Em conquista que precedeu a Libertadores, Palmeiras era campeão da Mercosul há 20 anos

29/12/2018 09:17

Em conquista que precedeu a Libertadores, Palmeiras era campeão da Mercosul há 20 anos

Em conquista que precedeu a Libertadores, Palmeiras era campeão da Mercosul há 20 anos

Foto: Acervo/Gazeta Esportiva



A temporada de 1998 foi longa para a Sociedade Esportiva Palmeiras. Há exatos 20 anos, sob o comando do técnico Luiz Felipe Scolari, o time alviverde superou o Cruzeiro no dia 29 de dezembro e conquistou o título da primeira edição da Copa Mercosul.







Algoz do mesmo Cruzeiro na final da Copa do Brasil, o Palmeiras já estava classificado à edição de 1999 da Libertadores, sonho do clube na época. Assim, a equipe treinada por Felipão teve a oportunidade de usar a Mercosul como laboratório para o desafio do ano seguinte.



Na primeira fase, o Palmeiras alcançou 100% de aproveitamento contra os tradicionais Nacional, Independiente e Universidad de Chile – o time uruguaio acabou goleado por 5 a 0 em pleno Centenário. Após eliminar Boca Juniors nas quartas e Olímpia na semifinal, o time brasileiro garantiu presença na decisão invicto.



A Copa Mercosul de 1998 foi decidida em uma série de três partidas. Derrotado por 2 a 1 pelo Cruzeiro no Mineirão, o Palmeiras venceu por 3 a 1 o segundo jogo, disputado no Palestra Itália. Há 20 anos, no mesmo estádio, contou com gol de Arce para ganhar por 1 a 0 e assegurar a taça.



“Verdão fecha 1998 campeão”, manchetou o jornal A Gazeta Esportiva na edição de 30 de dezembro. “Um título que teve ainda sabor de vingança, já que foi justamente sobre o rival Cruzeiro, responsável pela eliminação do time no Brasileiro”, informou o periódico.



O título, evidentemente, deixou Felipão confortável. “Pela primeira vez, me sinto bem no final do ano. Normalmente, termino a temporada mais gordo, mais pesado. Estou numa fase boa da minha vida”, disse o técnico, que dedicou a conquista à esposa Olga, com quem completou 25 anos de casamento justamente no dia da final.







O lateral direito Arce, por sua vez, já pensava na Copa Libertadores de 1999. “A Mercosul foi importante, porque jogamos em outros países, enfrentamos a catimba e vimos o modo de apitar dos juízes sul-americanos, que deixam o jogo correr mais do que os brasileiros”, afirmou.



No ano seguinte, com o elenco já calejado e mais experiente, o Palmeiras conquistou a sonhada Copa Libertadores. O time alviverde ainda alcançou as finais das edições de 1999 e 2000 da Mercosul, mas acabou derrotado por Flamengo e Vasco, respectivamente.



VEJA TAMBÉM
- Estêvão marca gol da vitória do Palmeiras sobre o Cuiabá na Arena Pantanal
- Vitória do Palmeiras com gols de Lázaro e Estêvão: confira as notas!
- Abel escala Palmeiras sem Veiga e com Rony titular para partida contra Cuiabá





3816 visitas - Fonte: Gazeta Esportiva

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Quem tem mais tem 10 chupa Curintia kkkkkkkkkk

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras