15/3/2019 20:59

São Paulo x Palmeiras: informações, curiosidades e histórico do confronto

Palmeiras x São Paulo
Competição: Campeonato Paulista – 11ª rodada
Data e horário: 16/03/2019, às 16h30
Estádio: Estádio do Pacaembu
Transmissão: Premiere
Suspenso: Deyverson



Líder do grupo B com 19 pontos ganhos em 10 rodadas, o Palmeiras pode garantir neste sábado (16), contra o São Paulo, a classificação para a segunda fase do Campeonato Paulista. Se superar o rival tricolor, o Maior Campeão do Brasil não poderá mais ser ultrapassado por Novorizontino e Guarani e, assim, decidir em casa o jogo válido pelas quartas de final do torneio estadual.



TIME QUE MENOS PERDEU NO PAULISTA
Com apenas um revés sofrido em toda a competição até aqui, o Palmeiras figura na lista dos times que menos perderam. Os outros que foram superados em uma única ocasião são o Red Bull Brasil e o Santos. Os dados estão atualizados até o encerramento da 10ª rodada do Estadual.

DEFESA MENOS VAZADA DO PAULISTA
Coletivamente, após o duelo contra o Mirassol (empate por 1 a 1), mesmo sofrendo um gol, o Palmeiras continua como dono isolado da melhor defesa dentre os 16 clubes que disputam o Campeonato Paulista, com cinco tentos sofridos ao longo do torneio (média de 0,5 por partida), seguido de Ponte Preta, com seis, e Red Bull, sete.

TIME QUE MAIS DRIBLA NO PAULISTA
O Palmeiras é a equipe que mais acumula dribles no Campeonato Paulista: são 78 ao todo, isolado, à frente do Santos, com 64. Quando o assunto se restringe a dribles certos (ou seja, quando o jogador o aplica sem perder a posse de bola em seu percurso), o Alviverde segue líder isolado, com 53 fintas, cinco a mais do que o Botafogo, que é o segundo colocado no quesito, com 42. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 10ª rodada do Estadual.

DUDU: JOGADOR MAIS CAÇADO DO PAULISTA
Se coletivamente o Palmeiras ocupa o terceiro posto dentre os times que mais sofrem faltas no Campeonato Paulista (171), seus jogadores, individualmente, não ficam para trás. Apenas o atacante Dudu foi parado 36 vezes por seus adversários, fato que torna o camisa 7 do Verdão o jogador mais caçado do torneio, seguido de Wesley, meia do Bragantino, com 32. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 10ª rodada do Estadual.

DUDU: JOGADOR QUE MAIS DRIBLA NO PAULISTA
Se coletivamente o Palmeiras lidera o índice de dribles no Campeonato Paulista (78 fintas), seus jogadores, individualmente, não ficam para trás. Sozinho, Dudu acumula 21 dribles aplicados sobre seus adversários ao longo da competição estadual, sendo o top 1 neste quesito no certame, dois a mais do que Anderson Pimentinha, do Botafogo-SP, segundo colocado, com 19. Quando o assunto se restringe a dribles certos, Dudu possui um total de 18, e lidera o fundamento com folga – seis a mais do que Wesley, meia do Bragantino, com 12. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 10ª rodada do Estadual.

LUIZ FELIPE SCOLARI: RETROSPECTO GERAL
O técnico Luiz Felipe Scolari completou na última terça-feira (12), contra o Melgar, do Peru, pela Conmebol Libertadores, sua 450ª partida no comando do Verdão. Em sua terceira passagem pelo Palestra Italia, o treinador soma até aqui 219 vitórias, 122 empates e 109 derrotas. Além do título do Campeonato Brasileiro de 2018, o treinador já havia conquistado a Copa Libertadores em 1999, a Copa do Brasil em 1998 e 2012, a Copa Mercosul em 1998 e o Torneio Rio-São Paulo em 2000. Desde que retornou ao clube, em julho de 2018, Felipão participou de 42 partidas - 27 triunfos, 11 empates e quatro reveses.

ESTÁDIO DO PACAEMBU: RETROSPECTO GERAL
O Palmeiras irá disputar, em 2019, sua segunda partida no estádio do Pacaembu. O primeiro embate, com mando palestrino, foi diante do Bragantino, também pelo Paulista, e terminou 2 a 0. Jogar no campo municipal é sempre especial para o Alviverde, já que foi o próprio Palmeiras o responsável por inaugurar o estádio. O fato ocorreu em 28 de abril de 1940, quando o time alviverde goleou o Coritiba por 6 a 2 e venceu a primeira competição disputada no local, chamada Torneio de Inauguração do Pacaembu. Os gols palestrinos foram anotados por Echevarrieta (3), Luizinho, Elyseo e Sandro. Ao todo, o Maior Campeão do Brasil atuou na cancha em 1126 jogos e acumula 574 vitórias, 302 empates e 250 derrotas, com 2053 gols marcados contra 1314 gols sofridos.

ESTÁDIO DO PACAMEBU: PALMEIRAS MAIOR CAMPEÃO
Além disso, conquistas não faltam no estádio municipal: o Verdão ostenta ainda o posto de maior campeão da história do Pacaembu – são 26 títulos no local. Dentre as principais glórias nele obtidas, estão os Brasileiros de 1960 (Taça Brasil), 1967 (Robertão) e de 1994; e os Paulistas de 1940, 1942, 1944, 1950, 1959, 1963 e 1972. O triunfo mais recente aconteceu em 2014, quando o Verdão venceu a Fiorentina por 2 a 1 – gols de Victor Luis e Leandro – e faturou o Troféu Julinho Botelho/Copa Euroamericana.

ESTÁDIO DO PACAEMBU: RETROSPECTO RECENTE
O retrospecto recente do Palmeiras no Pacaembu também é animador. Nos últimos 17 embates disputados no local, o Alviverde foi superado em uma única ocasião, com outras 14 vitórias e dois empates (31 gols marcados e 10 sofridos).

ESTÁDIO DO PACAEMBU: SÉRIE INVICTA
O Maior Campeão do Brasil ostenta uma série invicta atual no estádio de sete partidas, sendo cinco vitórias em sequência. Este tabu positivo inclui triunfos sobre o Internacional, Bahia, Cruzeiro, Grêmio, Ceará e Bragantino, além de um empate diante do Santos.

PALMEIRAS x SÃO PAULO: RETROSPECTO GERAL
Esta será a 312ª vez em que Sociedade Esportiva Palmeiras e São Paulo Futebol Clube se enfrentam (desde 1936). No retrospecto geral, o Tricolor leva vantagem, com 108 vitórias contra 104 do Verdão. Entre 1930 e 1935, no entanto, o São Paulo da Floresta cruzou o caminho palestrino 16 vezes. Foram cinco vitórias alviverdes, sete empates e quatro derrotas. O Verdão marcou 24 gols e foi vazado em 25 oportunidades.

O Palmeiras entende que, para efeito de estatísticas, é necessário contabilizar todas as partidas em que os dois clubes se enfrentaram com os seus times principais, sejam elas por jogos de 80 minutos (duas etapas de 40, como acontecia nas décadas de 10 e de 20), sejam por jogos de 90 minutos (duas etapas de 45, como ocorre atualmente) ou até mesmo jogos com duração específica para determinada competição (como os casos do Torneio Início e do Taça Manoel Domingos Corrêa, com um total de 15 e 30 minutos, respectivamente) e como alguns jogos de Campeonato Paulista que contemplavam prorrogação, totalizando 120 minutos.

PALMEIRAS x SÃO PAULO: DUELOS NO ESTÁDIO DO PACAEMBU
O Palmeiras já encontrou o São Paulo no Pacaembu em 130 oportunidades. Foram 47 vitórias, 41 empates e 42 derrotas. A maior goleada do Verdão no local aconteceu em maio de 1965, quando o time palestrino venceu o rival por 5 a 0 - gols marcados por Servílio (2), Dario (2) e Rinaldo. O último duelo entre os clubes no local aconteceu em março de 2016, pelo Campeonato Paulista, e terminou com triunfo alviverde por 2 a 0 - tentos anotados por Dudu e Robinho. Nos últimos 10 jogos no estádio do Pacaembu contra o São Paulo, o Verdão venceu seis vezes, empatou dois jogos e foi derrotado em apenas outras duas oportunidades. O último revés aconteceu em agosto de 2014.

PALMEIRAS x SÃO PAULO: VITÓRIAS SEGUIDAS
Atualmente, o Palmeiras ostenta quatro vitórias consecutivas contra o São Paulo. Foram triunfos por 4 a 2 (Brasileiro), 2 a 0 (Paulista), 3 a 1 (Brasileiro) e 2 a 0 (Brasileiro) - três vezes no Allianz Parque e uma no Morumbi. A última série tão grande aconteceu entre 1995 e 1997, quando o Verdão venceu seis vezes seguidas.

PALMEIRAS x SÃO PAULO: 10 ANOS DE INVENCIBILIDADE NO PAULISTA
Considerando apenas clássicos válidos pelo torneio estadual, o Verdão não perde para o rival desde 2009. No período, o Palmeiras venceu seis vezes o São Paulo e empatou em outras três oportunidades. Ao todo, foram 161 partidas disputadas pelos dois clubes no Paulista, com 51 vitórias do Verdão, 45 empates e 65 triunfos tricolores – 204 gols marcados contra 232 sofridos.



LEIA TAMBÉM:Fabio Luciano, da ESPN, critica a postura de clubes brasileiros: 'Vocês estão entregando títulos para o Palmeiras'

759 visitas - Fonte: Site oficial

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias