Palmeiras vence Fiorentina no Pacaembu e conquista Troféu Julinho Botelho

31/7/2014 01:05

Palmeiras vence Fiorentina no Pacaembu e conquista Troféu Julinho Botelho

Palmeiras vence Fiorentina no Pacaembu e conquista Troféu Julinho Botelho

Palmeiras vence a Fiorentina no Pacaembu



Com tranquilidade e apoio fervoroso dos mais de 20 mil alviverdes presentes no Pacaembu, o Verdão, nesta noite de quarta-feira (30), com gols de Victor Luis e Leandro, bateu a Fiorentina-ITA pelo placar de 2 a 1 e conquistou o troféu Julinho Botelho, além de um ponto para os americanos na competição EuroAmericana. A noite marcou, também, a estreia do novo uniforme azul e dos jogadores Agustin Allione e Victorino.



O troféu é o primeiro conquistado pela equipe palestrina no ano do centenário e faz referência a Júlio Botelho, ídolo palestrino e da “Viola” nos anos 50 e 60 atuando como ponta-direita. O ex-jogador, considerado o melhor da história da Fiorentina por muitos italianos, completaria 85 anos na última terça-feira (29).



O confronto é o oitavo da série de nove jogos entre americanos e europeus pela Copa EuroAmericana. Com o triunfo alviverde, os times do continente americano somam 4 pontos na competição (mais cedo, o América-MEX derrotou o Atlético de Madrid-ESP, nas penalidades, por 3 a 2), empatando com os europeus.



O jogo de desempate será neste sábado (02), às 19h, entre Universitario-PER e Fiorentina-ITA, no estádio Nacional, em Lima, no Peru. Quem vencer, levará o título da competição para seu continente.



Na primeira etapa, com atuação muito segura, o Verdão construiu a vantagem com dois belos gols de Victor Luis e Leandro. Além disso, a defesa alviverde era destaque por neutralizar os lances perigosos da Fiorentina. Já na segunda etapa, com as mudanças promovidas por Gareca e por Montella, o jogo permaneceu movimentado, mas os jogadores principais pelo lado da Viola mostraram serviço.



Um deles, Rossi: principal jogador da equipe, marcou o único gol para os italianos na segunda etapa, mas não evitou a derrota no Pacaembu e o Troféu Julinho Botelho será o mais novo integrante da galeria de muitos títulos do Verdão, no Palestra Italia.



O jogo



O certame da Copa EuroAmericana começou truncado e veloz, com as equipes tentando golpes de contra-ataque nos primeiros cinco minutos de jogo. A Fiorentina tocava mais a bola no campo de ataque, mas não levava perigo expressivo ao Verdão.



Aos 11 minutos, o primeiro susto adversário veio com boa troca de passes pela esquerda. Babacar recebeu livre na área e bateu para fora.



A resposta alviverde veio com o jovem lateral Victor Luis. Após receber bom passe, o palestrino soltou a bomba de fora da área, no canto, sem chances para o arqueiro Neto, marcando seu primeiro gol com a camisa alviverde e abrindo o placar para o Verdão (Palmeiras 1x0 Fiorentina-ITA).



A Viola bem que tentava empatar a partida, mas a marcação alviverde, consistente nos últimos jogos, neutralizava os golpes adversários com eficiência. Adiantada, a zaga alviverde possibilitou o controle da partida, não trazendo riscos ao goleiro Fábio.



A arma principal da Fiorentina era o jogador Pasqual, pela ponta esquerda. O italiano era o mais perigoso à retaguarda alviverde. Numa destas jogadas, Pasqual lançou Joaquin, que bateu para fora. No minuto seguinte, após receber bom passe de Leandro, Wesley finalizou na rede, mas pelo lado de fora do gol.



Com muita movimentação, Palmeiras e Fiorentina protagonizavam um jogo muito bom na primeira etapa. Aos 31 minutos, o primeiro cartão amarelo da partida foi para Pasqual, após falta em Allione.



Mesmo mostrando sinais de reação e efetiva melhora em campo, a Fiorentina não conseguiu evitar o segundo gol alviverde: após boa tabela no meio campo, Leandro recebeu, tirou o zagueiro italiano da jogada e mandou para o fundo das redes de Neto (Palmeiras 2x0 Fiorentina).



E o gol não relaxou a equipe palestrina. Após o tento, a marcação do Verdão era feita no campo do adversário, com pressão na saída de bola. Segura, a zaga alviverde neutralizava os ataques da Fiorentina com facilidade: aos 46 minutos, após cobrança de falta de Joaquín, Fábio encaixou a bola.



A segunda etapa do confronto internacional também mostrou indícios de que seria tão movimentada quanto a primeira: logo aos 3 minutos, Josimar soltou a bomba de fora da área e obrigou o arqueiro Neto a fazer boa defesa.



Cinco minutos depois, o técnico Vincenzo Montella efetuou duas alterações pelo lado da Fiorentina: sacou Lazzari e Joaquín para as entradas de Vargas e David Pizarro, dando maior experiência ao time italiano. Além disso, na volta do intervalo, o treinador substituiu Matías Fernándes por Matías Vecino. Cada treinador podia efetuar cinco substituições em três paradas de jogo.



Já Ricardo Gareca mexeu no Verdão somente aos 13 minutos da segunda etapa: Bernardo e Patrick Vieira entraram nos lugares de Mendieta e Érik, respectivamente.



Sem muitas oportunidades até então, Montella fez a quarta alteração: sacou Ilicic para a entrada do atacante Rossi, principal jogador do time. Aos 19 minutos, em sua primeira participação, lançou de três dedos para Pasquale, que chutou na trave de Fábio. A zaga alviverde afastou o perigo.



A resposta palmeirense veio no minuto seguinte, com Bernardo, que soltou a bomba de fora da área para boa defesa de Neto.



Gareca, na segunda parada, efetuou mais duas alterações: aos 26, sacou Allione e Wesley para as entradas de Mazinho e Léo Cunha.

Já Montella, ao mesmo tempo, tirou Bakic para a entrada de Piccini, completando as cinco alterações.



Um minuto depois, após boa jogada e passe de Babacar, Rossi diminuiu para os italianos (Palmeiras 2x1 Fiorentina).



Aos 29, Gareca protagonizou uma estreia no Pacaembu: Victorino, sem atuar desde setembro de 2012, entrou no lugar de Wellington. Primeiro jogo do uruguaio com a camisa do Verdão, que foi ovacionado em cada toque na bola pelos gritos de “É, Victorino!”.



Após marcar o gol, a Fiorentina pressionava pelos lados do campo. Rossi e Babacar ditavam o ritmo dos ataques da esquadra italiana, levando perigo aos zagueiros alviverdes. Aos 37, após boa jogada ensaiada, Tomovic bateu rente à trave de Fábio, assustando a torcida alviverde.



As jogadas da Viola eram, em grande parte, chutes de fora da área, que eram minimizados pela retaguarda palmeirense.



Os palestrinos davam show na arquibancada e não paravam de cantar um minuto. Apoiaram o time nos 90 minutos, mesmo com a constante pressão italiana nos minutos finais de jogo.



O último lance da partida veio na cobrança de escanteio de Piccini, mas a zaga alviverde afastou o perigo e assegurou a vitória e o troféu Julinho Botelho para a equipe palestrina.

Escalação: Fábio; Weldinho, Wellington (Victorino), Marcelo Oliveira, Victor Luis; Josimar, Wesley (Léo Cunha), Mendieta (Bernardo), Allione (Mazinho); Leandro e Érik (Patrick Vieira)

Gols:



Palmeiras: Victor Luis (13’ – 1º Tempo), Leandro (35’ – 1º Tempo)

Fiorentina-ITA: Rossi (27’ – 2º Tempo)



VEJA TAMBÉM
- BRILHANDO NA ITÁLIA! Nova contratado do Palmeiras, Felipe Anderson faz partidaça no italiano
- Dono do Botafogo questiona incoerência de Leila do Palmeiras sobre manipulação
- Indefinição sobre Joia do Palmeiras gera sondagens e possíveis mudanças no destino





3588 visitas - Fonte: Site Oficial

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras