[ESPECIAL]:Luxemburgo no Palmeiras: fotos e números das outras quatro passagens do técnico

16/12/2019 10:28

[ESPECIAL]:Luxemburgo no Palmeiras: fotos e números das outras quatro passagens do técnico

Relembre momentos de Luxa no Verdão; ele inicia quinta passagem pelo clube

[ESPECIAL]:Luxemburgo no Palmeiras: fotos e números das outras quatro passagens do técnico

Palmeiras e Vanderlei Luxemburgo não formam exatamente uma parceria nova no futebol. Contratado para ser o técnico do Verdão na próxima temporada, Luxa tem uma extensa história no clube. Luxemburgo assinou contrato válido por dois anos e inicia os trabalhos no Palmeiras ainda em dezembro. Será a quinta passagem dele pelo clube.







LEIA TAMBÉM:[OFF]: Parceria Palmeiras-Luxembugo é forte no Paulistão e decepciona em mata-mata



Os números de Luxa:



Quatro passagens (1993/94, 1995/96, 2002 e 2008/09);

Sete títulos (dois Brasileiros, quatro Paulistas e um Torneio Rio-São Paulo);

373 jogos;

226 vitórias;

81 empates;

66 derrotas;

759 gols pró;

345 gols contra.



A primeira passagem:



Luxemburgo chegou ao Palmeiras no início de 1993 para substituir Otacílio Gonçalves no meio do Campeonato Paulista, com a missão de encerrar um jejum de quase 17 anos sem títulos do clube alviverde. Luxa deu liga a um time cheio de estrelas e conseguiu conquistar o Paulistão em final contra o Corinthians, nos pés de nomes como Mazinho, César Sampaio, Zinho, Edmundo, Edílson e, principalmente, Evair – grande herói daquela final.







Depois do Paulistão, mais duas conquistas em 93: Rio-São Paulo e Brasileiro. Em 94, outras duas: mais um Paulista e mais um Brasileiro. A passagem vitoriosa terminou com a saída de Luxa para o Flamengo. Foram 141 jogos, com 87 vitórias, 32 empates e 22 derrotas.



Segunda passagem:



O retorno de Luxemburgo não demorou um ano: foi no fim de 1995, com o desafio de montar um time ainda mais forte do que aquele dos títulos nacionais. Deu muito certo. Um timaço comandado por Djalminha, Rivaldo, Muller e Luizão fez incríveis 102 gols no Campeonato Paulista de 1996. E em apenas 30 jogos.







Também naquele período, o Palmeiras obteve sua maior sequência de vitórias consecutivas na história: 24, entre 11 de fevereiro e 1º de maio de 1996. Tudo isso fez do Palmeiras quase um "time de videogame". Também em 1996, o Palmeiras de Luxemburgo perdeu a final da Copa do Brasil para o Cruzeiro. Foram 91 jogos, com 61 vitórias, 15 empates e 14 derrotas. Incríveis 243 gols marcados e só 73 sofridos.



Terceira passagem:



Em 2002, Luxemburgo teve a mais curta de suas passagens pelo Palmeiras: apenas 31 jogos, com 17 vitórias, nove empates e cinco derrotas. Era um momento de reconstrução, pouco depois do fim da parceria do clube com a Parmalat.



No entanto, o período ficou marcado pela eliminação do Palmeiras para o modesto ASA de Arapiraca, na primeira fase da Copa do Brasil. No Rio-São Paulo daquele ano, o Verdão caiu nas semifinais para o São Paulo. No início do Brasileiro, Luxemburgo deixou o clube para dirigir o Cruzeiro. O Palmeiras acabaria rebaixado, enquanto o Cruzeiro, com Luxa, conquistaria quase tudo no ano seguinte, 2003: Mineiro, Copa do Brasil e Brasileiro.



Quarta passagem:



No fim de 2007, Luxemburgo voltou ao Palmeiras para comandar outro trabalho com elenco milionário – desta vez uma parceria com a empresa Traffic. No Paulistão, Luxa ajudou o Palmeiras a quebrar jejum de 12 anos sem títulos estaduais (desde 1996, também com ele). Nas finais, nomes como Valdivia, Diego Souza, Denílson e Alex Mineiro ajudaram o Palmeiras a passar com facilidade pela Ponte Preta, com direito a goleada e taça no Palestra Itália.







No Brasileiro, o Palmeiras chegou a brigar pelo título, mas terminou em quarto lugar, suficiente para a vaga na Libertadores. No ano seguinte, com maior investimento, Luxemburgo recebeu reforços do peso de Cleiton Xavier e Keirrison, então artilheiro do Brasileirão. Apesar disso, problemas dentro e fora de campo minaram o desempenho da equipe, eliminada precocemente na Libertadores para o Nacional-URU.



O mesmo Keirrison foi pivô da demissão do técnico, em junho de 2009. Luxa declarou que o atacante, que negociava com o Barcelona, não jogaria mais enquanto ele estivesse no comando – a alegação era de que Keirrison havia faltado a um treino. Por "quebra de hierarquia", a diretoria demitiu o treinador.











Qual foi a melhor passagem de Luxemburgo no Palmeiras?



LEIA TAMBÉM: Limpa no elenco e Felipe Melo na zaga: o que pode mudar no Palmeiras de Luxemburgo?



Luxemburgo, palmeiras, passagens, treinador











VEJA TAMBÉM
- CLIMA DE DESPEDIDA! Endrick disputará seu último clássico com a camisa do Palmeiras
- IMPRESSIONADO COM O VERDÃO! Joia que pode substituir Endrick e reforçar o Verdão elogiou o clube
- Por que Rômulo tem poucas oportunidades no Palmeiras: Reserva de Veiga esclarecida.





7404 visitas - Fonte: Verdaoweb.com

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Felipe     

E a manicure?

Nao era isso que eu querria gostaria que tivesse pelo menos tentado trazer o gajardoo mais ja esta na hora do vanderlei mostrar sua competencia de novo se ele focar apenas em ser tecnico de futebol ele tera sucesso se parti para outros lados nao vai dar certo a sua competência e como tecnico de futebol

julio cesar     

Luxemburgo assim como o Felipão são ídolos e merecem todo o apoio e respeito... Profexo sabe muito....fala a língua do boleiro.... VAI DAR CERTO.... AVANTI

Deixo a qui o descontentamento com essa diretoria esses concelheiros pre histórica sem

Miguel Garcia     

Ta ótimo, ele voltou, agora vamos falar em reforços, chega de assunto Luxemburgo

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras