Os 10 episódios mais controversos da história do futebol brasileiro

23/6/2019 20:51

Os 10 episódios mais controversos da história do futebol brasileiro

Os 10 episódios mais controversos da história do futebol brasileiro

(Foto: Antonio Scorza/GettyImages)





Alguns são sempre lembrados, outros acabam caindo no esquecimento. Mas o fato é que todos, de uma maneira ou outra, têm consequências. Então, o nosso papel, agora, é citar as dez principais controvérsias que fazem parte da trajetória do futebol brasileiro.







João Saldanha x Zagallo



João Saldanha seria o técnico do Brasil na Copa do 1970, mas ele se mostrou um forte contestador da política brasileira da época. E foi justamente uma pressão do presidente Emílio Médici que o derrubou. Foi então que o Velho Lobo assumiu para levar a seleção ao tricampeonato mundial.



A "pena" de Barbosa



O goleiro do Brasil na final da Copa de 1950, sofreu quase que um linchamento por conta da derrota frente ao Uruguai. Apontado como o principal responsável pelo fracasso do time, chegou a dizer que estava sendo colocado como um criminoso.



LEIA TAMBÉM: Palmeiras tem uma das melhores defesas do planeta; Confira a comparação com europeus



Pelé ou Edson?



Sempre que se fala em Pelé, se lembra do melhor jogador de todos os tempos. Sempre que se fala em Edson, se lembra de alguém que talvez tenha falado demais e se exposto a cargos que, talvez, não necessitasse. Valorizar ao máximo e desvalorizar na mesma medida é algo que parece fazer parte do cotidiano do brasileiro. Aliás, o povo adora isso...



A Copa João Havelange



Criada após o polêmico rebaixamento do Gama, em 1999, a competição foi realizada no ano 2000 para "acomodar as melancias", como se diz na gíria, e agradar a todos.



A pulada de divisão do Flu



Um time que conquista a Série C, como é de praxe, no ano seguinte participa da Série B. Pois o Fluminense, de 1999 para 2000, passou direto da terceira divisão nacional para a elite. Sim, é verdade.



O Brasileirão de 2005



O Campeonato Brasileiro de 2005 ficou marcado pelo escândalo de manipulação de resultados, tendo o árbitro Edilson Pereira de Carvalho como protagonista. E o que o STJD fez? Anulou todos os jogos apitados por ele, em uma manobra nunca antes vista. Até Alberto Dualib, presidente do Corinthians, que acabou ficando com o título, reconheceu posteriormente que o campeão de fato deveria ser o Inter.



O engodo da Primeira Liga



Competição criada para ser um divisor de águas no futebol brasileiro, não resistiu à disputa de poder político entre os clubes. O que era um fator de união, apenas gerou mais discórdias. Por óbvio, ela não durou muito e só teve uma edição, em 2017.



O vai e vem de Dunga



Considerado por muitos como o responsável pela queda da seleção brasileira na Copa de 1990, voltou com tudo para liderar o time no tetracampeonato, em 1994. Depois, em 1998, ainda participou de um Mundial no qual o Brasil foi à final. Mesmo sem ser treinador, acabou escolhido para comandar a equipe nacional em duas oportunidades (ciclo 2006-2010 e de 2014 a 2016). Mas as mágoas do passado, embora os bons resultados dentro de campo em um primeiro momento, sempre se fizeram presentes. Afinal, ele é um herói ou um vilão?



A CBF cheia de títulos, mas corrupta



Ricardo Teixeira, José Maria Marín, Marco Polo del Nero...se a CBF conseguiu títulos e ainda organizar uma Copa neste período, acabou tendo toda a sua podridão exposta para o mundo ver. Um presidente não se sabe ao certo onde está, outro foi preso nos Estados Unidos e o terceiro não pode sair do Brasil. Fica, então, a pergunta: o que é mais importante: se mostrar para o mundo ou manter a integridade do caráter?



Flamengo x Atlético-MG de 1981



Para fechar a lista, o jogo que é considerado o mais polêmico da história do futebol brasileiro. Válido como desempate da primeira fase da Libertadores daquele ano, o Galo viu o árbitro José Roberto Wright expulsar cinco de seus atletas. Para os atleticanos, "roubo" é a palavra que define esta situação.









Futebol Brasileiro, Clubes, CBF



VEJA TAMBÉM
- DIA DE JOGO DO VERDÃO! Palmeiras vai ao Uruguai para enfrentar o Independiente del Valle pela terceira rodada da Libertadores
- Estevão completa 17 anos e passa por processo que auxiliou Flaco no Palmeiras.
- Rony destaca experiência na altitude e foca oportunidade contra Del Valle.





2088 visitas - Fonte: 90min

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Se nao me engano, a primeira liga teve duas edições sendo campeões Fluminense e Londrina.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras