Leão diz que CBF foi precipitada com Dunga e critica demissão de Gareca

5/9/2014 12:54

Leão diz que CBF foi precipitada com Dunga e critica demissão de Gareca

"Nós estamos acompanhando no campeonato brasileiro que a substituição de técnicos continua de uma maneira doentia", afirma ex-goleiro da Seleção

Leão diz que CBF foi precipitada com Dunga e critica demissão de Gareca

Emerson Leão, no Maracanã, opinou sobre a chegada de Dunga à seleção (Foto: Daniel Cardoso)



Emerson Leão foi o goleiro que mais disputou Copas pela seleção brasileira (70-74-78-86) e teve passagens marcantes por Palmeiras, Grêmio, Corinthians e Vasco.



Desempregado, mas "sem planos para um futuro imediato", o treinador segue "rugindo" suas opiniões. Em entrevista exclusiva nos bastidores da gravação de mais um episódio da série Superclássicos, do Esporte Espetacular, ele falou sobre o retorno de Dunga à Seleção, analisou as sequelas que a goleada para a Alemanha deixou no futebol brasileiro, comentou a passagem do argentino Ricardo Gareca no comando do Palmeiras e criticou os dirigentes por não darem tempo aos técnicos exercerem seu trabalho com calma. (clique no vídeo e confira a entrevista)



Leão jogou 115 partidas - somando jogos oficiais e extra-oficiais - no gol da Seleção entre 1970 e 1986, e dirigiu a equipe em 11 jogos em 2000. Para ele, o retorno de Dunga à seleção foi precipitado. Ele também não acredita que a goleada de 7 a 1 para os alemães na Copa mudará muita coisa no futebol brasileiro.



- Nós não podemos falar hoje em nomes e nem no “Retorno do Dunga”. Eu acho que houve apenas, por necessidade talvez, uma precipitação. Porque o brasileiro está tonto ainda da goleada que sofreu e da eliminação da Copa. Sobre o futebol daqui, seria interessantíssimo que mudasse, não só em termos de Seleção, mas em termos de conceito.



Mas acho que não melhorou em nada, infelizmente. Nós estamos acompanhando no campeonato brasileiro que a substituição de técnicos continua de uma maneira doentia - reclamou.



GARECA E A CRISE NO PALMEIRAS



Nascido em Ribeirão Preto, Leão teve duas passagens pelo Palmeiras (1969-1978;1984-1986) nas quais acumulou 617 partidas defendendo o gol do Verdão, alcançando o posto de segundo jogador com mais presenças em campo com a camisa alviverde, feito só superado por Ademir da Guia, "O Divino", que atuou 901 vezes. É com esse passado que ele julga que a demissão de Ricardo Gareca foi feita sem dar tempo ao argentino de formar um time.



- Eu acho que ele veio, e ele relutou para vir. Se ele se dedicou para aceitar o convite do Palmeiras, acho que ele tinha que ter tempo. Só que ele veio num time que está em baixa, e você ter tempo num time que está em baixa é muito difícil.



Mas é o Palmeiras que está confuso, não era ele que estava confuso, ele tinha uma filosofia de trabalho e disse na televisão: “Eu jogo para ganhar e eu jogo atacando”, e o Palmeiras não tinha time só para atacar e só para ganhar.



Ele tinha que ter articulado de uma maneira diferente para tentar começar vencendo de um a zero, que era goleada, e depois pensar em abrir. - opinou o ex-goleiro





Emerson Leão, no Maracanã, falou sobre a situação atual do Palmeiras (Foto: Daniel Cardoso)



Para Leão, o ambiente conturbado no Palmeiras fez Gareca sofrer e acabou prejudicando seu trabalho.



- Ele foi vítima da incapacidade coletiva, e quando você tem que mudar coletivamente um time, você tem que ter muito mais tempo. Você vai trocar uma peça, duas peças no máximo.



Contrata dois jogadores ótimos e resolve o problema. Agora, quando você tem que fazer uma nova filosofia, você precisa de mais tempo - explicou.



TÉCNICOS ESTRANGEIROS NO BRASIL



Leão, todavia, não acha que um treinador estrangeiro não pode dar certo no Brasil. Para ele, a pressa por resultados imediatos é que atrapalha tudo.



- Alguns estrangeiros lá atrás fizeram sucesso e tiveram bom relacionamento. Mas os últimos não deram certo. Você vê o Gareca agora, sofreu; o Passarela, seu companheiro argentino, sofreu; e o uruguaio Fossati, lá no Internacional, também sofreu.



O dirigente brasileiro tem que se corrigir. Se você quer trazer um nome de fora, ele precisa de tempo para se adaptar. Resultado imediato não dá certo - finalizou.



VEJA TAMBÉM
- Palmeiras desembarca em Quito com elenco quase completo para partida decisiva.
- Luan elogia desempenho no Palmeiras e ignora "reformulação" no clube
- Romulo busca espaço no Palmeiras durante período de adaptação no clube.





20694 visitas - Fonte: Ge

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras