STJD acolhe pedido e polêmica do VAR em Botafogo x Palmeiras será julgada

28/5/2019 20:47

STJD acolhe pedido e polêmica do VAR em Botafogo x Palmeiras será julgada

STJD acolhe pedido e polêmica do VAR em Botafogo x Palmeiras será julgada

Após o Botafogo protocolar na segunda-feira a petição com as argumentações para a anulação da partida diante do Palmeiras, Paulo César Salomão Filho, presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), acolheu o pedido e o caso será distribuído para julgamento.







Salomão levou em conta o que diz o artigo 84 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que trata sobre impugnação de partidas. O presidente considerou que a documentação reunida pelo clube carioca estava apta para ser analisada pelos auditores. A tendência é que o Pleno do STJD julgue a questão no início de junho.







O pleito é dos mais complicados e a própria cúpula alvinegra sabe disso. Além de questões de calendário e comerciais da competição, o Bota esbarra na legislação e na jurisprudência para ver seu plano ter êxito, já que o histórico do órgão aponta para a não anulação de jogos.



Os alvinegros se baseiam no protocolo do VAR da Fifa e no artigo 254 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). De acordo com o estabelecido pela entidade, "se o jogo parou e recomeçou, o árbitro só pode revisar um lance (no VAR) no caso de identidade trocada ou potencial expulsão".



O clube alega que o árbitro de vídeo não poderia ter sido utilizado para mudar o lance que resultou no pênalti em cima de Deyverson depois que o jogo já havia sido autorizado a ser reiniciado pelo árbitro Paulo Roberto Alves Júnior.



O protocolo, no entanto, afirma que "a princípio, uma partida não é invalidada por causa de revisões sobre uma situação ou decisão não-revisável". "O vídeo é claro, ele deu início ao jogo. No pior dos cenários vão manter o resultado, mas estamos contribuindo para a melhoria do futebol brasileiro", ponderou Domingos Fleury, vice jurídico alvinegro, ao UOL Esporte.



Já o código prevê um imbróglio jurídico em caso de aceitação do pedido de impugnação da partida, já que o resultado não seria homologado até uma decisão final, o que tiraria os holofotes do Brasileiro do campo para o tribunal.



A atual cúpula do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, que entende que nem mesmo um erro direito pode cravar a anulação do jogo, tem procurado interferir o mínimo possível no andamento das competições, o que também coloca um freio na ambição dos cariocas. A esperança do Botafogo, no entanto, reside no fato de que o STJD anulou a partida entre Ponte Preta e Aparecidense, mas ali ficou comprovado que pessoas alheias ao jogo entraram no campo e conversaram com o juiz Leo Simão Holanda, que validou um gol e mudou de ideia 16 minutos depois.



A cúpula do Botafogo também admite que a dificuldade para a remarcação do jogo e questões comerciais e políticas jogam contra o desejo do Bota. Uma eventual derrota na Justiça não desanima os dirigentes do clube, que entendem que a medida pode servir de um pontapé inicial para uma nova atuação do VAR nas partidas.



Mesmo ante as dificuldades, a direção do clube protocolou ontem o pedido pela anulação. "Nossa atitude vai fazer com que nenhuma arbitragem reinicie o jogo como aconteceu. É uma batalha dura. Essas questões extras são nossas maiores adversárias", completou Fleury.







Palmeiras, verdão, STJD, Botafogo, VAR



VEJA TAMBÉM
- Rony marca gol após jejum de 11 jogos pelo Palmeiras contra Botafogo-SP.
- Abel solicita permanência de Estêvão no clube até 2027: impressões surpreendentes.
- CbF divulga áudio do VAR em decisão de gol anulado do Palmeiras.





5607 visitas - Fonte: UOL

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Vanilton Silva     

Vão deixar pra resolverem isso no final do campeonato, se o Flamengo estiver colado no Palmeiras, mais se estiver muito longe ñ vão fazer nada

Se eu fosse o palmeiras pedia o Erick de volta

José Candido     

Se fosse Flamengo ou gambá o STJD nem se preocupava

Ok, que tenhamos outro jogo, porém, com portões abertos para os torcedores e que o Palmeiras seja ressarcido de todas as despesas. Yetemos mais uma oportunidade de treinar o nosso time. AVANTI PALESTRA ITÁLIA

Pq para Palmeiras ano passado eles viraram as costas? Dois pesos e duas medidas!!! Tremenda falta de coerência, mesmo sendo problemas distintos, mas os dois tiveram lances errados!!!

Vergonhaaaaaa

Acho que tinhamos que pegarbo Erick de volta deste time.de.merda.Agora e o que perdemos contta os favelados isto ninguem julga?

Marcelo Mustafa     

A mano, na final contra os curica nois tinha prova, vídeo, testemunhas, e não quiseram nem julgar, e agora chega o Botafogo querendo anular um pênalti legítimo e consegue... Futebol tá uma palhaçada

Vanilton Silva     

Por conta disso seria bom o Palmeiras pegar Erik de volta

Aurelio Claudete     

Joga de novo goleia e tras o erik de volta

Sria bom dar uns 4x0 no bostafogo e no fim do ano eles caissem por saldo de gol, com 2 gols a menos que 16 colocado.

Danilo Gasparete     

Este país é uma vergonha, sem comentários.

Olavo Nylander     

Jogar novamente vai ser melhor, pq 1 a 0 foi pouco

Eduardo Carvalho     

Facil de resolver, o Juiz se atrapalhou e ponto. Agora o Palmeiras deveria pegar de volta o Erik q joga muito mais q esses pé de rato q o felipao mandou contratar e remarca outro jogo e pra tirar a prova o verdao empurra um saco de gol nesse timeco horrivel

Rapaz como é que pode né o Botafogo consegue anular o jogo do pênalti a favor do Palmeiras mas ninguém fala do Campeonato Paulista né que o Palmeiras tenta anular o jogo contra os gambá e simplesmente a Federação não quis nem saber por isso que o Palmeiras fez o que fez contra federação de futebol Tá vendo como é que as coisas não adianta não rapaz nós vamos ter que lutar contra todos o Palmeiras tem que lutar contra todos entendeu é quantos time quando o juiz agora é quanto Vá então para que existe esse tira esse vazio aí vai ficar pagando r$ 50000 para que dá desconto

Botafogo time de bosta sempre palmeiras prejudicado e por juiz sempre agora por var tambem gol neles e devolvem o dinheiro que isso e robo

Nelson Costa     

A Ponte Preta pediu o anulação do jogo contra o aparecidense e levou dois depois de perder o primeiro por 1x0, assim vai ser o Palmeiras, ainda uma goleada maior.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras