Por que Grêmio x Palmeiras 3 vezes tem "pimenta" e "não vai enjoar"; rivalidade à flor da pele

15/8/2019 10:16

Por que Grêmio x Palmeiras 3 vezes tem "pimenta" e "não vai enjoar"; rivalidade à flor da pele

Tricolor e Verdão vão esquentar o futebol brasileiro e prometem emoção na Libertadores

Por que Grêmio x Palmeiras 3 vezes tem

Quem teve a sorte de ver os dois jogos memoráveis das quartas de final da Libertadores de 1995 jamais esquece. E quem não viu, corre pra assistir!



De um lado Luiz Felipe Scolari comandando o Tricolor; do outro, o saudoso Carlos Alberto Silva dirigindo o Verdão.



Na ida, goleada histórica do Grêmio sobre o Palmeiras por cinco a zero. Festa no antigo estádio Olímpico, em Porto Alegre. Além de muitos gols, confusão e pancadaria.



A partida foi violenta desde o começo. Rivaldo foi expulso por acertar o paraguaio Arce. Logo depois, o volante Dinho agrediu o meia Válber. O palmeirense reagiu com um soco no nariz de Dinho que sangrou muito. Os dois foram expulsos. Fora de campo, Dinho correu atrás de Válber, e deu um chute em sua cabeça. O goleiro Danrlei também agrediu o palmeirense, pelas costas.



Por causa das brigas, a partida ficou parada por 14 minutos.Rivalidade à flor da pele. O Palmeiras pagou caro por esse descontrole emocional.



Na volta, em São Paulo, no Parque Antártica, o Verdão quase fez o impossível sem Rivaldo e Válber suspensos e Roberto Carlos lesionado. Goleou o Grêmio por cinco a um depois de tomar o primeiro gol. Por pouco a decisão não foi para os pênaltis. O tricolor avançou e foi campeão da Libertadores naquele ano. Assim era um Palmeiras e Grêmio.



24 anos depois, Felipão está do lado de lá. Comanda o Verdão contra o clube que o consagrou. E o Tricolor tem o polêmico e irreverente Renato Gaúcho na linha de frente. Como diz um amigo: “vai ser bão de ver”.



Felipão tem no currículo dois troféus da Libertadores: 1995 pelo Grêmio e 1999 pelo Palmeiras. Renato Gaúcho tem dois pelo Grêmio: um como jogador (1983) e outro como técnico (2017). Ele é o único brasileiro a conquistar esse feito.



No próximo sábado, em Porto Alegre, Grêmio e Palmeiras fazem o aperitivo “frio” dessa guerra pela 15° rodada do Brasileirão. Óbvio que os dois treinadores vão colocar os times reservas para essa primeira batalha. Mas o jogo pode ser decisivo e servir para testar jogadores, esquemas, preparar terreno para dois super jogos nas próximas terças-feiras (20 e 27 de agosto). O bicho vai pegar. É decisão com transmissão exclusiva do FOX Sports. Quem vencer, avança à semifinal da Libertadores.



Os dois times têm tradição quando o assunto é a competição sul-americana. O Palmeiras, por exemplo, é o time brasileiro com mais gols na história da Libertadores (1960-2019): 328. O Grêmio é o terceiro com 293. No quesito mais vitórias, os números se invertem. O tricolor gaúcho soma 100 triunfos contra 97 do Verdão.



O Grêmio é mais copeiro. Faturou três títulos da Libertadores: 1983, 1995 e 2017. E dois vices: 1984 e 2007. O Palmeiras conquistou apenas uma taça em 1999, Felipão era o técnico. Foram três vices: 1961, 1968 e 2000.



Essa vai ser a 11° vez que o Grêmio disputa uma decisão de quartas de final. A oitava do Palmeiras. Esse confronto entre os dois rivais existe desde 1936, há 83 anos.


A CBF já arrumou tudo pra que os sardinhas, ou os urubus sejam campeões.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade

Brasileiro

Dom - 16:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Atletico Paranaense

Libertadores

Qui - 19:00 - Centenario
0 X 5
Liverpool Montevideo
Palmeiras