Ciente da sua responsabilidade perante a torcida, associados e a sociedade em geral, o Palmeiras apresenta neste início de ano a campanha "Palmeiras de Todos". Anunciado no primeiro minuto do dia 01 de janeiro de 2020, o vídeo é um manifesto do clube em favor do respeito às diferenças e contra qualquer tipo de preconceito.
“A sociedade deve ser educada para conviver com a diversidade e procuramos cumprir com o nosso papel dentro deste contexto. Todos devem ser tratados com respeito, sem distinção de qualquer natureza e preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade ou quaisquer outras formas de discriminação", afirmou Maurício Galiotte, presidente do Palmeiras. "Somos uma Sociedade Esportiva e sabemos do enorme potencial que o esporte tem para formar cidadãos, promover valores e multiplicar atitudes e comportamentos responsáveis”, completou o mandatário da SEP.
Vale destacar que o Maior Campeão do Brasil, fundado em 1914 como Palestra Italia, precisou mudar de nome em 1942 devido à Segunda Guerra Mundial – foi obrigado a retirar a palavra "Itália" de seu nome e, então, passou a ser Palmeiras por conta de pressões étnicas. Portanto, o Verdão, um clube genuinamente brasileiro e com raízes italianas, deu uma lição, dentro e fora de campo, de como superar as adversidades e passou a ser um espelho de clube agregador.
A campanha "Palmeiras de Todos" faz parte de um amplo programa de sustentabilidade da SEP, que vem tomando forma através da consolidação de diversas ações sob uma única marca: "Por Um Futuro Mais Verde". Para a consolidação do programa, foram definidos três pilares de atuação, todos voltados para a sustentação do clube e do mundo no qual está inserido:
- Econômico-Financeiro: a sustentação financeira do Palmeiras através de boas práticas de gestão e governança, indispensáveis para sua prosperidade e perenidade;
- Social: a prática esportiva para a promoção de valores e formação de cidadãos, o apoio à inúmeras ações de conscientização voltadas para a saúde e bem estar, como o Outubro Rosa e Novembro Azul; e o respeito às diferenças, através de iniciativas como a campanha "Palmeiras de Todos";
- Ambiental: Estímulo às atitudes e comportamentos responsáveis de seus colaboradores, associados, torcedores e da sociedade em geral em relação às escolhas cotidianas de consumo, descarte, hábitos de vida e nossa interação com o meio ambiente.
Palmeiras, verdão, alviverde, Alianz Parque, paulista, título, CT da Barra funda, Vanderlei, Luxemburgo, Luxa, professor, técnico