Palmeiras é o clube que mais quebrou as sequências de títulos dos rivais na história do Paulista

25/2/2020 18:59

Palmeiras é o clube que mais quebrou as sequências de títulos dos rivais na história do Paulista

Em nove oportunidades, o alviverde evitou que a hegemonia de um rival fosse aumentada

Palmeiras é o clube que mais quebrou as sequências de títulos dos rivais na história do Paulista

O Campeonato Paulista de 2020 começou com um desafio para o Corinthians, atual tricampeão da competição: o de igualar o feito do Paulistano, única equipe que acumulou a conquista de quatro títulos seguidos do torneio, conseguido entre 1916 a 1919. Além disso, seria a primeira vez que isso aconteceria no profissionalismo, cuja primeira edição aconteceu em 1933.







LEIA TAMBÉM: Dudu sonha com Libertadores, mas mantém foco do Palmeiras no Paulistão



Em 1920, quem quebrou a hegemonia do recordista Paulistano foi o Palestra Itália (atual Palmeiras). Além de evitar penta - o que poderia até ser o hexacampeonato do clube dos Jardins, que ganharia a edição de 1921 -, o Palestra/Palmeiras venceu pela primeira vez o Campeonato Paulista e começou a tradição de derrubar a sequência de títulos das outras equipes no Estadual.



Contando com o fato que aconteceu há um século, o Palmeiras já quebrou a hegemonia de times com bicampeonato ou tricampeonato em nove oportunidades. O segundo colocado neste quesito é Corinthians, que fez isso sete vezes.



Confira as quebras de sequências de títulos







Nota da tabela - Em alguns anos foram organizados dois torneios por entidades diferentes, por isso que em 1928, por exemplo, há a quebra duas vezes. *Em 1935 e 1936, tivemos duas edições do torneio, uma organizada pela Liga Paulista de Futebol (LPF), que foram vencidas por Santos e Palestra Itália, respectivamente, e a segunda pela Associação Paulista de Esportes Atléticos (APEA), que teve a Portuguesa como a bicampeã. Em 1937 houve a unificação das Ligas. Para efeito do texto, o atual São Paulo Futebol Clube é o campeão de 1931.



O Palmeiras, além de conquistar seu primeiro título Estadual (1920) evitando o penta do Paulistano, o time também terminou com seus dois maiores períodos sem títulos no Estadual, acabando com sequência dos rivais.



Em 1993, o Palmeiras acabou com o jejum de 17 anos vencendo o Corinthians na decisão e também evitou que o São Paulo levasse o tricampeonato. Com a festa em 2008 - vitória contra a Ponte Preta e último Estadual vencido pelo clube -, que já era esperada desde 1996, o Palmeiras acabou com a chance do Santos levar um tricampeonato.







LEIA TAMBÉM: Com mudanças e concorrência alta, Luxemburgo ainda busca o meio de campo ideal no Palmeiras



Palmeiras, paulistão, títulos, quebra





VEJA TAMBÉM
- Palmeiras desembarca em Quito com elenco quase completo para partida decisiva.
- Luan elogia desempenho no Palmeiras e ignora "reformulação" no clube
- Romulo busca espaço no Palmeiras durante período de adaptação no clube.





6396 visitas - Fonte: Verdaoweb.com

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras