Vanderlei Luxemburgo completa um mês de trabalho no Palmeiras: o que mudou nesse período?

6/2/2020 11:01

Vanderlei Luxemburgo completa um mês de trabalho no Palmeiras: o que mudou nesse período?

Treinador iniciou a pré-temporada com o grupo no dia 6 de janeiro; veja análise

Vanderlei Luxemburgo completa um mês de trabalho no Palmeiras: o que mudou nesse período?

Foto: Divulgação



O técnico Vanderlei Luxemburgo completa nesta quinta-feira um mês de trabalho no Palmeiras. Desde a reapresentação do elenco para a temporada, no dia 6 de janeiro, muitas mudanças aconteceram, e o treinador já conseguiu implantar o seu estilo em vários aspectos.



LEIA TAMBÉM: Coronavírus: Palmeiras e Inter aguardam times chineses para agir no mercado







Embora ainda seja cedo, os resultados dentro de campo têm agradado ao torcedor. Até agora, foram três vitórias, dois empates e uma derrota, incluindo as partidas no Torneio da Flórida. Mas o estilo de jogo, mais ofensivo em relação ao ano passado, é o que mais tem sido comemorado pelos palmeirenses.



Confira abaixo quais foram as principais mudanças no Palmeiras desde o início de Luxemburgo:



Mudanças em campo



Diferentemente da maioria dos técnicos, Luxemburgo não esperou conhecer melhor o elenco para realizar mudanças com alguns jogadores. Já chegou com as ideias definidas e decidiu implantá-las. Como dar a braçadeira de capitão para Felipe Melo logo no primeiro jogo – Bruno Henrique era o dono da faixa no ano passado.



O novo capitão, inclusive, foi um dos que mudaram de posição com o novo técnico. Agora, atua como zagueiro. Zé Rafael, que antes era meia e até atacante, passou a ser usado como segundo volante. Willian também tem variado como opção pelo lado ou centralizado.



Quem ganhou e quem perdeu espaço



Desde a chegada de Luxemburgo, nomes considerados titulares em 2019 perderam espaço. O caso principal é o de Deyverson, peça frequente na equipe do ano passado. Ele não fazia parte dos planos do clube, não viajou para a pré-temporada nos EUA e foi negociado com o Getafe, da Espanha.



Outro que mudou de situação foi o lateral-esquerdo Diogo Barbosa, titular absoluto da posição no ano passado. Até agora não foi utilizado em nenhuma partida oficial.



Por outro lado, Luxa abriu espaço para atletas pouco ou nada utilizados no ano passado. Victor Luis virou o titular na lateral esquerda (ao menos até a chegada de Matías Viña). No meio, com a lesão de Bruno Henrique, Gabriel Menino, que era da base, ganhou a posição. Ao lado dele, Ramires, enfim, ganhou uma sequência como titular.



Jogando mais recuado, Zé Rafael atuou em todas as partidas até agora. E na frente, o garoto Wesley, até então desconhecido pela maioria dos torcedores, agradou ao técnico e até já foi escalado como titular.



Treinamentos



Vanderlei Luxemburgo e sua comissão técnica apresentaram alguns métodos de treinamento diferentes com relação aos técnicos anteriores. Isso é algo comentado inclusive por profissionais que já estavam no clube e são funcionários fixos. A intensidade dos trabalhos, por exemplo, é maior do que o habitual, mas com um volume de carga menor.



Outra novidade até curiosa nesse sentido está nas atividades mais “lúdicas” que são feitas antes do treinamento, muitas vezes comandadas pelo preparador físico Antonio Mello. Em diversas atividades ele faz exercícios em grupo misturado com brincadeiras, mas que servem também para diversos aspectos como agilidade, reflexo, entre outros.



Ambiente no dia a dia



Luxa não tem o costume de fechar treinos para a imprensa. Até em dias com trabalhos em dois períodos, ambos são abertos para os jornalistas. Ele tem tido uma relação muito mais aberta com a imprensa do que seus antecessores, sobretudo Luiz Felipe Scolari.



Já o ambiente com os jogadores é muito bom. É muito comum ver os atletas elogiando não só os métodos de trabalho e o conhecimento do treinador, mas também o trato com o elenco. Nos treinos, Vanderlei Luxemburgo gosta de falar muito com o grupo, tanto em conversas coletivas, quanto individuais. É rara uma atividade na qual ele não faz esse tipo de papo.



Parte tática



O Palmeiras faz atualmente uma pré-temporada que vale pontos. Vanderlei Luxemburgo ainda está à procura do sistema que lhe proporcione distribuir seus melhores jogadores e extrair deles suas principais características. Um elenco ainda farto de opções, especialmente com o acréscimo de jovens como Gabriel Menino, Wesley e Gabriel Verón, carece mesmo de observação profunda e paciente.



Se os ajustes finos ainda estão sendo feitos, a essência da carreira de Luxa pode ser vista. O meio-campo sempre foi um setor fundamental de suas equipes. No Palmeiras, ele tenta recuar talentos como Ramires e Zé Rafael para apurar o início da construção, e oferece mais liberdade a Lucas Lima para permitir que ele reencontre a capacidade demonstrada há anos no Santos.



Depois de constatar que Veiga não tem boa leitura de movimentação saindo do lado para o centro – o que se chama de flutuação –, o treinador ainda não encontrou equilíbrio entre sufocar o adversário e recompor com eficiência. Normal, já que Verón e Wesley são jovens. Sufocar o adversário também é a principal ameaça ao novo posicionamento de Felipe Melo, agora zagueiro. Se o Palmeiras subir suas linhas, ele terá dificuldade em cobrir uma área maior na recuperação contra um atacante mais veloz.



Todas essas descobertas serão feitas em campo, e Luxa está correto ao não ter pressa.





Palmeiras, Verdão, 2020, Luxa



VEJA TAMBÉM
- Palmeiras enfrenta Del Valle visando liderança geral na Libertadores.
- Abel vai ampliar contrato até 2027? Entenda
- Palmeiras x Independiente Del Valle: Escalações, Arbitragem, Onde Assistir e Palpites





3123 visitas - Fonte: VerdaoWeb.com.br

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Rogerio Oliveira     

Ja vi esse filme antes um jogo bom e 3 ruins joga mau o primeiro tempo melhora no segundo que porra é essa um time sem confiança

Odorio Macedo     

Tá bem melhor ! E vai melhorar mais, tá certo em recuperar o Lucas Lima

Nao mudou nada ta o mesmo jeito

Cleuder Leite     

Não mudou nada, ops mudou sim!. Nao conseguiram contratar ninguém

O Palmeiras não esta muito bem... pode melhorar mais.... ja a torcida não melhora nunca, é a pior parte do Palmeiras... como tem cara chato!

Mudou a arrogância, se acha o tec mais top do mundo. Resumindo ? Não vai ganhar nada

Pedro Vicente     

Piorou e esse luxa burro esquerdopa, vai ficar aínda pior!

Clodomiro Canto     

Francisco Fonseca. E vai ficar muito pior se o Luxemburgo continuar insistindo com o morto LUCAS LIMA. Ai

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - Allianz Parque -
X
Palmeiras
Independiente Del Valle

Brasileiro

Dom - 16:00 - Arena Barueri
0 X 2
Palmeiras
Atletico Paranaense