, na disputa do 3º lugar.


Foto: Divulgação

1818 visitas - Fonte: Site Oficial

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Antigamente no palmeiras se fa lava de título vitórias!!!! Hoje só se fala de $$$$$$$$ e mais nada MUITO TRISTE COM MEU PALMEIRAS !! TIME QUE QUANDO COMECEI A ME APAIXONAR ERA UM TIME DE FUTEBOL !! HOJE SÓ MERCENÁRIOS NESTA MALDITA DIRETORIA!! QUE TRISTEZA

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias