Futebol feminino: conheça o projeto do Palmeiras para a modalidade em 2020

5/2/2020 13:39

Futebol feminino: conheça o projeto do Palmeiras para a modalidade em 2020

De infraestrutura à categoria de base, saiba o que pensa e como trabalha um dos principais times da modalidade no país e fique por dentro dos planos para a atual temporada

Futebol feminino: conheça o projeto do Palmeiras para a modalidade em 2020

Foto: Priscila Pedroso/Divulgação



Campeão da Copa Paulista em 2019, o time feminino do Palmeiras começa 2020 dando continuidade ao projeto do clube a longo prazo. Com sede em Vinhedo, local de treinos e jogos, a equipe conta com oito novas atletas, além das 15 remanescentes. O Alviverde ainda não possui categorias de base, mas tem planos para formar um time ainda neste ano.



Abaixo, o GloboEsporte.com disseca em tópicos como está estruturado o futebol feminino do Verdão e apresenta as expectativas do técnico Ricardo Belli, que está no comando do time desde junho de 2019. As aspas dos tópicos abaixo são do técnico.



Elenco

– O Palmeiras contratou oito atletas para esta temporada, mas ficaram outras 15 do ano passado. Já temos uma estrutura, que é bem importante.



Uso da tecnologia

– Neste ano também estamos trabalhando com GPS. Trabalhamos com muita análise tática, análise de vídeo, temos uma analista de desempenho que filma todos os treinamentos e jogos nossos, criando materiais. Logo quando termina o treino já vemos os erros e acertos do que treinamos. Já vai para o WhatsApp das meninas informações sobre as adversárias, estudamos todos os jogos e já mandamos para as meninas. A estrutura se equipara a do masculino.



Diretoria

– Nós temos o Alberto Simão, que é o diretor responsável pelo futebol feminino. Temos a Carol, que é nossa supervisora, mais três diretores que dão suporte extracampo com contratações, inscrições, todo o processo para facilitar o nosso trabalho. O Palmeiras tem apoiado bastante o futebol feminino, que tem crescido muito.





Foto: Priscila Pedroso/Divulgação



Comissão técnica

– Temos profissionais em todas as áreas: preparador físico, analista de desempenho, nutricionista, fisioterapeuta em tempo integral, tem um grupo de médicos que acompanham o trabalho das meninas, massagista, roupeiro, ou seja, temos uma comissão completa a nível de profissionais. E é uma comissão com muita experiência, o que facilita o trabalho com as meninas.





Calendário

– Este ano o calendário está muito bom para o futebol feminino, pois teremos jogos de quarta a domingo e, com este número maior de jogos, uma coisa muito importante é a qualidade do nosso treino, a qualidade da alimentação, do sono e da recuperação das atleta. No ano passado, em setembro a gente já não tinha mais competições, e o Palmeiras tinha contrato com as jogadoras até dezembro, e é ruim pois as jogadores precisam jogar.



O diretor de futebol feminino do Palmeiras, Alberto Simão, falou com o GloboEsporte.com sobre investimento, profissionalização das atletas e relação com a Confederação Brasileira de Futebol e Federação Paulista de Futebol.



Balanço e investimentos

– O Palmeiras tem um planejamento a longo prazo. Em 2019 montamos uma equipe mais jovem, de grande potencial, que através de uma boa estrutura, as atletas iriam se desenvolver e render mais tecnicamente. Continuamos com o mesmo investimento este ano e fizemos correções pontuais em questão de gramado, adequação no tamanho de campo, investimos em vestiário. Liberamos oito jogadoras e contratamos oito, obviamente, com uma qualificação maior.



Profissionalização

– Elas já têm um vínculo profissional. A atleta hoje tem a opção de estar profissionalizada ou não. Aí é uma questão tributária, o clube sempre se colocou à disposição para a atleta não só nessa área. Elas têm à disposição a faculdade de graduação e pós-graduação, o Palmeiras se preocupa com o ser humano também. Temos certeza de que quanto maior o apoio, teremos uma atleta mais completa, que pode render mais na questão técnica dentro de campo.



Relação com a CBF e FPF

– A Federação Paulista hoje está muito acima. A CBF tem uma estrutura boa para base, os campeonatos são muito mais organizados. Infelizmente, na área de Seleção a gente tem tido vários problemas. Não existe existe uma comunicação efetiva com os clubes. A CBF não pode esvaziar uma estreia numa competição tão importante como o jogo entre Palmeiras e Corinthians por uma competição que não faz sentido, por uma Liga Sul-Americana, que não acrescenta em nada na vida da atleta.







Palmeiras, verdão, alviverde, Alianz Parque, CT da barra funda, paulista, libertadores, mundial, brasileiro, copa do brasil, Vanderlei Luxemburgo, técnico,



VEJA TAMBÉM
- PARALISAÇÃO DOS JOGOS? Presidente da CBF fala sobre pausa no calendário do Brasileirão
- CRITICADO! Comentarista faz criticas as reclamações de técnico do Palmeiras
- Nova dupla destaque! Lesão de volante dá espaço a outros nomes no meio campo palmeirense





2196 visitas - Fonte: GLOBOESPORTE

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - Allianz Parque -
X
Palmeiras
Independiente Del Valle

Brasileiro

Dom - 16:00 - Arena Barueri
0 X 2
Palmeiras
Atletico Paranaense