13/1/2020 07:55

Por que Valdir de Moraes foi "unanimidade" em Corinthians, Palmeiras e SPFC

Imagem: Fabio Braga/Folhapress

A carreira vitoriosa como goleiro do Palmeiras significa apenas uma parte do legado deixado por Valdir Joaquim de Moraes no futebol paulista. O ex-jogador, que morreu anteontem (11) em Porto Alegre, aos 88 anos, transformou o treinamento dos atletas da posição que o consagrou e ampliou a própria história, alcançando reconhecimento até nos arquirrivais Corinthians e São Paulo. Valdir era unanimidade no "trio de ferro."



LEIA TAMBÉM: Palmeiras quer aproveitar regulamento da Florida Cup para rodar todo elenco


A aposentadoria dos campos ocorreu em 1969. Dois anos depois, Valdir começava a trabalhar na comissão técnica de Oswaldo Brandão e sugeriu que se dedicasse a preparar os goleiros do time. A presença de um especialista deu certo e se espalhou por outros clubes; inclusive com o próprio Valdir, que obteve resultados nos dois rivais palmeirenses na capital.

No Corinthians, Valdir Joaquim de Moraes foi preparador de goleiros da Democracia Corintiana, conquistando o bicampeonato paulista em 1982 e 1983. Como supervisor técnico, levantou os troféus do Campeonato Brasileiro (1998 e 1999) e do Mundial de Clubes de 2000. Também fez parte dos títulos do Paulistão (2001), do Torneio Rio-São Paulo e Copa do Brasil (2002). Já pelo São Paulo, Valdir Joaquim de Moraes exercia a preparação dos goleiros na denominada "Era de Ouro" de Telê Santana no início dos anos 1990. O profissional como são-paulino foi campeão Paulista (1991 e 1992), Brasileiro (1991), Libertadores (1992 e 1993), Mundial (1992 e 1993), Recopa (1993 e 1994) e Supercopa (1993).

O reconhecimento vem de gerações. Cesar Maluco, ao site do Palmeiras, classificou Valdir como "um dos melhores goleiros que viu jogar". Como preparador, o elogio recai sobre o pioneirismo. "Como o primeiro na carreira de preparador de goleiros, ele foi muito importante para o Palmeiras e para o futebol brasileiro. Ele passou esta escola para as demais equipes e, por isso, está marcado na história. Hoje, essa é uma profissão", destacou o ex-centroavante.

"Sem contar a 'Academia de Goleiros' que se iniciou no Verdão. A maioria aprendeu coisas sobre colocação, reflexo e outras habilidades com ele", destacou César Maluco. Pelo Palmeiras como membro de comissão técnica, fez história na Era Parmalat e somou duas passagens até deixar o clube em 2011. Na "Academia de Goleiros alviverde", criou nomes como Velloso, Sérgio e Marcos.



Um dos "pupilos" e grandes nomes criados pelo pioneiro na preparação dos goleiros, Velloso destacou como "Seu Valdir" o lado profissional e pessoal, como destacar a questão psicológica no dia a dia com os goleiros. "Ele era uma pessoa muito especial no dia a dia. Ele me ajudou demais no Palmeiras. Quando eu estava afastado, ele foi uma das pessoas que pediu minha volta. Minha volta foi por causa dele em 94, para ser campeão paulista contra o Corinthians. Ele foi uma pessoa que me ajudou desde a base, me acolheu, me orientou", comentou ao UOL Esporte.

"Não era só o trabalho técnico, ele era um conselheiro para gente. Sempre conversava muito com a gente. A parte psicológica do goleiro é algo muito importante e ele fortalecia muito, deixava a gente confiante para jogar. Muitas vezes, mais importante que o treino era a conversa que a gente tinha pós-treino, antes dos jogos. Isso sempre foi algo marcante", encerrou Velloso.


Palmeiras, verdão, alviverde, Alianz Parque, paulista, título, CT da Barra funda, Vanderlei, Luxemburgo, Luxa, professor, técnico,




PALMEIRAS CAMPEÃO MUNDIAL? SÃO PAULO CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL? PALPITES PARA O ANO DE 2020

LEIA TAMBÉM: Palmeiras dá novo passo por Rony e apresenta condições para contratar atacante do Athletico

LEIA TAMBÉM: [COMENTE] Para você, vale a pena o grande investimento para contratar Rony?

LEIA TAMBÉM: WTorre estabelece cronograma de instalação da grama sintética no Allianz Parque; veja as datas



417 visitas - Fonte: Uol

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

joao paulo     

DESBLOQUEAMOS OS CANAIS PREMIER, TELLECINE, COMBATTE E CANAIS ADULTOS PARA ASSINANTES DE TV POR ASINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA. SÓ PAGA DEPOIS QUE O SERVIÇO FOR FEITO WHATSAPP 11957540287.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

Próximo Jogo - Florida Cup

Sáb - 16:00 - Orlando City Stadium - SPORTV
New York City
Palmeiras

Último jogo - Florida Cup

Qua - 22:30 - Orlando City Stadium
Palmeiras
0 0
Atlético Nacional
Untitled Document
Classificação
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
vitoria empate derrota