22/8/2019 08:41

O que eliminação para o Inter ensinou ao Palmeiras para decisão com Grêmio

(Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação)

A vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio no jogo de ida das quartas de final da Libertadores, em pleno estádio do rival, pode ser vista como um grande passo do Palmeiras rumo à próxima fase da competição continental. Internamente, porém, o discurso é no sentido de manter os pés no chão e tirar lições da última eliminação da equipe em mata-matas, contra o Internacional, há um mês, na Copa do Brasil, quando o time também venceu a primeira partida por placar mínimo e depois caiu nos pênaltis ao perder o jogo da volta.


O principal ensinamento que ficou é que a equipe não pode tentar administrar a vantagem desde o começo, como buscou fazer no Beira-Rio contra o Inter depois de ter vencido a ida no Allianz Parque por 1 a 0.

O resultado daquela vez foi uma pressão intensa da equipe colorada, que marcou em cima, dominou amplamente o primeiro tempo e martelou até fazer o gol com Patrick. Um erro estratégico que Felipão e os jogadores não querem repetir contra o Grêmio.

Isso não significa que o Palmeiras vai se abrir completamente no jogo de volta, que acontece na próxima terça-feira (27), no Pacaembu. A tendência é que o time de Felipão se mantenha fiel à sua característica, fazendo uma pressão inicial e depois esperando o rival para tentar explorar contra-ataques.

Aí entra a segunda lição: na etapa final, quando o adversário se expuser mais, o Alviverde precisa estar com pernas frescas na frente para liquidar a partida e afastar qualquer possibilidade de pênaltis. Contra o Inter, o time não conseguiu subir o ritmo na etapa final e foi inoperante no contragolpe, sua principal característica. A decisão só foi para as penalidades, aliás, graças a uma noite inspirada de Weverton.

Desta vez, a situação é ainda mais favorável ao Palmeiras, já que a vitória conquistada no primeiro jogo foi fora de casa. Mas Felipão tem insistido na tecla de que nada está definido. O próprio treinador citou a eliminação contra o Internacional como um ponto de referência importante.

"Nós temos uma vantagem não mínima, quase nenhuma, porque nós sabemos que em determinado momento podemos tomar um gol e fica tudo igual. A intenção não é a administração desse resultado, porque já temos o exemplo da Copa do Brasil contra o Internacional. Então vamos ter que tomar muito cuidado, porque o Grêmio tem uma qualidade de trabalho de bola que é impecável. Temos que jogar balanceados, bem equilibrados, porque aí poderemos no final ter uma vantagem em determinados momentos", projetou Felipão.

O mata-mata tem sido a grande pedra no sapato do treinador desde seu retorno ao Palmeiras. Scolari comandou a arrancada invicta rumo ao título do Brasileiro do ano passado, mas também já sofreu quatro quedas em torneios eliminatórios: duas na Copa do Brasil, uma no Paulista e outra na Libertadores.

Para reverter esse cenário, o Palmeiras terá seis dias para descansar e se preparar para o duelo de volta com o Grêmio, já que o jogo com o Fluminense que aconteceria neste final de semana foi adiado para 10 de setembro.



VEJA: Clique aqui e veja a baita viagem que a Mandala Turismo preparou para você aproveitar

LEIA TAMBÉM: Bruno Henrique pode superar lendas do Verdão em quesito importante; confira

LEIA TAMBÉM: Jogadores ignoram o Flamengo na disputa pelo título e pensam somente no Palmeiras

LEIA TAMBÉM: [COMENTE] Qual é a sua opinião sobre a contratação "enigmática" do volante Ramires?



2463 visitas - Fonte: UOL Esportes

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Rudy Silva     

Felipao não ta sabendo lidar com os nó tatico de outros times imposto sobre ele.

Basta ter tranqüilidade para jogar e estudar o adiversario time e elenco o palmeiras tem porisso que é o melhor do Brasil e vamos pra cima deles verdao

Basta manter o equilibrio do time

Gilson Rogerio     

Espero que o Felipão não tire o Dudu e coloque um segundo volante para segurar o resultado,como fez duas vezes recentemente e acabamos levando o gol.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias