O futebol brasileiro vem passando por uma "limpa" do exterior nas últimas semanas

29/6/2018 12:10

O futebol brasileiro vem passando por uma "limpa" do exterior nas últimas semanas

O futebol brasileiro vem passando por uma

Turki Al-Sheikh com Gianni Infantino, presidente da Fifa (Foto: Divulgação)



Se já era difícil segurar jogadores para clubes de Europa e China, agora o mercado conheceu um outro furacão de contratações. A Arábia Saudita veio aqui e fez um "estrago". O Al-Wehda levou o técnico Fabio Carille (Corinthians), além de Otero (Atlético-MG), Marcos Guilherme (estava emprestado pelo Atlético-PR ao São Paulo) e Anselmo (Internacional). O AL Nasr contratou Petros (São Paulo), O Al Ittihad tirou Valdivia do Internacional. Essa tempestade impulsionada pelos petrodólares que movimentam a economia saudita foi além, pousou no Egito e em apenas poucos dias fez outro vendaval, que atende pelo nome de Pyramids F.C.







E o Pyramids F.C. também chegou "varrendo", como diz o ditado popular. Nesta quinta-feira, dia 28, aconteceu a coletiva de imprensa para explicar detalhes do projeto, confirmar contratações e anunciar mais reforços. O técnico será Alberto Valentim, ex-Botafogo. O atacante Keno, que atuava pelo Palmeiras, já havia sido confirmado. Depois veio Ribamar, ex-Atlético-PR. Não satisfeitos, levaram também Carlos Eduardo, do Goiás. E por último, na calada da noite mesmo, anunciaram Arthur Caíke, que estava na Chapecoense.



Além dos brasileiros, o Pyramids F.C. também mexeu no mercado do Egito, contratou dois jogadores do Zamalek, um dos maiores clubes locais, um do Enppi, um do El Masry, um do Arab Contractors, e outro do Smouha.



A primeira pergunta, talvez a mais óbvia, é a seguinte: qual é a relação do dinheiro dos clubes da Arábia Saudita com um time do Egito?



Bom, o grande incentivador das contratações em peso do futebol saudita, e que deseja mudar o esporte de outro patamar no país, recuperar a credibilidade e ganhar força no continente asiático, é Turki Al-Sheikh, presidente da Autoridade Esportiva Geral e do Comitê Olímpico da Arábia Saudita. Tem como metas também zerar as dívidas dos clubes sauditas, que nos últimos anos ficaram com fama de maus pagadores. Mas Turki Al-Sheikh cruzou fronteiras, parou no Egito.



Um milionário saudita colocando dinheiro em um clube desconhecido do Egito?



A história não é por acaso, pelo menos não foi do nada que Turki Al-Sheikh liberou a verba no país africano. Ele era investidor e ligado ao principal clube do país, o Al Ahly. Era presidente de honra. É o time de maior torcida e o maior campeão nacional com 39 títulos. Também já levou oito vezes a Liga dos Campeões da África. Mas o que passa é que Turki Al-Sheikh não gostou de algumas coisas, da forma como foi tratado, e um belo dia brigou com o presidente do Al Ahly, Mahmoud El Khatib, e pensou: "É isso mesmo? Então você vai ver o que vou fazer!"



Para se vingar do seu agora inimigo, Turki Al-Sheik decidiu investir em outro clube?



Exatamente! Ele decidiu comprar um clube no Egito e mostrar do que é capaz, afinal é um homem de muito poder e influência. Encontrou no Al Assiouty Sport a oportunidade que esperava e comprou a equipe.



Al Assiouty Sport? Que time é esse? É grande no Egito?



Bom... Não, não é grande. Ainda, né? Nunca ganhou um título nacional na elite. Na temporada passada, ainda carregando o nome de Al Assiouty, a equipe terminou na nona colocação do Campeonato Egípcio. Porém, teve um bom resultado na Copa do Egito ao eliminar o poderoso Al Ahly nas quartas de final. Na semifinal, perdeu nos pênaltis para o Smouha.



Mas é Al Assiouty Sport ou Pyramids F.C.?



Era Al Assiouty Sport, mas agora é Pyramids Al Ahram Football Club. Essa mudança de nome deu uma certa dor de cabeça para Turki Al-Sheikh. Acontece que Al Ahram é o nome de um dos maiores grupos de mídia do Egito, que tem o jornal de maior circulação no país. Faz parte de uma editora que leva o mesmo nome, a maior daquele local. Deu zebra? Deu, ou quase. Ou ainda vamos ver no que vai dar. A imprensa local diz que os donos da editora entraram com ação judicial por conta do plágio no seu nome. Via sua conta no Twitter, o clube informou que "tem todas as autorizações oficiais para utilizar o nome, e que não há qualquer motivo para protesto da Al Ahram".



A torcida (é grande?) deve estar empolgada...



Como falamos antes, não se trata de um clube muito popular no Egito. Portanto, a tarefa de Turki Al-Sheik e seus companheiros não será das mais fáceis para conseguir muitos fãs em pouco tempo. Mas vontade e investimento não faltarão para isso. Além da contratação de bons jogadores que podem ajudar o time a conquistar títulos, tem uma "solução" bem interessante. A promessa é que cada associado receberá um "salário" se acompanhar pelo menos 85% dos jogos da equipe. Vários sócios estavam sendo cadastrados. Mas tem mais afago para os fãs. Um carro foi sorteado em um concurso no Twitter.



Clube anuncia seu último reforço brasileiro, Arthur Caíke



Afronta, provocação ou estratégia de mercado?



Não dá para saber ainda, mas o fato é que o Pyramids F.C., que já anda bem ativo nas redes sociais, usou sua conta no Twitter para informar que quer jogadores do Al Ahly? Lembra aquela treta de Turki Al-Sheikh com o clube que falamos lá em cima? Pois é... Fato é que o Pyramids F.C. publicou assim, para todo mundo ver, que fez uma oferta ao rival de empréstimo pelo goleiro Mohamed El-Shenawy. O valor oferecido para ter o atleta por duas temporadas é de US$ 4 milhões.



Vem mais "estrago" por aí nos times brasileiros?



Acontece que o regulamento da Liga Egípcia de futebol permite apenas quatro estrangeiros por equipe, regra que foi atualizada em 2017. Antes só era possível três jogadores de fora do país por cada time.



VEJA TAMBÉM
- Verdão escalado para o jogo contra o São Paulo
- ATACANTE EX-PREMIER LEAGUE NO VERDÃO? Palmeiras estuda a contratação de atacante que pertence ao Fulham
- ATENÇÃO ESPECIAL DE ÍDOLO ESPANHOL! Joia alviverde chama atenção jogando na Itália





4458 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Pelo amor de Deus pede esse Salin muchiba para levar o deyverson por 10 merreis

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras