A Seleção Brasileira conquistou o tetracampeonato do Mundial Sub-17 neste domingo (17) e os palmeirenses convocados tiveram papel decisivo no título histórico. Com três gols, duas assistências e um pênalti crucial sofrido na vitória sobre o México na final, por 2 a 1, o atacante Gabriel Veron recebeu a Bola de Ouro (prêmio de melhor jogador) e foi o grande nome do torneio.
Foto: GettyImages/Fifa
O zagueiro e capitão Henri teve a honra de levantar a taça no estádio Bezerrão, em Brasília-DF – jogou os sete jogos e deu duas assistências. O lateral-direito Garcia disputou seis jogos, dois deles como titular, e o zagueiro Renan entrou em campo uma vez – os quatro se tornaram tricampeões do mundo, já que venceram o Mundial de Clubes duas vezes, em 2018 e 2019.
Este foi o quarto título do Brasil no Mundial Sub-17 na história (1997, 1999, 2003 e 2019) e três deles tiveram a participação de palmeirenses (confira abaixo a lista completa). Além dos quatro jogadores, o Palestra ainda esteve representado na comissão técnica campeã pelo Dr. Guilherme Dilda, médico das categorias de base do time profissional do Alviverde.
Foto: GettyImages/Fifa
Bola de Ouro é do Palestra!
No Palmeiras desde 2017, no Sub-15, o atacante Gabriel Veron conquistou títulos por todas as categorias que passou no clube. Veloz, habilidoso e forte fisicamente, ele também foi eleito o melhor jogador do Mundial de Clubes Sub-17 pelo Palmeiras em 2018 – foi o artilheiro, com nove gols, e principal destaque da final contra o Real Madrid, na Espanha.
Pelo Palmeiras, foi campeão da Premier Cup Sub-15 (2017), Mundial Sub-17 (2018 e 2019), Paulista Sub-17 (2018), Copa RS (2018), Copa do Brasil Sub-17 (2019) e Copa do Brasil Sub-20 (2019). Convocado diversas vezes para as Seleções Sub-15 e Sub-17 ao longo dos dois últimos anos, foi titular ao longo da preparação para o torneio e firmou-se rapidamente como uma das peças-chave do time canarinho.
Foto: Divulgação/CBF
Assim como os outros três convocados do clube para o Mundial, o zagueiro Henri faz parte de uma geração muito vitoriosa da base do clube e sempre manteve o posto de “xerife” na zaga. Tem como uma das principais características a liderança e a segurança – o zagueiro também foi capitão em competições disputadas pela Seleção Brasileira Sub-15 no passado.
Foto: Divulgação/CBF
De vocação ofensiva, o lateral-direito Garcia é convocado frequentemente para a Seleção Brasileira desde o Sub-15. Veloz e preciso nos cruzamentos, marcou um gol inesquecível na final do Campeonato Paulista Sub-15 de 2017, quando bateu por cobertura do meio de campo, contra o São Paulo, no Allianz Parque.
Foto: Divulgação/CBF
Já Renan formou ao lado de Henri a dupla de zaga que já ganhou inúmeros títulos pela base do Palmeiras e da Seleção desde o Sub-15. No início deste ano começou a jogar de lateral-esquerdo no time Sub-17 do Verdão e agradou na posição – tanto que hoje tem a polivalência como uma de suas principais características.
Foto: Divulgação/CBF
Atletas do Palmeiras campeões mundiais pela Seleção Brasileira Sub-17:
1997 – Ferrugem (volante)
Foi o capitão da seleção que ergueu a taça da primeira conquista brasileira.
1997 – Jorginho (lateral-esquerdo)
1997 – Rogério (zagueiro)
1999 – Diego Cavalieri (goleiro)
2019 – Henri (zagueiro)
Capitão da seleção que ergueu a taça de tetracampeão.
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado
e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
Nós detectamos que você está utilizando um bloqueador de Anúncios. Este site só está no ar ainda por causa dos mesmos e se você continuar utilizando estará contribuindo para o fim não só deste mas também de outros sites. Nós precisamos de recursos para deixar o site funcionando e os mesmos vêm dos anúncios que veiculamos. Por favor desative a função em seu navegador. Obrigado.