7/1/2019 15:22

Onde Zé Rafael se encaixa no Palmeiras 2019?

Meia chega ao clube após três temporadas atuando em alto nível

A manutenção do time campeão brasileiro em 2018 foi o principal pedido de Luiz Felipe Scolari para a diretoria do Palmeiras. E o treinador foi atendido. Nenhum jogador considerado titular foi negociado nesta janela. O técnico ainda ganhou novas opções para formar a equipe que defenderá a camisa alviverde em 2019. Boas opções.



Uma das principais novidades no grupo é o meia Zé Rafael. Destaque do Bahia nas duas últimas temporadas, o jogador chega ao novo clube para reforçar um setor já forte no elenco, contando com nomes como Lucas Lima, Gustavo Scarpa, Allione, Hyoran, Guerra e Raphael Veiga. No entanto, Zé pode atuar também um pouco mais atrás, onde hoje Bruno Henrique e Moisés têm a preferência de Felipão. Seria uma boa saída para encaixar o novo reforço palmeirense.

Apesar de ter vestido a camisa 10 no Tricolor Baiano, o jogador não tem características apenas de criação. Pelo contrário. Zé Rafael tem como principal ponto positivo a participação em diversas áreas do jogo, com e sem a bola. É o famoso 'faz tudo' do meio-campo. Não é um 10 clássico, garçom, responsável quase sempre pelo último passe, é um meia que ajuda na marcação, serve os companheiros e também se aproxima para finalizar.

No último Brasileiro, o apoiador marcou apenas 4 gols e deu duas assistências, mas realizou 74 desarmes certos, segundo o Footstats, a maior marca de um camisa 10 no campeonato. Bruno Henrique, por exemplo, efetuou 61 roubos de bola, enquanto que Moisés apenas 43. Dentro deste cenário, é o Profeta quem parece estar mais ameaçado pela chegada do novo reforço. Além de ter tido números defensivos mais discretos, o atual 10 palmeirense marcou somente duas vezes na competição e não deu nenhuma assistência. Uma queda de rendimento em relação a 2017, quando marcou três vezes e deu três passes para gol. Algo que pode lhe custar a posição nesta temporada.

LEIA TAMBÉM:COPINHA SP] Confira os melhores momentos de Palmeiras 1 x 0 XV de Piracicaba

Mesmo não tendo um histórico de artilheiro, Zé Rafael chega ao Palmeiras após o seu melhor ano ofensivo. Com 13 gols em 68 partidas em 2018, bateu seu recorde de bolas na rede em uma mesma temporada, que até então havia sido no Londrina, em 2016, onde marcou oito vezes em 42 jogos. Tentativas também, não faltaram. O jogador foi o 2º que mais arriscou finalizações no Brasileiro, com 87 arremates. Apenas Lucas Paquetá, ex-Flamengo e negociado com o Milan, tentou mais vezes: 92.

O aproveitamento do meia, porém, não foi dos melhores. Zé acertou o alvo somente 34 vezes, ou seja, em 39% das chances criadas. Foi a pior marca entre os oito atletas que mais arriscaram na edição. Além de Paquetá (50%) e do ex-Bahia, completam o top 8 Gabigol (47%), Ricardo Oliveira (52%), Everton (51%) - Grêmio -, Pikachu (53%), Nico López (52%) e Leandro Pereira (50%). Ainda assim, seu desempenho foi superior ao de Moisés, que tentou muito menos - apenas 21 finalizações - e acertou, proporcionalmente, menos (38%).

A única mudança garantida no time titular de Felipão, por enquanto, é em razão da lesão de Willian, que só retornará aos gramados no segundo semestre. Por característica, os rápidos Carlos Eduardo e Felipe Pires, também recém-contratados, surgem como prováveis substitutos. No caso de uma opção por um meia criativo, Scarpa e Lucas Lima surgem como favoritos. Neste caso, parece que Zé Rafael disputará uma posição mais atrás, possivelmente com Moisés. E se depender dos números do último ano, larga na frente.

ZÉ RAFAEL NO BRASILEIRÃO 2018
- Dados do Footstats

33 jogos
4 gols
2 passes para gol
29 assistências para finalização
34 finalizações em gol
53 finalizações para fora
769 passes certos
137 passes errados
28 dribles certos
5 dribles errados
74 desarmes certos











Palmeiras, Zé Rafael, Elenco, Verdão



Leia também: [ENQUETE] O Palmeiras deveria fazer uma grande oferta para contratar Pato?

Leia também: Marcos faz defesa ao uniforme azul e explica apoio a Bolsonaro



3315 visitas - Fonte: lance

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Eduardo Leão     

Cada pergunta idiota coloca de gandula

As melhores jogadas dele pelo Bahia, são pelo lado esquerdo, jogando mais aberto, assim como o Scarpa, as melhores jogadas dele são pela direita.. porém acho que os dois juntos deixa o ataque mais lento... acho que Scarpa, Zéra, e Dudu, formam uma linha de criação fantástica, até o Borja vai fazer gols

No gol. Pergunta tola.

Gracino Branco     

dendro de campo

Janpierre Gomes     

No lugar de William bigode ele já jogou vários jogos no Bahia de lado de campo,ele e Dudu dos lados vão dá trabalho podem crê, colocaria Rafael Veiga na armação das jogadas

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias