Florida Cup pode ser o 16º: veja títulos do Verdão em torneios internacionais

20/6/2019 08:33

Florida Cup pode ser o 16º: veja títulos do Verdão em torneios internacionais

Palmeiras acostumou-se a conquistar competições amistosas fora do Brasil, como pode ocorrer em janeiro, na primeira participação de sua história no evento em Orlando (EUA)

Florida Cup pode ser o 16º: veja títulos do Verdão em torneios internacionais

A confirmação do Palmeiras na Florida Cup, em janeiro, é a chance de a equipe retomar algo que foi comum no século passado: conquistar torneios amistosos no exterior. O clube atuará pela primeira vez na competição sediada em Orlando (EUA) e não joga um campeonato não-oficial fora do Brasil desde janeiro de 2016, quando foi vice-campeão da Copa Antel, no Uruguai.



Caso fique com o troféu da Florida Cup depois das duas partidas diante de rivais estrangeiros, no Exploria Stadium, do Orlando City, o Palmeiras alcançará a 16ª conquista em torneios desse molde. Todos no século passado, sendo os dois últimos sob o comando de Luiz Felipe Scolari, que iniciava sua primeira passagem pelo clube na metade de 1997.



Confira as conquistas do Palmeiras em torneios como a Florida Cup no exterior:



Taça Peñarol (1951)



A competição foi tratada como uma revanche da decisão da Copa do Mundo, vencida pelos uruguaios no Maracanã um ano antes. E estavam presentes dois astros do Mundial de 1950: Ghiggia, autor do gol que definiu o Maracanazzo, estava no Peñarol, com o meia brasileiro Jair Rosa Pinto no Palmeiras. O torneio previa dois jogos, um em cada país. Na ida, no Pacaembu, 0 a 0. Na decisão, no estádio Centenário, em Montevidéu, 2 a 1 para o Verdão - exatamente o mesmo placar aplicado pelos uruguaios na decisão da Copa no Brasil.



Torneio do México (1959)



Há 60 anos, entre janeiro e fevereiro, o Palmeiras aceitou o convite para uma excursão no México e saiu da competição invicto. Ganhou cinco partidas e empatou somente uma. A decisão foi contra Irapuato, em Guadalajara, único mexicano que conseguiu sair de campo, ao menos uma vez, sem perder dos convidados: 1 a 1 no primeiro jogo, 3 a 2 para o Verdão no duelo decisivo.



Torneio Quadrangular de Lima (1962)



O Palmeiras não foi o único brasileiro a participar da competição na capital peruana, na primeira quinzena de fevereiro daquele ano. O Botafogo também esteve no torneio ao lado dos locais Sporting Cristal e Universitário. As quatro equipes se enfrentavam, com o título dado a quem somasse mais pontos. Conta simples: o Verdão venceu todos os seus adversários.



Torneio Cidade de Manizales (1962)



A excursão do Palmeiras em vizinhos na América do Sul teve uma passagem pela Colômbia. Depois das três vitórias no Peru e de outra em amistoso no Equador, manteve os 100% de aproveitamento: bateu o Once Caldas por 2 a 1 e o Millonarios por 4 a 0. Na formação, ídolo do Verdão, como o lateral-direito Djalma Santos, o ponta Julinho Botelho, o meia-atacante Chinesinho e o centroavante Vavá.



Copa Brasil-Japão (1967)



A excursão do Palmeiras ao outro lado do mundo, em junho de 1967, o faz ter a fama de ser o primeiro time brasileiro a atuar no Japão. A competição previa duelos com a seleção do país. O Verdão venceu o primeiro por 2 a 0, perdeu o segundo por 2 a 1 e decidiu o troféu com a presença do Imperador Hirohito, tido como uma das pessoas mais poderosas do mundo na época. Não foi suficiente para intimidar a equipe que ganharia a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa naquele ano: triunfo alviverde por 2 a 0 e taça na mala de volta a São Paulo.



Troféu Ramon de Carranza (1969, 1974 e 1975)



O Palmeiras tem três títulos no tradicional torneio espanhol, conhecido por dar um troféu de grandes proporções e peso ao vencedor. Em 1969, o Verdão empatou na semifinal diante do Atlético de Madri por 1 a 1, mas avançou nos pênaltis. Na decisão, com gols de Zé Carlos e Dé, 2 a 0 sobre o Real Madrid.



Em 1974, o Palmeiras estragou os planos dos organizadores. A ideia era que a final fosse um confronto entre o Santos de Pelé e o Barcelona do holandês Cruyff. Mas o Peixe caiu para o Espanyol na semifinal e o Verdão de Leão, Luís Pereira, Alfredo, Ademir da Guia, Leivinha e César Maluco eliminou o Barça fazendo 2 a 0, gols de Leivinha e Ronaldo. Na decisão, 2 a 1 sobre o Espanyol, com Leivinha e Luís Pereira balançando as redes.



No ano seguinte, mais um título. O Real Madrid de Paul Breitner, astro da Alemanha campeã do mundo um ano antes, não foi suficiente para superar a Segunda Academia, que impôs 3 a 1 - gols de Edu Bala, Leivinha e Itamar. E o Palmeiras, com três títulos, está ao lado do Vasco como brasileiro que mais vezes ergueu a tradicional taça disputada na cidade de Cádis, na Espanha.



Troféu Cidade de Barcelona (1969)



Depois de conquistar o Ramón de Carranza há 50 anos, batendo o Real Madrid, o Palmeiras continuou na Espanha. Foi à Catalunha enfrentar o Barcelona pelo torneio que levava o nome do clube e da cidade. Show de Ademir da Guia, fazendo os dois gols da vitória por 2 a 1 do time que conquistaria o Torneio Roberto Gomes Pedrosa três meses depois.



Copa da Grécia (1970)



Sem jogos oficiais entre abril e junho, período de preparação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo daquele ano, o Palmeiras excursionou por sete país na Europa. A viagem começou pela Grécia, e com troféu em quadrangular contra equipes locais, com 100% de aproveitamento: bateu o A.S.O. Aris, por 2 a 1, e o Olympiacos, por 3 a 2.



Copa del Atlántico (1972)



Os argentinos convidaram alguns dos principais clubes da América do Sul. E o time do técnico Oswaldo Brandão, que iniciava a sua caminhada ali para virar a Segunda Academia, que renderia o título brasileiro daquele ano e no seguinte. Na Copa del Atlántico, conquista invicto, enfrentando todos os adversários duas vezes: contra o Peñarol, do Uruguai, 2 a 0 e 5 a 1; diante do Boca Juniors, da Argentina, 1 a 1 e 1 a 0; ante o também argentino San Lorenzo, 0 a 0 e 1 a 1.



Copa Kirin (1978)



Onze anos após a primeira visita ao Japão, o Palmeiras ganhou outra competição no país, desta vez de forma invicta. Na fase de grupos, bateu a Coreia do Sul por 1 a 0 e empatou por 1 a 1 diante da seleção da liga japonesa e do Borussia Monchegladbach, da Alemanha. Na semifinal, bateu o inglês Coventry City por 1 a 0 e, na decisão, só precisava empatar, garantindo a taça com novo 1 a 1 diante do Borussia Monchegladbach.



Copa Lev Yashin (1994)



O Palmeiras resolveu lucrar com excursões durante a Copa do Mundo de 1994. Vistou a Rússia e voltou com uma taça que homenageava o lendário goleiro soviético: bateu o Dínamo de Moscou, por 2 a 1, com gols do lateral-esquerdo Roberto Carlos e do atacante Maurílio, e o Sparták, por 2 a 0, com os atacantes Evair e Edílson balançando as redes. Apesar do troféu, essa longa viagem, que teve ainda a passagem por outros países, ficou marcada por críticas, já que ocorreu entre os dois duelos da equipe do técnico Vanderlei Luxemburgo diante do São Paulo, pela Libertadores, e o Verdão acabou eliminado, perdendo o clássico da volta por 2 a 1 - ficou 0 a 0 a ida, antes da Copa do Mundo.



Taça da Amizade (1997)



Com Felipão, o Palmeiras aproveitou o período sem partidas oficiais no meio da temporada para excursionar nos Estados Unidos. Começou a viagem ganhando a chamada Taça da Amizade, ganhando do norte-americano New England Revolution por 1 a 0, gol do atacante Euller.



Torneio Naranja (1997)



Ainda em 1997, o Verdão de Scolari embarcou para a Espanha. Jogou contra o Valencia, time local, e o Flamengo, em uma competição com regulamento peculiar: cada jogo valia três pontos e, ao final delas, sempre havia disputa de pênaltis, valendo um. O Palmeiras perdeu do Valencia por 3 a 1 no tempo normal, mas ganhou por 5 a 4 nos pênaltis. Diante do Flamengo, vitórias por 2 a 0 no tempo normal e 5 a 4 nos pênaltis. Na soma dos pontos, cinco para o time de Felipão, contra quatro dos cariocas e três dos anfitriões. E uma nova taça na galeria do Palestra Itália.



VEJA TAMBÉM
- BRILHANDO NA ITÁLIA! Nova contratado do Palmeiras, Felipe Anderson faz partidaça no italiano
- Dono do Botafogo questiona incoerência de Leila do Palmeiras sobre manipulação
- Indefinição sobre Joia do Palmeiras gera sondagens e possíveis mudanças no destino





2745 visitas - Fonte: LANCE!

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Rudy Silva     

Ta de scanagem né. Só faltou falar que vai ter até carreata.

Esse meu VERDÃO do CORAÇÃO é o CAMPEÃO dos CAMPEÕES..

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras