STJD aceita pedido do Palmeiras para julgar interferência externa, mas não defini decisão sobre final do Paulista

16/8/2018 16:00

STJD aceita pedido do Palmeiras para julgar interferência externa, mas não defini decisão sobre final do Paulista

STJD aceita pedido do Palmeiras para julgar interferência externa, mas não defini decisão sobre final do Paulista

Foto: Foto: Giba Perez



O Verdão ainda tenta impugnar a final do Campeonato Paulista, perdida para o Corinthians em 8 de abril,a história teve novo capítulo nesta quinta-feira (16), no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), no Rio de Janeiro. Ao contrário do TJD paulista, o órgão nacional entendeu que o clube cumpriu os prazos previstos para fazer o pedido e, portanto, deveria julgar o mérito do caso – se houve ou não interferência externa no jogo. Mas não tomou uma decisão definitiva. Três auditores pediram mais prazo para analisar a situação, e o caso terá novo julgamento (que não será antes de 12 de setembro).



– Juridicamente, o objetivo foi cumprido. O Palmeiras está em busca da verdade desde o dia 8 de abril, mas isso não foi possível no TJD-SP. Com relação ao pedido de vista, quando isso acontece, significa que a sua sustentação oral teve efeito. Por algum ponto da sua sustentação oral ele foi comovido e pediu a vista para analisar mais cuidadosamente as provas – afirmou um dos advogados do Palmeiras, Alexandre Miranda.



O Alviverde recorreu contra decisão do TJD paulista, que não analisou o caso por entender que o clube havia perdido o prazo de 48 horas após a partida para solicitar a impugnação. Essa tese foi rejeitada pelo STJD – e pode ser vista como uma vitória para o Palmeiras.



Os palmeirenses pediam que o STJD julgasse dois pontos: se o clube se posicionou dentro do prazo – o que poderia devolver a discussão para o TJD – e também o mérito da questão – a suposta interferência externa no lance em que o árbitro marcou pênalti a favor do Palmeiras e, depois, voltou atrás.







Como foi o julgamento



Durante o julgamento, os advogados do Palmeiras, Américo Espallargas e Alexandre Miranda, alegaram que com a instauração de inquérito, dois dias depois da final, o prazo de prescrição do processo foi interrompido.



Eles também fizeram críticas ao Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo por, na visão deles, tocar o processo sem cumprir os prazos e evitando julgar a suposta interferência externa.



Miranda disse ainda que o quarto árbitro e o delegado da partida mentiram no depoimento ao TJD. O advogado argumentou em seguida que a distância do quarto árbitro para o lance (cerca de 25 metros) não permitia que ele tivesse um ângulo melhor do que o juiz para determinar se foi ou não pênalti de Ralf em Dudu.



A Federação Paulista de Futebol também se manifestou. O advogado Márcio Andraus defendeu que o prazo para questionar a partida havia terminado e disse que a homologação do resultado e das premiações foi feita em 72 horas, sem contestação.



Segundo ele, o inquérito apenas serve para punir os árbitros, e não para adiar o prazo da prescrição do pedido de impugnação do jogo. Andraus também rebateu os palmeirenses ao afirmar que não há provas da interferência alegada.



Em seguida, o relator do caso, José Perdiz, deu seu voto. Ele observou que o objetivo não era julgar se houve pênalti ou não – e sim se houve interferência externa. Ele se mostrou favorável ao argumento do Palmeiras de que o prazo para entrar com o pedido de impugnação foi respeitado. Em seguida, entrou na análise do mérito da questão e votou contra a solicitação palmeirense.



– A alteração de um resultado de campo só deve ocorrer se a violação das regras for provada de forma inequívoca – disse ele.



Na sequência, a maioria dos auditores acompanhou a visão do relator sobre a prescrição – defendendo que o Palmeiras esteve dentro do prazo em sua reclamação. Mas três deles também pediram vista – ou seja, solicitaram mais prazo. Com isso, haverá uma nova data para o julgamento definitivo.







VEJA TAMBÉM
- Palmeiras é forte candidato ao título do Super Mundial, afirma Neto.
- Veiga reconhece fase ruim e elogia Luís Guilherme pelo gol marcado.
- Palmeiras: o maior time brasileiro na Libertadores em tom profissional.





11712 visitas - Fonte: -

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Vamos ate o fim desmascara eses ladrao

Daniel Junior     

FAZEMOS DESBLOQUEIO DOS CANAIS PREMIERE TELECINE HBO COMBATE E CANAIS ADULTOS PARA ASSINANTES DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA. SÓ PAGA DEPOIS QUE O SERVIÇO FOR FEITO WHATSAPP 11 962751796

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras