Felipão volta a inovar no Palmeiras e ganha elogios por anular Colo-Colo

4/10/2018 09:54

Felipão volta a inovar no Palmeiras e ganha elogios por anular Colo-Colo

Felipão volta a inovar no Palmeiras e ganha elogios por anular Colo-Colo

Foto: Ale Cabral/AGIF



Se o jogo de ida contra o Colo-Colo na Libertadores trouxe uma das primeiras grandes novidades táticas de Felipão nesta passagem pelo Palmeiras, com um esquema de três zagueiros no segundo tempo para reverter a pressão do time chileno, o treinador voltou a surpreender com um sistema inédito na partida de volta, que terminou com vitória confortável por 2 a 0 no Allianz Parque na última quarta-feira (3) e vaga garantida na semifinal após 17 anos de ausência. Os ajustes de Scolari foram destacados pelos próprios jogadores como importantíssimos para que o alviverde dominasse o jogo.







O Palmeiras se habituou a jogar em um dos sistemas mais comuns no futebol atual: o 4-2-3-1, com dois volantes, dois pontas, um meia central e um centroavante. Contra o Colo-Colo, porém, Felipão mudou esse desenho sem mexer nas peças. Dudu saiu da ponta para jogar como um camisa 10, atrás de uma dupla de ataque formada por Willian e Borja; Bruno Henrique e Moisés ficaram lado a lado no meio-campo; e ainda mais atrás, Thiago Santos foi o primeiro volante, às vezes tão encostado na defesa que parecia um terceiro zagueiro.



"É mérito da equipe que se dedica. No momento que idealizamos o time do Colo-Colo, modificamos a estrutura da equipe. E aí tivemos a participação de dois ou três jogadores de uma forma diferente da que jogam, mas se dedicando para a equipe. É uma equipe que tem seus 27, 28 jogadores e os juniores trabalhando sério. Levando os resultados de um possível título", disse Felipão após a partida.



A mudança de Felipão foi uma surpresa para o Colo-Colo, que foi amplamente dominado e mal incomodou o goleiro Weverton no jogo – ao contrário do jogo de ida, quando chegou a ser superior ao Palmeiras em vários momentos. Com Thiago Santos colado em Valdivia, Bruno Henrique e Moisés combatendo o meio-campo rival e o trio Dudu-Willian-Borja pressionando a saída de bola, o alviverde mal deixou o rival passar do meio-campo. Os alas chilenos, tão perigosos no jogo de ida, praticamente não foram vistos.







O novo desenho beneficiou principalmente Dudu, que fez um de seus melhores jogos na temporada. Em uma posição mais centralizada, com liberdade para flutuar pelo gramado, ele infernizou a defesa adversária. O primeiro gol do Palmeiras foi uma pintura do camisa 7, que recebeu a bola nessa zona mais central, arrancou, pedalou e acertou um chute indefensável. Ele também apareceu pela esquerda no segundo tempo para driblar o zagueiro e sofrer o pênalti que Borja converteu para marcar o segundo.



"Trocamos a posição e baseado no que a gente conhecia, (com informações) que recebemos de 2016, que ele jogou assim em alguns jogos. E como aquela equipe (Colo-Colo) ia nos complicar jogando daquela maneira, optamos pelo Dudu naquela posição. Ele se sente bem comigo e eu me sinto bem com ele", completou Felipão.



Contratado principalmente para proporcionar um melhor ambiente ao elenco e conseguir uma constância que, na visão da diretoria, não vinha acontecendo com Roger Machado, Felipão tem recebido elogios também no aspecto tático. Moisés e Weverton foram dois atletas que exaltaram os ajustes feitos pelo treinador para enfrentar o Colo-Colo. Scolari também atribui muitos méritos ao seu auxiliar Paulo Turra, especialmente pela melhora defensiva da equipe, que passou os oito primeiros jogos sob o comando da nova comissão técnica sem levar nenhum gol.



Felipão é um adepto dos treinos fechados, em ideia compartilhada com a diretoria, que vê com bons olhos a maior privacidade dada ao elenco desde a chegada do treinador. Com o Palmeiras sob os holofotes nas duas competições em que ainda disputa – além de semifinalista da Libertadores, é líder do Brasileiro –, variações podem ser decisivas para surpreender futuros adversários. Será que vem mais novidade para o clássico com o São Paulo, sábado (6), no Morumbi?





VEJA TAMBÉM
- CLIMA DE DESPEDIDA! Endrick disputará seu último clássico com a camisa do Palmeiras
- IMPRESSIONADO COM O VERDÃO! Joia que pode substituir Endrick e reforçar o Verdão elogiou o clube
- Por que Rômulo tem poucas oportunidades no Palmeiras: Reserva de Veiga esclarecida.





7668 visitas - Fonte: UOL

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras