"Não modifica contratos já assinados", argumenta Globo sobre MP assinada por Bolsonaro; veja a nota

18/6/2020 18:43

"Não modifica contratos já assinados", argumenta Globo sobre MP assinada por Bolsonaro; veja a nota

A Globo se pronunciou sobre a mudança de lei que faz com que o clube mandante seja dono dos direitos de transmissão no Brasil. Sem dizer se exibirá ou não Bangu x Flamengo pelo Campeonato Carioca nesta quinta (18) à noite, a emissora afirmou que a MP não muda os contratos atuais e que tomará medidas legais caso haja alguma violação dos direitos adquiridos pela emissora.







LEIA TAMBÉM: Secretário analisa 'má interpretação' sobre aval para treinos e defende data do Governo de SP: “Não vejo razão para tamanha insatisfação”





"A Globo vem esclarecer que a nova legislação, ainda que seja aprovada pelo Congresso Nacional, não modifica contratos já assinados, que são negócios jurídicos perfeitos, protegidos pela Constituição Federal. Por essa razão, a nova Medida Provisória não afeta as competições cujos direitos já foram cedidos pelos clubes, seja para as temporadas atuais ou futuras", diz trecho do comunicado.



A emissora se refere, principalmente, aos direitos de transmissão adquiridos por ela dos campeonatos estaduais e do Campeonato Brasileiro, que duram até 2024 na maioria dos casos. A Globo, porém, não cita se vai exibir jogos do Carioca no fim de semana, inclusive o desta noite - que já tem liberação do Bangu para exibição.



"A Globo continuará a transmitir regularmente os jogos dos campeonatos que adquiriu, de acordo com os contratos celebrados, e está pronta para tomar medidas legais contra qualquer tentativa de violação de seus direitos adquiridos", conclui a posição da nota.



Vale ressaltar que o Flamengo não tem contrato para a exibição das partidas do Carioca com a emissora. Tanto que, o jogo seguinte do clube Rubro-Negro contra o Boavista, deverá ser transmitido pela Fla TV, canal oficial do clube nas redes sociais.



Na MP editada e publicada hoje em uma edição extra do Diário Oficial da União, a exibição da partida passa a ser de responsabilidade do mandante do evento, e não mais das duas entidades envolvidas.



No documento, mais exatamente no artigo 42, é dito que "pertence à entidade desportiva mandante o direito de arena sob o espetáculo desportivo, consistente na prerrogativa exclusiva de negociar, autorizar ou proibir a captação, fixação, a emissão ou transmissão, a retransmissão ou a reprodução dos direitos de imagem, por meio ou processo, do espetáculo desportivo".



Um evento só poderá ser negociado pelas duas equipes envolvidas, como acontece atualmente, quando o mando de campo não tiver dono. A MP também autoriza aos clubes a prepararem contratos de 30 dias para os jogadores durante a pandemia do novo coronavírus.







Veja a nota da emissora na íntegra:



"Sobre a Medida Provisória 984, que alterou a lei Pelé e determinou que os clubes mandantes dos jogos passem a ser os únicos titulares dos direitos de transmissão, a Globo vem esclarecer que a nova legislação, ainda que seja aprovada pelo Congresso Nacional, não modifica contratos já assinados, que são negócios jurídicos perfeitos, protegidos pela Constituição Federal. Por essa razão, a nova Medida Provisória não afeta as competições cujos direitos já foram cedidos pelos clubes, seja para as temporadas atuais ou futuras. A Globo continuará a transmitir regularmente os jogos dos campeonatos que adquiriu, de acordo com os contratos celebrados, e está pronta para tomar medidas legais contra qualquer tentativa de violação de seus direitos adquiridos."





Palmeiras, MP, Globo, Jogos, Transmissão, Bolsonaro, Futebol, Verdão







8844 visitas - Fonte: UOL Esporte

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Agora ficou pior para os times pequenos e melhor para Corinthians e Flamengo, agora eles sozinhos tem direitos a mais jogos e poderão vender por quanto acharem melhor, enquanto os times de menor torcida não terão essa força para negociar.

marcio lima     

Isso vai ser muito bom pra os clubes,esse negócio de globo ter exclusividade empobrece o futebol,a concorrência sempre é boa e a independência é um direito de todos,globo só mostra jogo do flamengo e Corinthians, agora os jogos do meu verdão ficará mais acessível a quem não pode ir aos estádios.

julio cesar     

O princípio do fim do monopólio nefasto da globolixo..... Boa capitão....

Rodrigo Anderson     

Esss Bolsonaro ja deu tem que sair urgentemente!!!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade

Brasileiro

Dom - 11:00 - Heriberto Hülse -
X
Criciuma
Palmeiras

Libertadores

Qua - 21:30 - Allianz Parque
2 X 1
Palmeiras
Independiente Del Valle